Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Missão#3: Projeto Imagina na Copa apresenta importância das sacolas verdes

A ação para conscientizar as pessoas a separar os resíduos, colocar os recicláveis em uma sacola verde e fazê-la chegar a cooperativas e catadores foi realizada durante toda a Semana Mundial do Meio Ambiente e será finalizada em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte no dia 8 de junho.

• 07/06/2013 às 17:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

sacolas-verdes.jpg
A missão foi criada em Raposos, municípios de Belo Horizonte
Foto: Divulgação

O projeto Imagina na Copa, que teve o ponta pé inicial através do site de financiamento Catarse, já realiza atividades presenciais nas 12 cidades-sede da Copa 2014, a fim de mostrar aos cidadãos alguns temas que precisam de mudança. A bola da vez, nomeada como Missão #3, é: Sacolas Verdes.

A população deixa de separar o material alegando que a administração não vai coletar e, muitas vezes, a administração não coleta alegando que a população não separa”
Glauco Gonçalves Dias, co-idealizador da missão

A ação para conscientizar as pessoas a separar os resíduos, colocar os recicláveis em uma sacola verde e fazê-la chegar a cooperativas e catadores se desenrolou durante toda a Semana Mundial do Meio Ambiente e será finalizada em São Paulo - no Parque Água Branca, zona oeste da cidade, durante a Virada Sustentável; em Salvador, com a Oficina Imagina, Salvador, no bairro do Rio Vermelho, das 9h às 18h, em 8 de junho; e em Belo Horizonte, no centro da cidade de Raposos, onde a Missão #3 foi criada, um grupo irá se reunir também no dia 8 de junho, às 10h.

Os organizadores afirmam que a escolha das sacolas verdes é uma forma de protesto em favor da coleta seletiva nas cidades, mostrando que a população está fazendo sua parte e se importa com o tema, além de ser também uma forma de comunicação direta com os catadores, que saberão que naquela sacola todo material é reciclável.

"A dificuldade da coleta seletiva passa por uma dificuldade de comunicação. A população deixa de separar o material alegando que a administração não vai coletar e, muitas vezes, a administração não coleta alegando que a população não separa. E nessa questão, um dos principais agentes é esquecido, que é o catador", explica Glauco Gonçalves Dias, co-idealizador da missão.

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o país perde em torno de R$ 8 bilhões anualmente por deixar de reciclar os resíduos que são encaminhados aos aterros ou lixões. O relatório Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Urbanos, lançado pelo órgão em 2012, afirma que a coleta seletiva no Brasil ainda é insuficiente e está concentrada nas regiões Sul e Sudeste.

Assista ao vídeo da Missão #3:

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade