Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > política
Whatsapp Whatsapp
Conheça projeto

Lula assina acordo para criação de Parque Aeroespacial na Bahia

Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no Cimatec, em Salvador

Mari Leal • 18/01/2024 às 11:49 • Atualizada em 18/01/2024 às 14:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), assinou nesta quinta-feira (18) o acordo que formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O presidente chegou à sede do Senai Cimatec, em Salvador, das 10h30, e a cerimônia começou logo após execução do hino nacional.


				
					Lula assina acordo para criação de Parque Aeroespacial na Bahia
Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no Cimatec, em Salvador. Ricardo Stuckert / PR

Na ocasião, foi assinado o primeiro contrato entre o futuro Parque Tecnológico Aeroespacial e uma empresa internacional de tecnologia para o desenvolvimento de tecnologia de sistema de pouso autônomo de equipamentos não tripulados (drones), por meio do uso de inteligência artificial.

Leia mais:

O novo equipamento é parte das ações do governo federal de retomada do desenvolvimento tecnológico nacional.


				
					Lula assina acordo para criação de Parque Aeroespacial na Bahia
Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no Cimatec, em Salvador. Foto: Mari Leal/iBahia

Em seu discurso, o presidente ressaltou a importância dos investimentos na região Nordeste. "Inaugurar um parque como tecnológico como esse não é uma coisa qualquer. É preciso entender que a gente foi colocado no mundo para peitar", destacou Lula.

Em interlocução com o ministro da Casa Civil, após este apresentar as ações a serem executadas pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente enfatizou: "Esse PAC tem que ser executado". O programa federal prevê grandes investimentos nas mais diversas regiões do Brasil.

Na Bahia, os recursos custearão intervenções em rodovias - federais e estaduais -, na área de mobilidade, a exemplo da expansão do metrô de Salvador até o bairro do Campo Grande, além de ações na saúde.

O presidente também prometeu ajudar os pequenos e médios produtores do semiárido baiano que vem enfrentando dificuldades no plantio com a estiagem prolongada.


				
					Lula assina acordo para criação de Parque Aeroespacial na Bahia
Lula assina acordo para criação de Parque Aeroespacial na Bahia. Malu Vieira/g1 Bahia

Além de Lula, governador Jerônimo Rodrigues e a primeira-dama Tathiana Veloso, Leoni Andrade, diretor-geral do Senai Cimatec, Carlos Henrique Passos, presidente Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, presidente Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica.

Conheça projeto

ASCOM/Senai

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia será instalado a base aérea de Salvador em uma área total de 893 mil metros quadrados, cedido pelo governo federal.

Prevê parcerias com empresas e investimento em pesquisas nas áreas de mobilidade aérea avançada, aeronáutica, defesa e espaço. Objetivo de investir no desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias para o setor, com previsão de impacto nacional e internacional.

A proposta está em consonância com um mercado global em grande crescimento, que movimenta cerca de 800 bilhões de dólares por ano.

O parque vai ser liderado pelo Cimatec, que aplicará a expertise em biosseguranca, alegórica para ambientes extremos (campos de petróleo, por exemplo), robótica autônoma, inteligência artificial, nanossatélite e conectividade.

Feliz aniversário

A cerimônia também marcou o aniversário de 61 anos do ministro Rui Costa. Além de parabéns, o chefe de uma das pastas mais importantes do governo federal ganhou bolo com as cores da Bahia e afago dos colegas de partido.


				
					Lula assina acordo para criação de Parque Aeroespacial na Bahia
Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no Cimatec, em Salvador. Ricardo Stuckert / PR
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POLÍTICA :

Ver mais em Política