Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Operação

PF mira dupla por tráfico internacional e maus-tratos de animais na BA

Polícia Federal realizou operação em Salvador nesta quarta-feira (27)

Nathália Amorim • 27/03/2024 às 11:58 • Atualizada em 27/03/2024 às 12:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (27), dois mandados de busca e apreensão contra investigados por tráfico internacional de animais. A ação é resultado da Operação "Leari & Rosalia".


				
					PF mira dupla por tráfico internacional e maus-tratos de animais na BA
Polícia Federal realizou operação em Salvador nesta quarta-feira (27). Foto: Divulgação/PF

Os pedidos foram expedidos pela 2 Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de animais, maus-tratos de animais e organização criminosa.

Leia mais:

Investigação de tráfico de animais

A investigação teve início após a notícia de apreensão de 17 micos-leões-dourados e 12 araras-azuis-de-lear, espécies endêmicas do Brasil e ameaçadas de extinção. O caso aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2024, após a revista em uma embarcação brasileira, realizada pela Guarda Costeira da República Togolesa.

Na ocasião, os tripulantes da embarcação, que deixou o Brasil com destino ao Benin foram presos. Eles transportavam os animais acompanhando de licenças CITES falsas da Guiana.


				
					PF mira dupla por tráfico internacional e maus-tratos de animais na BA
Operação foi deflagrada após um um investigação. Foto: Divulgação/PF

Os suspeitos foram presos em flagrante por estarem na posse de animais protegidos pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cities), da qual Togo é signatário.

Os animais, vítimas de tráfico internacional, foram repatriados ao Brasil, em ação conjunta do Ibama com a Polícia Federal. Eles foram encaminhados a centros de reabilitação, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo.

Prejuízos do tráfico de animais

O tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos.

Em risco de extinção, as Araras-Azuis-de-Lear são apenas encontradas na região do Raso da Catarina, na Bahia. Já os micos-leões-dourados são oriundos da mata atlântica do Rio de Janeiro.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança