Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Saiba como se prevenir de alergias

Atualmente quase 40% da população em países industrializados sofrem de algum tipo de alergia

Redação iBahia • 09/07/2017 às 14:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Atualmente quase 40% da população em países industrializados sofrem de algum tipo de alergia, segundo a Organização Mundial da Saúde. Geralmente os pacientes apresentam sintomas inespecíficos, como por exemplo, problemas gastrointestinais ou complicações respiratórias.

De acordo com o Dr. Antônio Carlos Biel, especialista em alergia e imunologia, além de médico parceiro do laboratório Euroimmun, para amenizar as alergias o primeiro passo é reconhecer quais são os fatores desencadeantes e evitá-los. “Na rinite e na sinusite os desencadeantes estão no meio ambiente. Um local higienizado, arejado e com o mínimo de acúmulo de poeira ajuda, e muito, no tratamento das patologias”, conta.

Em relação aos alimentos, o especialista alerta para alguns que são comuns causarem reações. “São os chamados ‘six foods’, que são leite, clara de ovo, peixe, trigo, soja e amendoim”. Porém, para saber exatamente as causas, o indivíduo precisa procurar um médico e solicitar exames para um diagnóstico preciso. “Testes multiparâmetros para diferentes tipos de alergias são analisados simultaneamente e produzem resultado diagnóstico rápido e compreensivo. Assim, a substância que provoca a reação alérgica no indivíduo pode ser identificada na etapa inicial para que o tratamento comece”, diz Gustavo Janaudis, CEO da filial brasileira do Euroimmun.

Todas as alergias, sejam respiratórias, dermatológicas, alimentares ou medicamentosas, podem ser melhoradas. O Dr. Biel salienta que não existe cura em alergia, mas que é possível controlar (tolerância imunológica). “A palavra em alergologia chama-se prevenção! Se evitarmos os alérgenos desencadeantes estamos caminhando muito para o controle dos sintomas. E se aliarmos as terapêuticas de ponta como imunoterapia e indução de tolerância imunológica, teremos com certeza um sucesso ainda maior no tratamento dos nossos pacientes” finaliza.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde