Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Loja em Belo Horizonte recebe a certificação Leed Retail

Redação iBahia • 31/05/2016 às 11:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

lojaleedfachada-ecod.jpg

O prédio da Nova Loja Tetum, sediado em Belo Horizonte, alcançou nos últimos meses o nível "Certified" da Certificação Leed Retail. O projeto arquitetônico seguiu uma série de requisitos de sustentabilidade estabelecidos pelo selo, segundo informações do portal Sustentarqui.

No cuidado para minimizar os impactos da poluição na obra, várias ações foram inseridas, tais como: a varrição umidificada, lavagem das rodas, limpeza de calçadas, controle da erosão do solo, proibição do fumo, caçambas cobertas, etc. Foram preservadas 3 árvores originais do terreno: duas sibipirunas e um ipê-amarelo.

Com o objetivo de incentivar o uso de transportes alternativos, a edificação fornece bicicletário seguro para os visitantes e funcionários, disponibilizando mapas cicloviários e das linhas de ônibus que passam próximos à loja.

Aproximadamente 90% dos resíduos gerados foram destinados de forma correta e enviados para a reciclagem ou reutilização

No âmbito da eficiência energética foram utilizadas estratégias de bioclimatismo, como o pé direito duplo com venezianas que propiciam ventilação noturna e grandes panos de vidro, na fachada sul, permitem ventilação e luz natural, evitando o uso de ar condicionado e reduzindo o consumo de energia. Os vidros receberam películas especiais de proteção solar, que filtram os raios UV sem bloquear a luminosidade diminuindo, assim, a entrada de calor no ambiente. Foram utilizadas lâmpadas econômicas, LED e fluorescentes e foi implantado sistema de automação da iluminação, que contribui para a economia de energia elétrica.

Economia de água
A edificação conseguiu economizar mais de 40% do consumo de água. Foi instalado sistema de aproveitamento da água da chuva, destinada à irrigação, com uma caixa de armazenamento de 24 mil litros. Nas torneiras dos banheiros foram instalados sensores de acionamento e arejadores minimizando o consumo de água para 1,8 litros por minuto. Os vasos são equipados com válvulas de duplo acionamento e o mictório utiliza sistema de limpeza a seco, sem a utilização da água.

lojainterna-ecod.jpgNa categoria materiais, a edificação conseguiu desempenho exemplar pela compra de mais de 30% de materiais regionais e mais de 20% dos materiais escolhidos tinham conteúdo reciclado pós e pré-consumo em sua composição. Na fachada foram instalados dois grandes painéis corrediços de treliças de bambu, material rapidamente renovável, que contribui para reduzir o uso de matérias-primas de longo ciclo de plantio. A madeira utilizada na edificação é certificada e proveniente de áreas de manejo sustentável.

Durante a obra, aproximadamente 90% dos resíduos gerados foram destinados de forma correta e enviados para a reciclagem ou reutilização.

Alto desempenho
Por meio de um rigoroso controle de entrada de produtos, como tintas, selantes, vernizes, colas e adesivos com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (COV), propiciou-se melhoria na qualidade ambiental do ar.

O projeto alcançou o alto desempenho, pois incorporou elementos de sustentabilidade desde o começo e todas as partes envolvidas estiveram unidas a favor da mesma causa: a certificação

O projeto arquitetônico da Nova Loja Tetum foi assinado pelo escritório Eduarda Corrêa Arquitetura & Interiores, teve a consultoria da arquiteta especialista em construção sustentável e Leed AP Ana Lucia Chagas Barbosa Santos, da empresa de comissionamento Comis. Contou ainda com a consultoria em sustentabilidade da empresa EcoConstruct Brazil (Membro do GBC Brasil) e seguiu uma série de requisitos de sustentabilidade estabelecidos pela certificação Leed.

A certificação internacional Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta voluntária que quantifica parâmetros e o desempenho na adoção de práticas de construção sustentável na edificação, trazendo alguns benefícios, como: menor consumo de energia e água, gestão correta dos resíduos, melhora na qualidade do ar e conforto térmico, aumento do valor patrimonial, dentre outros.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade