Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Medicina integrativa

Como encontrar equilíbrio entre corpo, mente e espírito

A medicina integrativa é uma aliada para prevenção e manutenção da saúde feminina

Especial Publicitário • 17/04/2024 às 18:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A busca pelo equilíbrio do corpo e mente para a mulher pode ser um desafio em meio às demandas da rotina profissional, social e maternal. Além disso, transformações cíclicas hormonais no corpo feminino contribuem para intensificar gatilhos que podem causar desequilíbrio ao bem-estar no dia a dia.


				
					Como encontrar equilíbrio entre corpo, mente e espírito
Walter Viterbo é médico anestesiologista, acupunturiatra e clínico da dor. Divulgação/Clínica Viterbo

No processo de cuidados com a saúde, a Medicina Integrativa surge como uma alternativa de abordagem integral em relação do paciente, enxergando-o como um indivíduo e priorizando o equilíbrio entre corpo e mente.

Leia mais:

Reunindo diferentes especialidades como acupuntura médica, nutrição, psicologia, massoterapia entre outras, a medicina integrativa torna-se uma aliada na manutenção da saúde feminina, uma vez que contribui diretamente na melhora, diminuição e controle das alterações que podem ocorrer nas diferentes fases da vida.

O médico anestesiologista, acupunturiatra e clínico da dor, Walter Viterbo aponta a acupuntura como um meio que ajudar a tratar questões de disfunção de forma natural, promovendo a harmonização do corpo e da mente.

“É preciso, certas vezes, que a mente entenda que o corpo está preparado para enfrentar o que a pessoa deseja. Através do tratamento bem assistido é possível obter esse resultado com a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, relacionados aos meridianos afetados. O objetivo é desbloquear o fluxo de energia e estimular o equilíbrio hormonal”, cita.


				
					Como encontrar equilíbrio entre corpo, mente e espírito
Outro aspecto beneficiado pelo uso da acupuntura é a fertilidade da mulher. Divulgação/Clínica Viterbo

Outro aspecto beneficiado pelo uso da acupuntura é a fertilidade da mulher, que começa a diminuir por volta dos 30 anos e as chances de gravidez reduz significativamente a partir dos 35 anos. Após esse período a proporção de mulheres com problemas de fertilidade e histórico de abortos espontâneos ou outras complicações aumenta significativamente.

Nesses e em outros casos, “a acupuntura tem o poder de liberar endorfinas, que são neurotransmissores relacionados ao bem-estar e ao alívio do estresse. Como o estresse pode ser um fator que impacta negativamente doenças e até mesmo a fertilidade, a liberação dessas substâncias tende de ser benéfica”, explica Viterbo.

A medicina integrativa tem um papel importante nesta fase desde o preparo da mulher no que diz respeito ao equilíbrio energético, físico e emocional para uma gravidez e gestação saudável até o trabalho de parto tranquilo, indo além e impactando no desenvolvimento saudável do bebê.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde