Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Imposto de Renda 2017: falta um mês para fim do prazo de entrega

Um quinto dos contribuintes já acertou as contas com a Receita Federal

Redação iBahia • 29/03/2017 às 16:24 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A um mês do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2017, que será em 28 de abril, um quinto dos contribuintes já acertou suas contas com a Receita Federal. Segundo o último balanço divulgado, foram entregues 5,978 milhões de declarações das 28,3 milhões que são esperadas pela Receita, ou 21,12% do total.

Quem ainda não começou sua declaração, pode conferir o passo a passo de como preencher a declaração do Imposto de Renda 2017. A tabela do IR 2017 não teve correção e as deduções caíram ou ficaram congeladas este ano. Confira aqui as regras para a declaração do Imposto de Renda 2017.

Mesmo quem recebe rendimentos isentos de pagamento de Imposto de Renda deve ficar atento. Alguns deles precisam ser incluídos na declaração, ainda que não seja necessário pagar imposto. Veja abaixo sugestões do nosso consultor da EY (antiga Ernst&Young) sobre como declarar esse tipo de rendimento.

Algumas questões têm sido frequentes nas dúvidas enviadas pelos leitores. Em um ano de crise na economia, aumentou o número de trabalhadores demitidos, que precisam declarar valores recebidos como indenizações trabalhistas. Confira aqui como declarar dinheiro de rescisão contratual. Ao mesmo tempo, servidores estaduais, especialmente no Rio de Janeiro, vêm enfrentando atrasos no pagamento dos salários e uma parcela significativa de servidores públicos ficou sem remuneração e benefícios, como o 13º salário. Veja quais as sugestões dos especialistas para a declaração do Imposto de Renda neste caso.

Quem acumulou dívidas também deve prestar atenção. Há casos em que é preciso incluir esses valores na declaração. A desistência da compra de imóveis, o chamado distrato, também disparou por causa da recessão. Da mesma forma que, na declaração de Imposto de Renda, o contribuinte precisa indicar a aquisição de um imóvel, ele é obrigado a informar caso desista da compra. Veja aqui como o distrato deve ser informado na declaração do Imposto de Renda.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil