Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
Paralisação

Professores da Universidade Federal do Sul da Bahia entram em greve

Professores da UFSB aderiram à paralisação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior

Vinícius Cunha • 14/04/2024 às 12:47 • Atualizada em 15/04/2024 às 16:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Professores da Universidade Federal do Sul da Bahia aderiram à greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior para esta segunda-feira (15). A paralisação segue uma movimentação que acontece em instituições de ensino das cinco regiões brasileiras.


				
					Professores da Universidade Federal do Sul da Bahia entram em greve
Professores da UFSB aderiram à greve nesta segunda (15). Foto: Divulgação

De acordo com o ANDES-SN, a categoria exige um reajuste salarial de 22,71%, que será dividido em três parcelas de 7,06%. A primeira seria paga ainda neste ano, e as outras para 2025 e 2026.

Leia mais:

Para o sindicato, além da recomposição salarial, são necessários investimentos públicos nas instituições federais de educação, que foram reduzidos no governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Ministério da Educação, a pasta participa da mesa nacional de negociação, com o objetivo de "buscar alternativas de valorização dos servidores da educação, atento ao diálogo franco e respeitoso com as categorias".

Greve na Bahia

Além da UFSB, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia também teve indicativo de greve aprovada, mas ainda não há data para deflagração. Segundo o ANDES-SN, outras 22 instituições aderiram à greve nesta segunda, e outras oito já estão em estado de greve.

Em nota, a UFRB afirmou que a reitoria "compreende como legítima as reivindicações dos servidores", mas até o momento, não recebeu "nenhuma comunicação de suspensão das atividades por parte da representação docente".

O iBahia entrou em contato com a UFSB para saber sobre o impacto da paralisação, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação