Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Naufrágio Madre de Deus

Piloto confirma briga e reforça invasão de barco que naufragou na BA

Em entrevista exclusiva à TV Bahia, nesta quarta-feira (24), Fábio Freitas contou pela primeira vez sua versão do acidente. Ele perdeu neto e filha

Iamany Santos • 24/01/2024 às 12:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Durante uma entrevista exclusiva ao Bahia Meio Dia, nesta quarta-feira (24), o piloto da embarcação que naufragou em Madre de Deus, no último domingo (21), afirmou que não realizava frete com o veículo e reforçou que as pessoas entraram no barco contra sua vontade. Participaram da entrevista o piloto Fábio Freitas, a esposa dele, Sandra e o advogado da família, Elder Costa.


				
					Piloto confirma briga e reforça invasão de barco que naufragou na BA
Piloto confirma briga e reforça invasão de barco que naufragou na BA. Foto: Reprodução/ TV Bahia

Ainda conforme o relato de piloto, ele havia se deslocado para a Ilha de Maria Guarda para buscar a filha, Flaviane Jesus dos Santos, de 19 anos, do festival Madre Verão. Ao chegar no píer, pessoas que ele não conhecia entraram no barco e, mesmo com os pedidos para que saíssem, continuaram na embarcação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Diante disso, Fábio afirma que não que teve outra escolha e saiu do píer com cerca de 13 pessoas, todas sentadas, no veículo. No meio do caminho, os passageiros se desentenderam e durante a briga se direcionaram para um lado do barco, que adernou.

"Foi todo mundo para um lado só, o barco não aguentou o peso e virou", conta Fábio.

A filha de Fábio e o neto, Jonathan Miguel de Santos, de 7 anos, morreram no acidente. A versão do piloto foi confirmada pela esposa, Sandra Freitas, que estava na embarcação e chegou a ser hospitalizada devido ao acidente. Os dois afirmam que não sabem qual foi o motivo da discussão entre os pasageiros.

"Quando dei por mim eu já estava debaixo da água, bebi muita água e fui para o hospital. Meu marido salvoiu muita gente, me salvou", afirma Sandra.

Além disso, ambos negam que o barco havia sido fretado para transportar as pessoas. "Não fretei o barco para ninguém, nunca fretei, porque ele não é barco para isso", pontua Fábio. A afirmação contraria uma verão inical da história que pontua que o motivo da briga teria sido sobre o valor pago pelo transporte.

Ameaças

O casal relatou ainda que têm sofrido ameaças em Madre de Deus, onde fica a casa da família. Devido a isso, Fábio não pôde participar do enterro da filha e do neto, sepultados na segunda-feira (22).

"Ele veio para salvador ver o corpo da filha e não pode ver porque estamos sendo ameaçados pelas pessoas de Madre de Deus. Hoje não podemos voltar para nossa casa porque estamos sendo ameaçados", enfatiza Sandra.

O adovogado da família, Elder Costa, afirma que o piloto se apresentou a Polícia Civil, mas não foi ouvido. Ele pontua que o delegado não quis ouvir a verão de Fábio e já entrou com um pedido de prisão preventiva.

"Isso é uma incoerência com o processo penal brasileiro. No processo penal brasileiro a liberdade é a regra, a prisão é exceção", diz Elder Costa, que já entrou com um pedido de Habeas Corpus preventivo.

À produção da TV Bahia, o delegado respnsável pelo caso afirmou que isso não aconteceu e que aguarda que o suspeito seja apresentado.

Relatos

Ainda durante a entrevista coletiva, Fábio e Sandra relataram o que teria acontecido na noite do acidente. Logo após de chegar ao píer para buscar a filha e ter o barco invadido, Fábio afirma que não teve outra alternativa além de deixar o local.

Durante o trajeto, os passageiros da embarcação começaram a brigar e o casal pediu para que eles parassem. "Meu marido gritou para que eles parassem, que tinha criança no barco mas ele não ouviram", diz Sandra.

Ainda segundo ela, pouco depois do início da confusão barco virou e ela caiu na água. "Quando dei por mim eu já estava debaixo da água, bebi muita água e fui para o hospital", conta ela, que afirma ter ficado no hospital até às 2h da mdrugada.

Sandra afirma que foi salva pelo marido, que também teria resgatado outras pessoas. Ele conta que chegou a conseguir tirar a filha da água e voltou para buscar a esposa, mas não a encontrou ao retornar para o ponto onde Flaviane havia sido deixada. Fábio também chegou a procurar pelo neto, mas também não o encontrou.

Para além de Flaviane e Jonathan, outras seis pessoas morreram no naufrágio. As vítimas foram identificadas como Hayala dos Santos Conselho, 32 anos, Caroline Barbosa de Souza, 17 anos, Alicy Maria Souza dos Santos , 6 anos, Vanderson Queiroz, 42 anos, Rosimeire Maria Souza Santana, 59 anos e Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22 anos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança