Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento > anitta 30 anos
Whatsapp Whatsapp
Anitta 30 anos

Saiba a importância da Bahia na carreira de Anitta

Artista tem forte relação com estado, que faz parte de momentos importantes da carreira da Poderosa

Redação iBahia • 30/03/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Saiba a importância da Bahia na carreira de Anitta
Foto: Instagram

Há quem diga que existe um pouquinho de Bahia no Rio de Janeiro e vice-versa, porém, generalizar é sempre um caminho mais difícil a se seguir quando se quer provar um ponto. Então, é possível dizer que há um pouquinho de Bahia em uma das cariocas mais notáveis do país nos últimos anos, a cantora Anitta.


				
					Saiba a importância da Bahia na carreira de Anitta
Foto: Instagram

Completando 30 anos nesta quinta-feira (30), a funkeira nunca escondeu a paixão que tem pela Bahia e faz questão de levar o estado para suas produções. Seja tendo como cenário de clipe, como participação em grandes canções e como laços afetivos. Pensando nisso, o iBahia listou alguns dos pontos que faz Anitta ter o estado como um segundo lar:

Leia mais:

Primeiro grande palco

A capital baiana foi um dos primeiros palcos da funkeira. A convite de Ivete Sangalo, a carioca apresentou o primeiro grande hit da carreira, 'Show das Poderosas', no palco do Salvador Fest, em 2013.

Na época, Anitta veio para Salvador acompanhada de Preta Gil e não escondeu a emoção ao tietar Ivete Sangalo. “Obrigada, meu Deus! Meu grande sonho… cantei com a minha inspiração. Estou muito feliz. Minha rainha me chamou pra cantar com ela”, disse.

Participações no Carnaval

De lá para cá, a relação da artista com a cidade só cresceu. Em 2015, a cantora puxou um trio elétrico pela primeira vez no Carnaval. A funkeira comandou o trio no circuito Dodô (Barra-Ondina), e teve como convidado o cantor Xanddy Harmonia.


				
					Saiba a importância da Bahia na carreira de Anitta
Foto: Felipe Panfili/Divulgação

"Eu amo Salvador, amo Axé, amo meu funk, e sempre quis mostrar pra todos como é gostoso viver sem preconceito, sem rótulos, sem limites. Cantei de tudo, dancei de tudo e me diverti tanto quanto, ou até mais, que vocês. As 5 horas e 40 minutos cantando sem parar pareceram 2 de tão boa que estava aquela energia. Não quis parar nem pra descansar. Eu ficaria muito mais! Amei cada segundo."

Em 2017, a artista estreou no comando de um trio sem cordas no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Desde então, a cantora desfilou todos os anos em que a festa foi realizada, isto é, em 2018, 2019, 2020 e 2023.

Neste ano, a cantora teve como convidado a banda Oh Polêmico e aproveitou também para curtir a folia na pipoca, como boa foliã.

Parcerias na Bahia

A relação da cantora com a Bahia se estende aos artistas da terra. Além de já ter se declarado fã de Ivete Sangalo, Anitta já dividiu palco com Claudia Leitte, Banda Eva, Saulo Fernandes e outros artistas.


				
					Saiba a importância da Bahia na carreira de Anitta
Foto: Reprodução/ Instagram

Porém, as paixões da cantora o público identifica fácil. Nas festas de aniversário da funkeira, por exemplo, é certo a presença do É O Tchan, assim como Psirico e Xanddy Harmonia, que se tornou um amigo pessoal da artista.

Ao iBahia, Xanddy falou sobre o início da relação com a Poderosa: "A gente tem essa relação de carinho, irmandade com Anitta e ela tá sempre junto com a gente desde o início. Muita gente não sabe, mas a gente tinha as 'Melhores Segunda' no Rio de Janeiro e lá me levaram a Luciana Sobreira, amiga de todos nós, que falou 'Xanddy tem uma menina que canta funk que tá estourando aqui e seria muito bom se você pudesse recebê-la para cantar' e me sobe no palco uma menina que eu não conhecia ainda, o Rio já conhecia um pouco, mas o Brasil não conhecia ainda e o nome dessa menina era Anitta."

Com Xanddy, Anitta tem os feats 'Hoje Eu Sonhei Com Você' e o hit 'Tic Nervoso'.

A amizade também ficou forte com Márcio Victor. O pagodeiro, que sempre está nos shows da artista ao redor do Brasil e em especial quando a apresentação é em Salvador, já se declarou para a funkeira.

"Anitta é um fenômeno e uma grande amiga que eu admiro muito! Dividir o palco com ela é sempre uma grande alegria, ainda mais na minha cidade", disse o artista que tem feat com a cantora em 'Jogação'.

Em 2019, Anitta revolucionou ao lançar um álbum em inglês, português e espanhol, com dez músicas e dez clipes. Por lá, em meio as parcerias da artista, um feat inédito com o baiano Caetano Veloso na canção 'Você Mentiu'.

Na época do lançamento, a artista exaltou o baiano e agradeceu pelo carinho e parceria.

"Ele me colocou pra cantar com ele e com o Gilberto Gil nas Olimpíadas. Isso foi incrível para mim. Ele é ariano como eu, somos bem parecidos na forma de sentir e agir. Acabou virando uma coisa muito única. Amo muito ele. É uma composição minha com compositores que sempre gravaram comigo aqui no Brasil. A ideia era trazer a faceta da Larissa nesse clipe."

E como citado, a artista cantou ao lado de Gilberto Gil nas Olimpíadas e em outras ocasiões, como no Criança Esperança de 2019.

Outro marco baiano na carreira de Anitta é o feat com Léo Santana. A canção 'Contatinho' é um dos grandes hits do pagodeiro. "Temos uma amizade incrível. Nossa música está super estourada, e estamos muito felizes. Adoro Anitta", declarou o artista em entrevista.

Cenário especial

A paixão por Salvador é tanta, que a capital baiana foi escolhida para ser cenário de dois grandes hits da Poderosa. Em 2019, Anitta causou um verdadeiro alvoroço com a gravação do clipe da música 'Bola Rebola', no Solar do Unhão. A produção, um feat com MC Zaac, Tropikillaz e J Balvin, contou com participações especiais de Compadre Washington e Léo Kret no clipe.

Na época, Anitta justificou a escolha: "A música vai ser lançada bem próxima do Carnaval e eu queria fazer novamente uma coisa que me trouxesse muito para quem eu sou, na minha realidade como pessoa, sabe. Eu queria fugir um pouco do óbvio de fazer no Rio, que é onde eu nasci, e eu amo Salvador. Assim, eu sempre falo, né, parece que é minha segunda casa. E a galera daqui é muito parecida com a galera do Rio. A energia, tudo muito igual".

O segundo clipe feito pela artista é ainda mais especial por não se tratar apenas do cenário. Em 'Me Gusta', Anitta escolheu o Centro Histórico de Salvador como cenário de uma música que levava a Bahia em sua produção. A faixa foi produzida por RDD e Chibatinha, da banda ÀTTOOXXÁ, e conta ainda com participação da Banda Didá.

O Forte São Marcelo foi o palco da performance feita por Anitta para o MTV Miaw da canção que teve a capital como cenário.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ANITTA 30 ANOS :

Ver mais em Anitta 30 anos