Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > bora ali?
Whatsapp Whatsapp
Especial Publicitário

Bahia, meu destino: veja roteiros e áreas turísticas do estado

Sonho de consumo de gente de todo o mundo, a Bahia é pura riqueza traduzida em cultura, gastronomia, musicalidade, natureza, alegria e hospitalidade.

Especial Publicitário • 07/07/2023 às 16:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bahia, meu destino: veja roteiros e áreas turísticas do estado
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Sonho de consumo de gente de todo o mundo, a Bahia é pura riqueza traduzida em cultura, gastronomia, musicalidade, natureza, alegria e hospitalidade. São 13 zonas turísticas e 118 cidades que colecionam atrativos para todos os gostos e muitas experiências a oferecer.

A partir da capital, principal portão de entrada dos visitantes, há um mundo de possibilidades para viver a Bahia. Em Salvador, as praias convidam para um banho de mar em águas mornas e claras. O segmento de sol e praia é o mais procurado na Bahia e Salvador também pode ser o ponto de partida para passeios pela Baía de Todos-os-Santos, incluindo as ilhas de Itaparica e dos Frades. Nos roteiros náuticos é possível ainda degustar pratos da gastronomia baiana e conhecer o artesanato e as manifestações populares. A região está dotada de equipamentos náuticos de padrão internacional, implantados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

Leia mais:

Parada obrigatória para os visitantes, o Centro Histórico de Salvador é um espelho da vida do povo baiano e concentra meios de hospedagem do roteiro de charme, além de restaurantes de comidas típicas. Conta a história da cidade, da Bahia e do Brasil a partir de museus, igrejas, ruas de pedra e do casario colonial, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio mundial. A cultura e musicalidade são pulsantes. O Pelourinho é a casa do Afoxé Filhos de Gandhy e do Olodum, grupo percussivo que levou o ritmo da Bahia para os quatro cantos do planeta.

Ainda na Baía de Todos-os-Santos, no Recôncavo Baiano, Santo Amaro reúne entre os atrativos o conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX. A cidade é palco da tradicional festa do Bembé do Mercado, realizada por praticantes das religiões de matriz africana no dia 13 de maio. Em Cachoeira, na mesma zona turística, a história tem destaque, com as lutas heroicas travadas pela Independência da Bahia. Às margens do Rio Paraguaçu, o município viveu o apogeu econômico na época da colônia, com a exportação de fumo e de cana-de-açúcar, e preserva um patrimônio de casarios seculares. O turismo étnico-afro é forte na região, que tem na Festa da Boa Morte, realizada pela Irmandade de mesmo nome, um de seus grandes atrativos. Do outro lado da ponte Dom Pedro II está São Félix, antigo polo produtor de charuto que preserva ainda uma fábrica histórica, a Dannenmann, muito visitada por turistas.

O Rio Paraguaçu também margeia Maragojipe, cidade com grande vocação para a náutica. Cercada por manguezais, é ponto de chegada da tradicional Regata Aratu-Maragojipe, realizada há mais de 50 anos. Festas famosas, como a de São Bartolomeu, em agosto, e o Carnaval, cujo ponto alto é o desfile de grupos de mascarados, contribuem para atrair visitantes.

Na Costa dos Coqueiros, Praia do Forte, antiga vila de pescadores, é um dos destinos mais procurados da região e tem entre suas atrações o histórico Castelo Garcia D’Ávila, o projeto Tamar e as piscinas naturais das praias do Lord e do Papa Gente. Arembepe, Guarajuba, Imbassaí, Sauípe, Baixio e Mangue Seco também têm destaque.

Na Costa do Dendê, Morro de São Paulo é um destino para andar a pé e esquecer os grandes centros, embora receba visitantes de todo o mundo. A programação diária promete muita praia, podendo se estender a localidades como a paradisíaca Boipeba. O pôr do sol na ilha é fantástico.

Itacaré, na Costa do Cacau, é outro destino indicado para quem gosta de curtir praia, aventuras em meio à natureza e uma noite de baladas na rua Pituba. São cinco praias urbanas, bem pertinho do centro, e outras, onde se chega passando por trilhas, além de das cachoeiras do Tijuípe e do Cleandro. Também despontam como destinos de forte apelo turístico as cidades de Ilhéus, com sua importância histórica, pelas obras de Jorge Amado, e de Maraú, onde se destaca a natureza exuberante de Barra Grande.

Além de toda a história da origem do Brasil e da possibilidade de conhecer de perto a cultura indígena que resiste na Costa do Descobrimento, Porto Seguro tem nos distritos importantes atrativos turísticos. Começando por Arraial D’Ajuda e Trancoso, onde rusticidade e luxo se misturam nas ruas, barracas de praia e serviços turísticos. Menos conhecida, Caraíva é um destino rústico, com ruas de areia e muita simplicidade, premiado pelo encontro do mar com o rio que dá nome à vila.

Mais ao sul, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é o principal atrativo da Costa das Baleias. Pertencente ao município de Caravelas, o paraíso de águas rasas e cristalinas, é conhecido como berçário das baleias jubarte, que procuram as águas mornas e calmas do litoral baiano para se reproduzir e amamentar os filhotes. Formado por cinco ilhas, o arquipélago também reúne condições perfeitas para a prática de mergulho. O cenário de rara beleza é habitat de vasta fauna e flora marinha.

Já a bucólica Chapada Diamantina é o destino certo para quem deseja se conectar com a natureza e desconectar do resto do mundo, nem que seja apenas por alguns dias. Em cidades como Lençóis, Mucugê, Rio de Contas e Andaraí, é possível fazer um roteiro histórico que remonta à exploração de pedras preciosas no século XIX. Trilhas, banhos de cachoeira, cicloturismo, observação da vida silvestre, rapel e espeleoturismo (visitação a cavernas) fazem parte da vasta gama de atividades que podem ser realizadas pelo turista.

Nos Lagos e Cânions do São Francisco, Paulo Afonso é o destino certo para a prática de esportes náuticos e de aventura. Um passeio de catamarã pelo cânion do Rio São Francisco é imperdível. Vale a pena também visitar o Raso da Catarina, maior reserva de caatinga do mundo, e o complexo hidrelétrico da Chesf, além dos polos de psicultura. No passado, a região serviu de refúgio ao bando de Lampião e Maria Bonita e hoje atrai pesquisadores do cangaço. Outras cidades desta zona turística são Abaré, Santa Brígida, Rodelas e Glória.

Para quem aprecia um bom vinho, o Vale do São Francisco é o destino perfeito. No município de Casa Nova está a Vinícola Miolo, um dos maiores polos de enoturismo do Brasil. O chamado Vapor do Vinho transporta turistas pela região, num trecho que vai do lago do Sobradinho à vinícola Ouro Verde, também em Casa Nova. No município de Juazeiro, que também integra a Rota do Vinho, há praias fluviais e uma vida noturna agitada, com muitos bares e restaurantes na orla. Em Sobradinho, além do lago artificial considerado o maior do mundo, propício para a prática de esportes náuticos, é possível apreciar a arte rupestre e tradições culturais da tribo remanescente dos Tamoquins.

O turismo religioso, o ecoturismo, os esportes radicais e o agroecoturismo são o forte dos Caminhos do Oeste, margeados pelo Rio São Francisco. O município de Bom Jesus da Lapa é rota da tradicional romaria que atrai religiosos de todo o Brasil. Um dos locais mais visitados é a gruta onde está o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Capital da soja, Barreiras é hoje uma cidade moderna e polo agropecuário reconhecido internacionalmente. Entre os atrativos estão o Rio de Ondas e as cachoeiras do Acaba Vida, do Redondo e do Rio do Ouro. Em Luís Eduardo Magalhães, o forte é o turismo de negócios. Ainda no oeste estão os municípios de São Desidério, que atrai praticantes de rapel, Correntina, com diversidade de atrativos naturais, e Barra, propício para o turismo de aventuras, com dunas e veredas.

Os amantes da natureza encontram nos Caminhos do Jiquiriçá uma variedade de rios, cachoeiras, morros, fauna e flora para recarregar suas energias. O patrimônio histórico e cultural também é rico. Bem estruturados, os municípios de Amargosa e Cruz das Almas atraem muitos turistas nas festas juninas. Mutuípe é indicada para o ecoturismo, com atrações como a Reserva da Fazenda Nossa Senhora de Fátima e as ruínas dos Caminhos do Trem. A região é banhada pelo Riacho do Mutum e o Rio Jiquiriçá, reunindo cachoeiras como a Alta, a Roda D’Água e a Três Saltos.

Nos Caminhos do Sudoeste está Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado e famosa pelo clima frio. Eventos como o Festival de Inverno, com grandes nomes da música brasileira, atraem centenas de turistas todos os anos, e a cidade se destaca também no turismo de negócios. Outros atrativos são o Museu da História Política, o Cristo Crucificado, obra de Mário Cravo, na Serra do Periperi, a Reserva Florestal do Poço Escuro e o Parque da Serra do Periperi. No município de Iguaí, o destaque são as paisagens naturais, com 180 cachoeiras e cascatas, rios e trilhas.

Importante destino de turismo religioso, Monte Santo é um dos destaques dos Caminhos do Sertão, no semiárido baiano, atraindo peregrinos o ano inteiro, principalmente no final de outubro e início de novembro, quando acontecem a Festa de Todos os Santos e a tradicional romaria. Um frei visionário construiu no passado uma reprodução da Via Crucis de Jesus Cristo. O município de Canudos preserva ainda a memória da Guerra de Canudos, principalmente no roteiro de cinco quilômetros do Parque Estadual, no Memorial Antônio Conselheiro, que reúne peças como munições e projéteis do conflito, e no Museu Histórico. O Mirante do Conselheiro oferece aos turistas uma vista privilegiada da cidade e do açude do Cocorobó, onde está a prainha do rio Vaza-Barris. Por estas terras passaram também Lampião e seu bando de cangaceiros.

Por tudo isso, a Bahia é destino do mundo inteiro!

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BORA ALI? :

Ver mais em Bora ali?