Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > micareta de feira
Whatsapp Whatsapp
É carnaval?

Conheça a origem da Micareta de Feira de Santana

Folia começa nesta quinta-feira (20) com shows de Ivete Sangalo e Léo Santana

Redação iBahia • 20/04/2023 às 15:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Conheça a origem da Micareta de Feira de Santana
Foto: Divulgação.

A Micareta de Feira de Santana, maior carnaval fora de época do Brasil, está de volta nesta quinta-feira (20) com apresentações de Léo Santana, Ivete Sangalo, Xanddy e mais nomes de sucesso no circuito Maneca Ferreira.

A folia acontece na cidade de Feira de Santana, distante cerca de 100 quilômetros de Salvador, e marca a continuação de uma tradição da “Princesa do Sertão.

Leia mais:

A primeira Micareta de Feira de Santana aconteceu em 27 de março de 1937, criada pelo coletor Maneca Ferreira e o professor Antônio Garcia, além de uma comissão com pessoas influentes da época.

O motivo da folia fora de época foi o cancelamento do carnaval por conta de fortes chuvas na cidade. Maneca não se conformou que a cidade ficou de fora das festividades e decidiu dar o pontapé inicial para que se iniciasse uma nova tradição.

Inicialmente era chama de “Micareme”, um nome de origem francesa, mas acabou mudando para a Micareta que todo mundo conhece e ama após um concurso popular.

O primeiro trio elétrico surgiu apenas em 1954, antes disso os carros alegóricos é quem tomavam conta da avenida. O circuito Maneca Ferreira, em homenagem ao criador, foi criado em 2000 e desde então segue com o nome de quem a originou.

A folia deste ano acontece em Feira de Santana até o domingo (23), mas também contará com arrastão do cantor Thiago Aquino. Confira a programação completa com os horários de saída dos trios no iBahia.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MICARETA DE FEIRA :

Ver mais em Micareta de Feira