Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Liderança sustentável é altruísta e sistêmica, defende Ricardo Voltolini

• 03/07/2015 às 18:05 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

voltolini-ecod.jpg
Ricardo Voltolini destacou os principais pontos que caracterizam as lideranças sustentáveis
Foto: Murilo Gitel/EcoD

Ao invés da "lógica egoísta" é a "lógica altruísta" que está por trás do verdadeiro conceito de sustentabilidade. A opinião é do jornalista, consultor e criador da iniciativa Ideia Sustentável Ricardo Voltolini, que participou nesta sexta-feira, 3 de julho, do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), realizado pelo Sebrae em Cuiabá.

Voltolini, que ministrou a palestra Liderança: Atitudes que conduzem à sustentabilidade, destacou que a expressão "sustentabilidade" está cada vez mais banalizada e distorcida, a exemplo da visão que o físico Fritjof Capra já havia explanado no dia anterior do Ciclos. Ele relembrou a definição de Gro Brundtland para o tema (cunhada na década de 1980), segundo a qual a produção e o consumo precisam ser pensados de forma a não comprometer as gerações futuras.

"Como diria o Peter Sange, a bolha do extrair-produzir-descartar está estourando. Há hoje um embate entre a visão sistêmica e a visão cartesiana", observou o especialista, que ressaltou ainda que não dá para falar de sustentabilidade sem falar de ética". Para Voltolini, "não há como falar em liderança sustentável sem considerar o altruísmo e o pensamento sistêmico".

Ao abordar o tema liderança nas organizações, o consultor listou seis atributos essenciais de um líder sustentável:

1)Acredita de verdade nos valores do conceito de sustentabilidade: ética, transparência, cuidado com o meio ambiente, diversidade, respeito ao outro; 2) Tem coragem para às vezes tomar decisões que vão contra a maré, são resilientes (difíceis de se abater em meio a dificuldades); 3) É ótimo em construir sinergias; 4)Transforma desafios em sustentabilidade e inova; 5) Forma novos líderes e cria cultura; 6)Visão sistêmica e noção de interdependência.

"Dessas características mais comuns, a que eu considero a mais importante é a paixão, porque um líder apaixonado luta por ele e consegue transformar a organização. Contudo, esse tipo de liderança ainda é minoria nas empresas", ponderou Voltolini.

Perceber o essencial
O consultor em sustentabilidade relatou também a experiência com o movimento Plataforma de Liderança Sustentável, que disponibiliza uma série de vídeos com presidentes de organizações que têm feito a diferença nesse sentido, além de demonstrar cases de sucesso de pequenas e médias empresas.

Voltolini concluiu com uma frase de Guilherme Leal, presidente da Natura: "O líder desses tempos deve ter a sensibilidade de perceber o essencial. Isso significa liderar com valores."

O Congresso Ciclos termina nesta sexta-feira (3), na capital do Mato Grosso.

O repórter viajou a convite do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade