Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento > anitta 30 anos
Whatsapp Whatsapp
Anitta 30 anos

Qual a relevância da artista no país de Elis Regina ?

Em 10 anos, a cantora superou o estigma de sucesso passageiro e consolidou sua carreira. Mas, será que seu legado pode atravessar gerações?

Marcelo Argôlo • 30/03/2023 às 10:49 • Atualizada em 30/03/2023 às 17:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Qual a relevância da artista no país de Elis Regina ?
Foto: TV Globo/Victor Pollak

Anitta é uma das artistas brasileiras mais populares da atualidade. Com uma carreira que se iniciou em 2013, ela rapidamente se destacou por sua habilidade em misturar ritmos e influências, construindo um som único e original. No entanto, em um país com um legado tão rico de grandes vozes como Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Beth Carvalho e Elza Soares, fica a pergunta: Anitta é uma artista relevante para a História da Música Brasileira?

A cantora de Honório Gurgel, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, completa 30 anos nesta quinta como um nome constante nas paradas de sucesso nacionais e internacionais nos últimos anos. Quando Show das Poderosas, seu primeiro hit, apareceu há 10 anos, ela rapidamente foi enquadrada como mais um fenômeno passageiro, como muitos que já ocorreram no Brasil. Contudo, entendo que já é hora de tratá-la como uma artistas que estabeleceu um marco na nossa música.

O mercado da música mudou radicalmente desde o início do compartilhamento de arquivos via Napster e o fortalecimento das redes sociais como ambiente de comunicação difundido no cotidiano. Mudanças que Anitta soube aproveitar com grande eficácia para construir sua carreira e, para ser uma grande artista popular, de massas, dentro do contexto atual do mercado é preciso saber utilizar essas ferramentas.

É inegável que Anitta tem enormes preocupações comerciais na condução do seu trabalho, mas é necessário reconhecer que o seu produto é a música. Todos os outros elementos envolvidos na construção da sua personalidade enquanto celebridade partem desse lugar de cantora. Então, é como artista que ela se relaciona com as marcas patrocinadoras, é como artista que ela cria situações polêmicas para gerar burburinho nas redes sociais e é como artista que ela faz o seu negócio acontecer.

Justamente por isso, a qualidade do seu material precisa estar à altura do esforço de marketing para vendê-lo. E aqui eu falo das músicas, videoclipes e dos shows. Se buscarmos comparar Anitta com cantoras consagradas do Brasil, como Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Beth Carvalho e Elza Soares, não há dúvida que ela não oferece a mesma qualidade técnica e expressiva na performance vocal, mas a questão é mais profunda do que isso. Como avaliar o valor artístico dentro do contexto atual da música brasileira?


				
					Qual a relevância da artista no país de Elis Regina ?
Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

Anitta é uma artista versátil, capaz de cantar e dançar em vários gêneros musicais, do funk ao samba, do reggaeton ao pop. Ela tem uma habilidade especial em criar músicas que se conectam com o público jovem, que a segue fielmente em todas as suas redes sociais. Sua capacidade de mobilizar seu público é impressionante, e ela usa essa habilidade para criar um sentimento de comunidade com seus fãs, que se sentem parte de sua história.

A artista ainda é conhecida não apenas por suas músicas e sua carreira artística, mas também por sua postura empoderada e pela defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQ+. Ela é uma figura pública que utiliza sua visibilidade para falar sobre questões importantes e trazer visibilidade para causas sociais. Em diversas entrevistas, Anitta já falou sobre feminismo e a importância de lutar por igualdade de gênero.

Além disso, ela já se posicionou publicamente em defesa da comunidade LGBTQ+, como quando se manifestou contra a violência homofóbica no país e participou de eventos em prol da causa. Em 2019, ela também lançou a música "Faz Gostoso", em parceria com a cantora americana Madonna, que traz mensagens de empoderamento feminino e combate ao machismo. Anitta é uma artista que utiliza sua voz para além da música e se destaca por seu posicionamento político e social.

Outro mérito de Anitta é ter conseguido cravar um espaço para a música pop brasileira no mercado global. Ela já colaborou com artistas internacionais como J Balvin, Maluma e Cardi B, e tem feito shows em vários países ao redor do mundo. Confesso que não me surpreendo se ela conseguir em algum momento ser atração do intervalo do Super Bowl (o espaço midiático mais concorrido do mundo pop!). Sua capacidade de cantar em inglês e espanhol, além do português, a torna ainda mais acessível ao público internacional e a tornou a única brasileira a ter a música mais ouvida do mundo no Spotify.

No entanto, como toda artista, Anitta também tem suas limitações. Ela realmente não entrega letras com profundidade e, muitas vezes, recorre ao apelo sexual como fórmula de sucesso. É necessário pontuar também que há no canto da artista algumas questões técnicas que prejudicam sua performance, como a limitada extensão e capacidade de expressão; a dificuldade em controlar a respiração durante as apresentações ao vivo, o que por vezes compromete sua performance.

Veja também:

Além disso, ela apela muitas vezes para o uso de estereótipos culturais brasileiros, para criar um produto que acaba por amplificar e reforçar imagens negativas, como a objetificação da mulher e a romantização de elementos da cultura popular como a favela e o samba. Um exemplo citado foi o clipe de "Vai Malandra", lançado em 2017, que mostra Anitta dançando de biquíni em uma favela do Rio de Janeiro, acompanhada de outras mulheres em trajes mínimos. A música foi criticada por alguns setores feministas, que alegaram que a imagem da mulher como objeto sexual contribui para a violência de gênero.

Outra limitação artística de Anitta pode ser observada em suas performances ao vivo. Embora seja conhecida por suas coreografias bem elaboradas e energéticas, a cantora já foi criticada por apresentações que pecam pela falta de sincronia dos movimentos ou pela falta de conexão emocional com a música. Há quem afirme que Anitta ainda tem muito a evoluir em termos de presença de palco e conexão com o público durante as apresentações ao vivo.

Mesmo com seus pontos fracos, Anitta tem se mostrado capaz de estabelecer um marco na música do Brasil, amplificando sua carreira com as redes sociais e construindo um espaço para o país no cenário pop internacional. Sua habilidade em misturar ritmos e influências, criando um som único e original, juntamente com sua capacidade de mobilizar o público jovem, é o que mais contribui para essas conquistas.

Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Beth Carvalho e Elza Soares são figuras que estabeleceram parâmetros e referências para o canto na música brasileira, mas Anitta também constrói sua relevância. Se não pela técnica e expressão vocal, pela grande capacidade de colocar no seu trabalho os anseios e desejos de uma juventude que a tem como referência. Sair de Honório Gurgel e chegar no Top 1 do Spotify é uma trajetória que precisamos reconhecer como marcante.


				
					Qual a relevância da artista no país de Elis Regina ?
iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ANITTA 30 ANOS :

Ver mais em Anitta 30 anos