Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Jornalista Murilo Melo lança livro de crônicas de relacionamentos

'Sentir é pesado demais pra eu carregar sozinho' reúne crônicas urbanas de autoficção com humor neurótico e irônico

• 15/12/2015 às 15:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 10:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Dia desses, o escritor soteropolitano Murilo Melo, 24 anos, escreveu para seu público fiel que o segue no Twitter e Facebook: “O que dói mesmo é esse silêncio. Esse finalzinho de tarde em que eu te contava tudo do meu dia pra poder bater ponto na minha existência”.Como sempre, o desabafo tristonho foi compartilhado dezenas de vezes. Uma turma se identificou com aquela angústia e palavras de solidariedade dos leitores - a maioria jovem mais ou menos da mesma idade do autor - foram escritas no Tumblr que ele mantém há três anos e que recebe cerca de setenta mil acessos mensais.Trata-se de uma conquista e tanto para um jornalista que, há ao menos oito anos, decidiu escrever sobre relacionamentos de forma aberta, sem barreiras e sem censura, com linguagem coloquial e detalhes profundos. Murilo reconhece que tem predileção por escrever sobre si mesmo. E que a exposição faz com que os amigos e até desconhecidos passem a conhecê-lo inteiramente.
“Escrevo por impulso. Para vomitar o que estou vivendo, sentindo e pensando. Alguma dor, alguma alegria, algum medo, alguma raiva. Tudo de forma honesta, franca e sincera. Nunca consegui ser enigmático, discreto, pra dentro. E por ser assim, eu amadureço com o texto. Ele serve como uma espécie de análise e nunca é feito para agradar a alguém. Aí me liberto dos meus traumas, das minhas crises e dos meus cansaços. Talvez por isso as pessoas se identifiquem tanto”, diz.No sábado, 19, as crônicas de relacionamento do escritor serão lançadas no livro Sentir é pesado demais pra eu carregar sozinho (Editora Multifoco, R$35), obra de estreia dele na literatura. O coquetel acontece no espaço vip do Restaurante 33, localizado na área Gourmet do L1, no Salvador Shopping. O evento é aberto ao público e a obra será vendida no local.
Com linguagem contemporânea, a publicação reúne textos com humor neurótico, ácido, irônico, ferino e debochado, em meio a situações passionais - entre a melancolia da solidão e a doçura do recomeço -, numa época em que as relações são permeadas por aplicativos e redes sociais. A cada página da obra, são registradas inseguranças, dúvidas e incertezas de um jovem adulto que parece não entender muito bem como funciona o amor. Suas experiências são encarnadas em ciclos profundos de começos, meios e fins.Embora emocionalmente sejam fortes, os textos de Sentir é pesado demais pra eu carregar sozinho são leves e cheios de detalhes. Narrados em primeira pessoa, com sinceridades extremas, são capazes de fazer refletir e até incomodar de tão lúcidos. “Quando escrevo um texto, eu bato 99% mais em mim do que em qualquer pessoa em que ele é direcionado, porque aí também é um jeito de me salvar, de me conhecer, de apontar minhas aflições e me fazer melhorar como ser humano. Aprendi a me sacanear para não morrer nas minhas angústias”, conta o escritor.Para muitos, Murilo Melo serve como bom exemplo da nova geração de talentos surgida e talhada a partir de uma realidade digital inevitável. Quem acompanha seu trabalho na internet percebe de cara a simpatia que ele provoca nos internautas sensitivos, como costuma defini-los. “É a Tati Bernardi com calça e um Caio Fernando Abreu uns vinte anos mais novo e mais digitalizado”, compara a amiga Bia Camero, que assina o prefácio da obra.
Sentir é pesado demais pra eu carregar sozinho será vendido, após o lançamento, nas livrarias Cultura, Travessa, e no site da Editora Multifoco.ServiçoLocal: Espaço vip do Restaurante 33, localizado na área Gourmet do L1, no Salvador ShoppingData: 19 de dezembro, às 14hValor: O livro custa R$ 35. Entrada gratuita no lançamento.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura