E. C. Vitória

Vitória encara o Vasco e tenta vencer a primeira no Brasileirão

Duelo acontece às 16h, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro

Fernanda Varela, do Correio 24 horas

Hoje o dia precisa ser de festa para o Vitória, afinal, o Leão completa 119 anos. E, se tem um jogo bom para o time dar um presentão para o torcedor, e finalmente vencer o primeiro jogo no Campeonato Brasileiro, é hoje. Às 16h, o Leão entra em campo para encarar o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Não é que encarar o time cruz-maltino seja tarefa simples, mas há um fator que pode favorecer o rubro-negro. Se considerarmos toda a temporada de 2018, os cariocas têm a defesa mais vazada do futebol brasileiro, considerando os vinte clubes que estão na primeira divisão. Ao todo, foram 43 gols. 

Seria uma informação animadora, se o Vitória não fosse dono da segunda pior defesa, com 36 gols sofridos.

Quando o recorte é apenas o Brasileirão, o Leão se complica. O time comandado por técnico Vagner Mancini tem a pior defesa da competição, ao lado do Paraná. Ambos sofreram oito gols em apenas quatro jogos - média de dois por partida. É muito alto. Nesse aspecto, os vascaínos levam a melhor: sofreram três gols em três partidas.

Atualmente, o Vitória ocupa a vice-lanterna da competição, com apenas um ponto. Tem campanha igual à do lanterna Paraná, mas leva a melhor no saldo de gols - embora ambos tenham sofrido oito, o Leão fez cinco, contra apenas dois do tricolor. 

Se a defesa é motivo de preocupação para Vitória e Vasco, o ataque já traz uma boa dose de tranquilidade. Embora ainda não tenha vencido no Brasileirão, o Leão fez gol em todas as partidas que disputou. São cinco bolas na rede, contra sete do Vasco.

Há ainda mais um desafio para o Vitória no jogo. O Vasco ainda não perdeu em casa nesse Brasileirão. O time fez dois jogos e venceu ambos. Nada que o Leão não possa superar hoje.

O zagueiro Aderllan, que sentiu o tornozelo, desfalca a equipe. Além dele, Bryan, Juninho, Rodrigo Andrade, Belusso e Todinho seguem sem condições de atuar.

Vai ter festa

Para celebrar o aniversário do clube, o Vitória vai entrar em campo com seu novo uniforme rubro-negro. O lançamento completo do enxoval que será utilizado na temporada acontecerá em um evento exclusivo para sócios, em um cinema de Salvador. Haverá transmissão da partida no local. A ideia é que o clube transmita pelo menos um jogo por mês nos cinemas. 

Quem não é sócio, não precisa ficar chateado. No dia 20, próximo jogo do Leão em Salvador, contra o Ceará, o clube fará uma festa no estacionamento do Barradão.

Prováveis escalações:

Vasco: Martín Silva, Rafael Galhardo, Breno, Werley e Henrique; Desábato, Bruno Silva, Yago Pikachu, Wagner e Caio Monteiro; Andrés Rios.

Vitória: Caíque, Jeferson, Kanu, Ramon e Pedro Botelho; Willian Farias e Uillian Correia;Yago, Rhayner e Neilton; Denilson.