Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Drones

Governo vai usar drones no combate à dengue na Bahia

O plano de enfrentamento da doença foi apresentado nesta sexta-feira (16)

Cristina Mascarenhas • 16/02/2024 às 18:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Atendimentos intensificados, capacitação de equipes, vacinação, carros fumacê e até uso de drones. As ações fazem parte do plano de enfrentamento da dengue apresentado pelo governo da Bahia nesta sexta-feira (16).


				
					Governo vai usar drones no combate à dengue na Bahia
Governo decide usar drones no combate à dengue. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues, reuniu-se com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Sesab, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para definir estratégias emergenciais no combate à doença. Entre as medidas está, pela primeira vez, o uso de drones.

Leia mais:


				
					Governo vai usar drones no combate à dengue na Bahia
Drones serão usados para mapear e identificar possíveis focos do mosquito da dengue. Canva/Arte

Os drones são aeronaves não tripuladas, controladas à distância por meio de sistemas de controle remoto ou de forma autônoma por computadores embarcados, utilizando software de pilotagem automática. Os aparelhos serão utilizados para realizar o mapeamento e identificação de possíveis focos de reprodução do mosquito – uma alternativa inovadora para auxiliar nas ações de vigilância epidemiológica.

A dengue no estado

De 31 de dezembro de 2023 até a última quarta-feira (14), foram registrados 6.300 casos prováveis de dengue em toda a Bahia. O estado está com 13 municípios em epidemia de dengue, sendo Jacaraci e Piripá as cidades que registraram o maior número de casos.

“Em ambos os municípios já estamos em ação efetiva, com visita da equipe da vigilância, orientação do manejo clínico do paciente, além de ações para combater os focos nas residências, com limpeza urbana e a aplicação do fumacê, que é a última estratégia, que, por ser um inseticida, tem impacto no meio ambiente, e temos que ter responsabilidade com isso”, comentou a secretária da Saúde, Roberta Santana.

Na quinta-feira (15), a secretaria confirmou duas mortes por dengue no estado. Ambas aconteceram em cidades do sudoeste do estado e entre elas uma criança de 5 anos.

“A gente já vem tratando desde o ano passado, quando começaram a surgir os primeiros indicadores de casos da dengue na Bahia. Até agora, tivemos duas mortes, o que nos preocupa, mas nós não vamos deixar criar alarme na comunidade baiana. Traçamos um plano de ação eficaz e preventivo para convencer a população de sua responsabilidade, além de um plano de vacinação com a chegada de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a aplicação do fumacê e dos cuidados com aquelas habitações que estão isoladas ou esvaziadas, pra que a gente possa cuidar do armazenamento de água irregular, que é favorável ao mosquito da dengue”, destacou Jerônimo.

No sábado(17), a Sesab dará continuidade às estratégias de atuação no enfrentamento à dengue, reunindo os prefeitos de 39 municípios baianos que se encontram em situação de epidemia, risco e alerta. O objetivo é alinhar esforços e fortalecer a cooperação entre os municípios para conter a propagação da doença.

Outras medidas de combate à dengue

Entre as medidas discutidas nesta sexta também estão: a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios em situação de epidemia, risco e alerta da dengue, e orientação à população quanto à prevenção e atenção aos sintomas da doença.

As equipes da Sesab irão realizar visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), a fim de promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telessaúde. A programação visa aprimorar os protocolos de atendimento e monitoramento da dengue.

A secretaria vai, ainda, ordenar a realização de mutirões de limpeza em áreas consideradas críticas a fim de eliminar recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito.

Leia mais

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde