Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Novos casos

Secretaria de Saúde confirma 80 casos de 'Febre Oropouche' na Bahia

Número de casos das 'Febre Oropouche' é maior nas cidades de Teolândia, Laje, Valença e Tancredo Neves

Mayra Lopes • 16/04/2024 às 20:43 • Atualizada em 17/04/2024 às 4:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Aumentaram os casos de 'Febre do Oropouche' na Bahia. Segundo informações divulgadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o dia 16 de abril, foram registrados 80 casos. No momento, a entidade explicou que as ações de investigação epidemiológica nas regiões em que houve registros da doença foram intensificadas.


				
					Secretaria de Saúde confirma 80 casos de 'Febre Oropouche' na Bahia
Secretaria de Saúde confirma 80 casos de 'Febre Oropouche' na Bahia. Foto: Reprodução

Os municípios notificados foram: Amargosa (3), Camamu (1), Gandu (3), Ibirapitanga (1), Ituberá (1), Jaguaripe (1), Laje (14), Maragogipe (1), Mutuípe (2), Piraí do Norte (1), Presidente Tancredo Neves (9), Salvador (2), Santo Antônio de Jesus (4), Taperoá (4), Teolândia (23) e Valença (10).

Leia mais:

Técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado estão fazendo a captura do vetor, o mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, para identificar se os animais estão infectados. Esse trabalho busca compreender melhor o cenário da doença na Bahia.


				
					Secretaria de Saúde confirma 80 casos de 'Febre Oropouche' na Bahia
Secretaria de Saúde confirma 80 casos de 'Febre Oropouche' na Bahia. Foto: iStock

A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, aponta ainda que desde o primeiro caso confirmado, a Sesab ficou em alerta. “Toda vez que falamos em agravo de interesse a saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, afirma.

Ainda segundo a diretora, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma.

Com a apresentação de sintomas, é recomendável que a pessoa busque atendimento médico. “Por ser causada por um arbovírus, a Febre Oropouche tem sintomas muito parecidos com os da dengue como febre, dor no corpo e dores nas articulações”, explica a Diretora. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas.

A Secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação.


				
					Secretaria de Saúde confirma 80 casos de 'Febre Oropouche' na Bahia
'Febre Oropouche' foi registrada nas cidades de Teolândia, Laje, Valença e Tancredo Neves. Foto: Reprodução

O que é a 'Febre do Oropouche'?

A 'Febre do Oropouche' é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses, o que ressalta a importância de um diagnóstico preciso.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está realizando investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia. Apesar dos casos confirmados, não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública, considerando o caráter não endêmico do vírus na região.

Tratamentos e prevenção da doença

Não existe tratamento específico para a 'Febre do Oropouche', sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas. A Secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação.

A Sesab orienta que a população continue com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como o uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele, além de procurar orientação médica se necessário.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde