Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > meio ambiente
Whatsapp Whatsapp
Feira de Santana

VÍDEO: centenas de filhotes de sapos são encontrados em bairro baiano

Situação aconteceu no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana

Nathália Amorim • 21/02/2024 às 17:20 • Atualizada em 21/02/2024 às 19:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma "infestação" de sapos foi registrada por moradores de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, na terça-feira (20). Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, centenas de anfíbios aparecem amontoados nas ruas do bairro Campo Limpo.


				
					VÍDEO: centenas de filhotes de sapos são encontrados em bairro baiano
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O professor doutor Marcelo Felgueiras Napoli, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, explicou ao g1 que este é um caso de reprodução explosiva. Segundo ele, quando diversos machos e fêmeas se reúnem para reproduzir, vários filhotes nascem ao mesmo tempo.

Leia mais:

"Este mecanismo é muito comum e não se trataria de uma epidemia de sapos ou algo parecido, é o esperado", afirmou.

Reprodução

Ainda segundo ele, as espécies citadas se reproduzem de forma explosiva nas altas temperaturas e durante períodos de chuvas com trovoadas, como as que tem atingido municípios baianos em fevereiros.

"Machos e fêmeas saem de seus esconderijos e migram para locais em que há poças temporárias ou permanentes, mantidas principalmente pela água da chuva. Nestes locais, a densidade destas espécies aumenta rapidamente e as fêmeas nem mesmo têm tempo de escolher os machos", contou.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

As fêmeas e os machos se encontram nessas poças, se abraça pelas axilas e aí os óvulos são liberados na água. Essa liberação dos óvulos ocorre concomitantemente a fecundação através da liberação do esperma do macho.

Ao longo dos dias, os ovos fecundados viram larvas, que se desenvolvem em girinos e depois viram os sapos que aparecem no vídeo.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MEIO AMBIENTE :

Ver mais em Meio Ambiente