Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Mesa da Flica reafirma imortalidade de João Ubaldo Ribeiro

O escritor baiano participaria da festa deste ano, o que foi impedido por sua morte prematura

• 02/11/2014 às 8:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 20:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Se estivesse vivo, João Ubaldo Ribeiro seria uma dos escritores presentes na 4ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira, a Flica. O autor seria homenageado pela organização da Festa, além da prefeitura da cidade.
Os amigos Ana Maria Machado, Geraldo Carneiro e Fernando Vita se encontraram na noite deste sábado (1) em homenagem a João Ubaldo Ribeiro (Foto: Daniel Silveira/iBahia)
O autor não está mais entre nós, morreu em 18 de julho deste ano, e, mesmo não podendo estar presente na segunda maior festa literária do país, foi organizada uma mesa dedicada a ele. O mesa intitulada ‘Viva João Ubaldo Ribeiro’ contou com a participação de alguns de seus amigos, como a também escritora Ana Maria Machado, o roteirista Geraldo Carneiro e o escritor Fernando Vita.A mesa pareceu um encontro de amigos, que poderia facilmente ter acontecido na mesa de um bar no Leblon, onde o autor passou seus últimos dias. Histórias de João Ubaldo vieram à tona nas vozes dos amigos. Ana Maria Machado tirou gargalhadas do público contando uma história sobre uma viagem dos dois à Paris, quando João insistiu em se hospedar em um hotel que Ana já tinha dito que ele não iria gostar. Foi exatamente como ela tinha previsto: quando chegou no hotel ele ligou irritado para ela questionando como ela tinha coragem de indicar um lugar como aquele. Além de sair do hotel, levou a escritora.
Diante de uma plateia basicamente jovem, os autores presentes na mesa apresentaram histórias sobre o baiano João Ubaldo (Foto: Daniel Silveira/iBahia)
Fernando Vita contou aos presentes a mania que João Ubaldo tinha de colocar apelidos nas pessoas, que surgiam, às vezes, de uma palavra dita entre frases dos amigos. O amigo lembrou também da característica singular que o autor tinha de participar de pegadinhas e travessuras com outros amigos.Com uma plateia bastante variada e cheia de adolescentes e jovens, a mesa reafirmou a imortalidade de João Ubaldo. E os amigos Ana Maria, Geraldo e Fernando depois de tirar gargalhadas da plateia deixaram claro o baiano imortal é uma alegria para sempre.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura