Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Protegido: saiba 8 dicas para casos de roubo ou perda do celular

E possível tomar uma série de atitudes para tentar recuperar o seu smartphone ou, pelo menos, proteger seus dados

• 04/10/2015 às 11:21 • Atualizada em 27/08/2022 às 18:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Indispensáveis no nosso cotidiano, os smartphones tornaram-se os melhores amigos do homem e perdê-los pode render muitos problemas. No entanto, é possível tomar uma série de atitudes para tentar recuperar o seu smartphone ou, pelo menos, proteger seus dados. Confira as dicas divulgadas pela TechTudo:
1. Ative o serviços de localização e rastreamento do telefone Todos os três maiores sistemas operacionais de smartphones no Brasil contam, atualmente, com serviços que ajudam o usuário a localizar o seu telefone em caso de perda ou roubo. No entanto, nem todo usuário tem a precaução de ativar e configurar o serviço logo após a compra do aparelho. No iPhone, por exemplo, basta configurar o iCloud e ativar a captura de localização para que seja possível rastrear o celular em caso de roubo. Já no caso do Android, o Google apresenta uma ferramenta oficial batizada de Gerenciador de dispositivos Android, que também é muito simples de usar. Já se você tiver um Windows Phone, é possível usar o recurso nativo do sistema. 2. Nunca desligue o 3G ou Wi-Fi Diversos usuários têm o costume de desligar o 3G para economizar a bateria ou o pacote de dados, mas isso pode complicar a localização do celular em caso de roubo. Por lidarem com a nuvem, os serviços de localização do Google, Microsoft e Apple precisam que o aparelho esteja online para atualizar a localização ou para bloqueá-los. Portanto, se você vai visitar um local onde o risco de ser roubado é maior, deixe o telefone com a conexão à Internet ligada. 3. Configure uma senha forte no seu telefone A quantidade de informações pessoais nos telefones são cada vez maiores e deixá-las desprotegidas pode representar um risco muito grande. Por isso, é recomendável que você configure uma senha no seu aparelho Android, iPhone (Touch ID) ou Windows Phone. Lembre-se de escolher uma chave de segurança mais complexa e que não seja tão evidente, como 12345 ou o nome da cidade onde você vive, por exemplo.
4. Anote o número de IMEI do aparelhoCada aparelho vendido no mundo tem um número único que funciona como uma espécie de identificação do dispositivo nas redes de celulares. Trata-se do IMEI, que pode ser um grande aliado em caso de roubos. Ao comprar um celular, anote a sequência do seu telefone em um caderno ou bloco de notas, para que você possa pedir o bloqueio do dispositivo à sua operadora, dificultando a vida do ladrão.Saiba como descobrir o número de IMEI:1 - Abra o discador de número do telefone (usado para discar um número para ligação)2 - Digite o seguinte código no teclado: *#06#3 - O código, o número do IMEI será apresentado automaticamente na tela5. Ative o backup de fotos na nuvemPara diminuir os prejuízos em caso de roubo ou perda, uma ótima solução é realizar um backup na nuvem. As opções não faltam: há programas nativos dos sistemas, como o OneDrive, iCloud e Google Drive, e também aplicativos com a mesma função, como o CloudBox, Dropbox e outros.Os serviços de upload de fotos para a nuvem têm ajudado muitos usuários a recuperar os seus aparelhos. Não são raros os casos em que assaltantes e receptadores de telefones roubados têm fotos suas postadas na nuvem da vítima, que pode entregar as imagens à polícia para ajudar nas investigações.6. Baixe aplicativos de segurançaNas lojas de aplicativos de celulares também é possível encontrar diversos apps que ajudam na proteção de dados e na identificação de pessoas que tentaram acessá-los. O Locx: App Lock e o Andrognito 2 Hide Files, por exemplo, são ótimos para esconder programas e fotos no Android. O mesmo ocorre com o Private Photo e o App Locker no Windows Phone. No iOS, há o Secret Apps.Donos de smartphones Android podem contar também com outras opções interessantes. O PeeperPeerer é um app que tira foto do bisbilhoteiro que tenta abrir aplicativos confidenciais do seu telefone. Já o Alarme AntiFurto Pega Ladrao promete facilitar a vida de quem não quer ser furtado em um momento de distração.
7. Faça um seguroSe você comprou o seu aparelho há menos de um ano, uma boa opção pode ser fazer o seguro do smartphone. Com ele, você fica protegido contra roubos e furtos qualificados, podendo receber o valor pago pelo aparelho em caso de sinistro. A contratação do seguro pode ser feita diretamente com a empresa ou através de operadoras. 8. Faça um Boletim de Ocorrência em caso de rouboSe você foi roubado, é muito importante registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. O documento, além de ajudar as autoridades a mapear crimes, é a prova legal para você comprovar o ocorrido às seguradoras. Há até alguns estados brasileiros que oferecem um sistema de B.O. online, facilitando o processo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias