Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

TEDxParquedasNaçõesWomen aborda igualdade de gênero em Brasília

• 29/05/2015 às 10:40 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

ted-woman-ecod.jpg
Sob o tema “Momentum”, a proposta do TEDxParquedasNaçõesWomen é expor formas de acelerar o passo para alcançar um planeta 50:50
Arte: ONU Mulheres

Um TEDx totalmente voltado para a temática de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres será realizado em Brasília nesta sexta-feira, 29 de maio, a partir das 14h, no auditório Le Corbusier da Embaixada da França. Assista às palestras aqui.

Sob o tema Momentum, a proposta do TEDxParquedasNaçõesWomen é expor formas de acelerar o passo para alcançar um planeta 50:50 — onde todos os seres humanos usufruam de seus direitos e liberdades em todas as dimensões de gênero, da raça e da etnia.

As palestrantes do TEDxParqueDasNaçõesWomen vão expor ideias inspiradoras que têm o potencial de gerar momentum para a transformação do modo como pensamos, vivemos e trabalhamos. A proposta do evento é espalhar a ideia de que é hora de mudar, de construir a base e de ganhar velocidade para a igualdade de gênero.

Além das seis palestrantes, o evento fará uma transmissão inédita de uma sessão do TEDWomen, que estará ocorrendo simultaneamente na Califórnia

Palestrantes
Entre elas está Priscila Kosaka, uma cientista brasiliense que trabalha no Instituto de Microeletrônica de Madrid. Ela desenvolveu um método para detectar câncer utilizando um nano-sensor nas amostras de sangue do paciente, uma maneira menos invasiva que permite detectá-lo antes de qualquer sintoma inicial e sem a necessidade de uma biópsia.

Ainda na área de ciência e saúde, a parteira Naoli Vinaver compartilhará seu conhecimento e experiência sobre parto natural e humanizado, e a médica Nilcéa Freire trará à tona o grave problema do aborto ilegal no Brasil.

Além delas, o TEDxParqueDasNaçõesWomen ouvirá Isabela da Cruz, que contará ao público um pouco de sua experiência como uma jovem mulher Quilombola e o modo como seu povo tem lutado pelos seus direitos e pela preservação de sua história e identidade.

Já a professora Débora Diniz falará sobre a cadeia de papel e sobre como encontrou uma maneira de se conectar com meninas malfeitoras dessas unidades socioeducativas através da literatura. Além delas, o evento trará a “JoutJout, Prazer”, que falará sobre como ela tem usado seu canal do Youtube para falar diretamente com as mulheres e sobre o potencial que as redes sociais têm de capacitar as mulheres e transformar o modo de pensar das pessoas.

Além das seis palestrantes, o TEDxParqueDasNaçõesWomen fará uma transmissão inédita de uma sessão do TEDWomen, que estará ocorrendo simultaneamente na Califórnia com palestrantes de todo o mundo, que incluem Elizabeth Nyamayaro, a idealizadora da bem-sucedida campanha #ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres; Roxane Gay, autora do livro “Bad feminist” e o poeta Lerato Mokobe.

Declaração e Plataforma de Ação de Pequim
O TEDxParqueDasNaçõesWomen acontece no momento em que as Nações Unidas celebram e revisam os progressos dos últimos 20 anos para alcançar a paridade de gênero, desde a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim de 1995.

Ao passo que as Nações Unidas se preparam para a reunião que definirá a agenda de desenvolvimento pós-2015, mulheres líderes de todo o mundo pedem que o objetivo da igualdade de gênero esteja transversalmente presente em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis para eliminar, o mais rápido possível, a grande desigualdade que ainda afeta mulheres e meninas do mundo, alcançando um planeta 50-50.

Assista à transmissão on-line pelo site http://tedxparquedasnacoeswomen.com.br/ a partir das 13h45m desta sexta-feira.

Organizado independentemente e sob liderança do TED, o TEDxParquedasNaçõesWomen conta com o apoio da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, da Heads Propaganda e da Embaixada da França, que tornaram possível a realização do evento.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade