Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Dia Mundial da Água

Conheça mitos e verdades o consumo de água para o organismo humano

No Dia Mundial da Água ressaltamos a importância da hidratação correta

Isadora Gomes • 22/03/2024 às 20:05 • Atualizada em 22/03/2024 às 23:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), destaca a importância da substância para a vida. Beber água é uma das principais e mais simples ação que podemos fazer para cuidar da saúde. Por isso, a hidratação correta é extremamente importante, e existem algumas afirmações que não são verdadeiras sobre o assunto. Confira o que é mito e verdade:


				
					Conheça mitos e verdades o consumo de água para o organismo humano
Conheça mitos e verdades o consumo de água para o organismo humano. Foto: Canva Fotos

Beber água ajuda no processo de emagrecimento - Verdade

Mas tomar água em si não emagrece. De fato, a hidratação correta ajudar o corpo a executar reações metabólicas que promovem a perda de peso. Vale destacar que isso só acontece quando há um plano alimentar bem estabelecido e o consumo de água seja alinhado com o consumo de outros alimentos e nutrientes.

Leia mais:

É recomendado beber 2 litros de água por dia - Mito

A quantidade de água necessária para consumir não é a mesma para todas as pessoas. Cada indivíduo possui características, portanto, o tamanho e o peso de uma pessoa, a temperatura externa do ambiente e o ritmo de perda de líquidos que essa pessoa possui são elementos fundamentais para definir o quanto é necessário beber de água por dia.

Alguns especialistas afirmam que a conta mais precisa deve ser feita a partir da multiplicação do peso corporal por 35 ml. Porém, o melhor caminho é entender junto ao profissional de nutrição a quantidade correta para seu dia a dia.


				
					Conheça mitos e verdades o consumo de água para o organismo humano
Conheça mitos e verdades o consumo de água para o organismo humano. Foto: Wagner Magalhães/Arte g1

Beber água com gás é tão prejudicial quanto refrigerante - Mito

A água com gás além de refrescar e matar a sede, a bebida ainda é importante para controlar a vontade de tomar refrigerantes. A água com gás tem a mesma quantidade de calorias da água mineral natural: zero. No refrigerante, a grande responsável pelos problemas da bebida é a quantidade de açúcar, o que não há na água com gás.

É preciso consumir água mesmo sem a sensação de sede - Verdade

Sentir sede é um sinal do corpo sobre a falta de água no organismo. No entanto, não é somente nesses momentos que você precisa ingerir água. A sede é apenas o momento extremo dessa necessidade, ao longo do dia, é preciso beber água mesmo quando o corpo não indica essa necessidade.

É possível trocar água por sucos, chás ou outros líquidos - Mito

A melhor forma de ingerir água é em sua forma direta ou ainda do líquido presente em alimentos, sobretudo aqueles naturais e sem adição de elementos como açúcares e sódio.

Por conta disso, as bebidas industrializadas como sucos, chás e refrigerantes, em sua maioria, contém um volume considerável de açúcar e sódio, que, em excesso, são fatores principais para o aumento do peso.


				
					Conheça mitos e verdades o consumo de água para o organismo humano
Conheça mitos e verdades o consumo de água para o organismo humano. Foto: Canva Fotos

Consumir muito sal ou açúcar aumenta a sede - Verdade

A alimentação é fundamental para o processo de hidratação do corpo. Assim, é fato que o sal e o açúcar são nutrientes facilmente absorvidos pelo sangue, iniciando o processo de osmose e aumentando a necessidade de água.

Isso quer dizer que ao ingerir alimentos carregados de sal ou de açúcar, seu organismo precisa de mais água para suprir a falta das estruturas orgânicas do corpo.

É possível passar mal por consumir muita água - Verdade

Os rins conseguem filtrar em média 800 a 1000 ml de água em uma hora em um adulto saudável e em condições normais. Isso quer dizer que, dentro desse limite, não há chance do consumo de água fazer mal para a saúde.

No entanto, especialistas afirmam que quantidades superiores a 3 ou 4 litros de água por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde