Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Feijão: conheça os principais tipos e saiba como usá-los

O alimento é nutritivo, saboroso e barato e faz parte da alimentação básica do brasileiro

• 18/09/2014 às 11:30 • Atualizada em 31/08/2022 às 7:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O feijão marca presença nos pratos dos brasileiros por ser nutritivo, saboroso e barato. O Guia Alimentar do ministério da Saúde prevê a ingestão diária do alimento, que é rico em fibras e minerais e ajuda na prevenção de doenças como câncer e anemia, além de contribuir com o controle do colesterol.
Além de grande consumidor, o Brasil também é um grande produtor: são três milhões de toneladas de feijão por ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os mais populares são o feijão carioquinha e o feijão, mas existem muitos outros tipos menos usados. Conheça os principais:
Carioca
Também conhecido como carioquinha, esse tipo de feijão é o mais consumido no Brasil - corresponde a 85% das vendas. É ele quem forma a famosa dupla 'feijão e arroz' e vai bem com carnes e saladas.
Feijão preto
É mais popular no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, mas é famoso em todo o Brasil por ser o mais tradicional ingrediente da feijoada. O feijão preto também é muito utilizado pela culiunária mexicana.
Feijão branco
Não é muito popular no Brasil e há poucas plantações desse grão, que, segundo o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), é mais apreciado em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O alimento tem caldo ralo e casca fina e é servido em dobradinha, saladas, sopas e ensopados.
Feijão fradinho
Não é muito consumido no restante do Brasil, mas faz sucesso na Bahia. Ele é utilizado no preparo do acarajé e também combina com peixes e saladas.
Feijão-de-corda
É uma variação do feijão fradinho, muito comum na região Nordeste e em Minas Gerais. O grão não produz muito caldo e geralmente é consumido como aperitivo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia