Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
Comida Boa!

Semana Santa: veja dicas de como escolher o melhor peixe para o almoço

De textura à aparência, nutricionista dá dicas de como escolher o peixe para o almoço da Sexta-feira Santa

Helena Pamponet Vilaboim • 25/03/2024 às 13:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Além do melhor preço, as pessoas também precisam prestar atenção a qualidade dos peixes escolhidos para compor o almoço da Sexta-feira Santa. Para saber como escolher o melhor peixe, a nutricionista e professora universitária Gabriela Nóbrega deu dicas sobre o que é importante observar quando for comprar os pescados.

Atenção ao armazenamento do peixe


				
					Semana Santa: veja dicas de como escolher o melhor peixe para o almoço
Semana Santa: veja dicas de como escolher melhor o peixe para a ceia. Foto: Lucas Andrade / iBahia

Primeiro de tudo é preciso reparar no lugar onde se compra o peixe: "O ideal é evitar locais de procedência duvidosa e optar pelos mercados especializados, onde há uma boa conservação dos alimentos. [...] Na dúvida, a dica é reparar na limpeza, estrutura de armazenamento, odor e disposição dos pescados", orienta Gabriela Nóbrega.

A profissional ainda explica que é necessário que os peixes estejam bem armazenados, já que são um produto "altamente perecível". Se o peixe for fresco, a nutricionista aponta que é importante que esteja coberto por gelo e mantido numa temperatura de pelo menos -18º. Por outro lado, se o peixe for congelado, a educadora aponta que o importante é perceber se há cristais de gelo dentro da embalagem, que são indicativos de que ela foi aberta anteriormente.

Leia mais:

As cinco características de um bom peixe

De acordo com a educadora, para adquirir a melhor opção de peixe para cozinhar na Semana Santa, há cinco características que os consumidores têm que ficar atentos:


				
					Semana Santa: veja dicas de como escolher o melhor peixe para o almoço
Semana Santa: veja dicas de como escolher melhor o peixe para a ceia. Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

1 - É importante que o peixe tenha a pele brilhante, cores vivas sem manchas e escamas transparentes e bem presas. É importante que o pescado não tenha nenhum sinal de deterioração.

2 - Os olhos do pescado devem estar brilhantes e salientes. Nóbrega avisa que é melhor não comprar peixes com olhos turvos ou afundados, pois são sinais de que o produto não é tão fresco.

3 - O cheiro típico do peixe deve ser evitado. A educadora aponta que o melhor é escolher peixes com odor fraco ou até ausente.

4 -Outro detalhe muito importante são as guelras dos peixes. Se estiverem ainda húmidas, rosadas ou avermelhadas, são bons sinais, mas se estiverem acinzentadas, é melhor não levar o peixe.

5 -Por último, é importante que ao segurar o peixe, a carne do animal seja firme e elástica. Se estiver flácido ou tiver partes visivelmente danificadas, são sinais de má qualidade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia