Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Veja dicas de como economizar para passar o verão sem aperto

Ainda dá tempo de criar uma reserva financeira estratégica para os gastos de final e início de ano

Redação iBahia • 21/10/2017 às 23:01 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Para quem quer curtir o verão sem "aperto", economizar nos gastos diários até dezembro é essencial. O especialista em finanças e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, listou quatro dicas para aqueles que querem passar a estação mais quente do ano com o orçamento equilibrado. Confira:

- Avalie no que pode economizar: Faça um diagnóstico financeiro por um mês para identificar de que forma gasta seu dinheiro. Após esse período, verá quais despesas podem ser reduzidas ou completamente eliminadas para criar uma reserva financeira para o final do ano e início de 2018.

Para analisar os gastos, você precisa anotar todo tipo de despesa, incluindo os cafezinhos. Planilhas eletrônicas, aplicativos de celular e até o bom velho caderninho ajudam muito nessa hora.

- Reveja as despesas fixas: Aproveite o final do ano para avaliar se seus gastos fixos são realmente necessários. Pacotes de TV a cabo, internet e plano para celular devem ser revistos, pois com o tempo as empresas passam a sugerir pacotes melhores e mais baratos.

Vale também adotar atitudes conscientes em casa para diminuir o valor da conta de luz e de água.

- Faça um planejamento: Para aproveitar o verão você pretende viajar ou frequentar festas? Se sim, comece a se programar desde já. Faça um orçamento de quanto vai gastar nas atividades desejadas e a partir disso comece a reservar uma quantia de dinheiro mensal até lá.

Caso o passeio desejado seja mais caro que a sua situação financeira permite, tente programar algo mais barato e/ou montar uma programação de passeios na própria cidade.

- Invista em curto prazo: Vale aplicar dinheiro em uma caderneta de poupança, pois essa opção de investimento não exige pagamento de taxas para retirar o valor no período desejado, como acontece em outros investimentos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia