Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Seis dicas para fazer um arroz perfeito

Deixar os grãos soltinhos não é tão difícil quanto parece

• 24/08/2014 às 16:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 18:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O arroz faz parte do dia a dia dos brasileiros, mas nem todo mundo sabe preparar esse acompanhamento tão tradicional. Fazer arroz não uma das tarefas mais simples para quem cozinha, mas também não é difícil. Confira algumas dicas para fazer um arroz soltinho e saboroso:
A hora da compra
Existe uma grande variedade de arroz e a quantidade de amido e tamanho dos grãos varia de acordo com a marca. Dê preferência aos grãos longos, pois ele tem um melhor resultado depois de cozido. Mas é preciso observar outras coisas na hora da compra do arroz. A primeira é a integridade dos grãos, que devem estar inteiros. Os quebradiços vão quebrar durante o cozimento, o que aumenta o risco do prato ficarm empapado. A cor também é importante. O ideal é que o arroz cru tenha um tom perolado.
A proporção ideal
Anote aí: são duas porções de água para cada porção de arroz (ou seja, se você usar uma xícara de arroz, deverá usar duas xícaras de água).
A panela certa
Depois de cozido, o arroz terá ganhado 50 a 60% de volume. Por isso, é importante escolher uma panela que comporte esse crescimento. Dê preferência às panelas de fundo grosso, que seguram mais o calor.
Refogar é importante
O refogado lubrifica e sela os grãos, garantindo que eles fiquem soltinhos. A proporção de óleo deve ser de 5 a 10% da quantidade de arroz. Para não ficar pesado, os temperos, como alho e cebola, devem ficar bem dourados antes que o arroz seja acrescentado.
Não mexa
É importante não mexer o arroz durante o cozimento. Isso pode machucar os grãos e causar o efeito empapado. A hora certa de desligar o fogo é quando ainda restar um pouco de água na panela.
Agora mexa
Quando o arroz estiver quase seco, mexa para que ele se solte. Quando o fogo já estiver desligado, adicione uma colher de sopa de manteiga ou azeite e deixe que ele termine de secar sozinho.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia