Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

Autor da biografia de Ivete Sangalo conta quase tudo ao iBahia

Durante a conversa, jornalista revelou o processo desde as entrevistas com a cantora até a concepção final da obra

• 05/11/2014 às 17:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Jorge Velloso, responsável por escrever a biografia de Ivete Sangalo, bateu um papo com o iBahia, nesta semana, para falar sobre o primeiro projeto escrito da cantora. Durante a conversa, o jornalista revelou o processo desde as entrevistas com a cantora até a concepção final da obra e ainda comentou sobre os assuntos polêmicos que envolveram o nome da baiana.
Confira a entrevista na íntegra com o autor:iBahia - Como surgiu a ideia de fazer a biografia? Jorge Velloso - Ivete sempre teve vontade de fazer a biografia, mas a ideia surgiu através da Editora Agir. Foi a própria editora que me fez o convite por saber da minha aproximação com a Bahia, com o Carnaval e a música.
iBahia - Quem escolheu o nome do livro, 'Pura Paixão'? Jorge Velloso - Não foi uma escolha minha. Foi uma escolha da editora. Inicialmente seria 'Furacão Ivete'. Até o terceiro parágrafo eu ainda escrevo nessa linha, mas depois mudou. Não sei se foi um pedido da Ivete ou da editora mesmo. Eu não gostava desse primeiro nome. Pura Paixão define a pessoa e profissional Ivete. Define também a pessoa que vai ler esse livro. Que segue a cantora e tem essa paixão por ela.
iBahia - Ivete Sangalo tem uma agenda apertada. Como conseguiu fazer as entrevistas? Jorge Velloso - A ideia inicial era acompanhar Ivete no Carnaval, no início do ano. Mas o problema é que a gente não conseguiria fazer a entrevista. Então, fui acompanhando os passos dela e aproveitando os momentos que a gente tinha, porque a agenda da Ivete é bem complicada. Eu aproveitava as viagens para conversarmos e saber os detalhes da vida dela. Nossa entrevista mais duradoura foi em uma viagem para Porto Velho. A gente foi conversando desde o avião, em Salvador, até o local de destino. Foi uma parte bem importante dessa biografia.
iBahia - Como selecionou os assuntos abordados no livro?Jorge Velloso - A gente deixou ela muito livre para falar o quisesse e como ela quisesse. Então, os assuntos que estão na biografia são os que ela gosta de falar. O que está mais presente na cabeça dela. Ela me pediu para incluir umas receitas que ela gosta de fazer também. Me surpreendeu muito a memória que ela tem. Ela tem uma memória muito viva desde Juazeiro (cidade natal da cantora) e isso ajudou bastante. Ela conta em riqueza de detalhes sobre as várias fases da vida dela. Além disso, me chamou bastante atenção o quanto ela é grata as pessoas que ajudaram ela no decorrer da sua trajetória. Ela é querida por todo mundo e transita entre os maiores artistas da música brasileira sem deixar de ser popular. Isso é bem bacana da parte dela.iBahia - Houve algum assunto que ela falou mas que você não publicou? Jorge Velloso - Para ser bem sincero, não me lembro te ter tirado nada que ela falou. Claro, a gente edita, escreve de uma forma mais linear, mais dinâmica, mas não tirei nenhum assunto que ela falou. Inclusive, ela ficou bem feliz com o resultado. Quando encontrei com ela, ela falou que gostou muito da maneira que foi escrito. A gente usou bastante as expressões dela. Quando você lê, você vai perceber isso. Até as gírias, bem do jeito que ela fala. Quem ler o livro vai perceber isso. É como se a cantora estivesse conversando com os fãs.”
iBahia - Quanto tempo levou para escrever o livro? Teve alguma dificuldade? Jorge Velloso - A gente fez rápido o livro: do início do ano até antes do lançamento. Bem no estilo Ivete. Eu nasci na Bahia, acompanho a carreira de Ivete desde sempre. Então isso foi um fator que facilitou, sem dúvidas. A única dificuldade que tive foi em acompanhar Ivete. E eu não chamo nem dificuldade, uma adaptação. Ela facilita muito as coisas. Escrevi o livro sozinho. Se fosse uma biografia para estudiosos da música, com certeza, precisaria da ajuda. Mas essa é uma biografia ‘ela por ela’, ‘Ivete por Ivete’.
iBahia - E o material fotográfico? Foi difícil escolher?Jorge Velloso - O material fotográfico é incrível. Mas é um trabalho da editora. Eu não sei falar direito qual foi o critério deles. Mas foi um trabalho de pesquisa que eles compraram muita foto de agência e, certamente, a própria Ivete ajudou com fotos de infância e da família, em geral. É recheado de fotos lindíssimas dela. Fiquei feliz com o resultado.
iBahia - A imprensa divulgou, nesta semana, uma nota sobre os boatos de homossexualidade entre Ivete e Xuxa. Ela teve algum receio em falar sobre o assunto? Jorge Velloso - O que saiu na imprensa foi um pouco deturpado. Ivete fala com muita naturalidade de tudo. E em uma parte sobre o jeito que ela lida com os boatos da imprensa, ela cita essas coisas que surgem. Ivete não tem medo de falar de nada e nem teria porquê. Ela fala com muita naturalidade da orientação sexual dela e da vida como um todo”.iBahia - Algum assunto censurado? Jorge Velloso - Não teve nenhum assunto censurado. Mas, ao mesmo tempo, ela tocou em alguns temas mais polêmicos. Em um determinado momento, por exemplo, ela explica que nunca usou drogas. Mas ela opta por falar de coisas relevantes da vida dela. Com certeza, esses assuntos são banais e irrelevantes.
iBahia - Por que Ivete não quis falar sobre amores antigos? Jorge Velloso - Ivete Sangalo é uma mulher super bem casada, com um filho lindo que ela idolatra e muito bem resolvida. Qualquer mulher, bem casada, falando sobre sua vida, não vai querer falar de namoros antigos. Mas esse assunto não veio à tona.
iBahia - Na obra, Ivete Sangalo fala de planos futuros? Jorge Velloso - Ela falou sobre vontade de fazer cinema. Ela ‘deixou no ar’ esse desejo. Isso me chamou bastante atenção. Inclusive, o jeito que o livro é escrito, tem como virar um roteiro de filme.
iBahia - Essa é a primeira biografia de artistas que você fez? Jorge Velloso - Já fiz uma video biografia do Caetano Veloso. Mas livro, foi o primeiro. Tenho outras biografias engatilhadas, porém, ainda não posso revelar.
iBahia - O que as pessoas podem esperar da biografia? Jorge Velloso - O livro é voltado para os admiradores de Ivete e as pessoas interessadas em entender o porquê dela ser tão alto astral. O leitores podem esperar detalhes nunca vistos da vida de Ivete. Coisas da infância, problemas enfrentados durante sua trajetória., a conquista e principalmente entender o porquê ela é tão querida por todos.
*Colaborou Diego Vieira e Marília Galvão

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto