Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador - 475 anos
Whatsapp Whatsapp
Nas telinhas

Salvador no audiovisual: confira produções que se passam na cidade

De Carnaval a narrativas de ficção científica e terror, Salvador serviu de inspiração para produções audiovisuais. Confira!

Helena Pamponet Vilaboim • 22/03/2024 às 11:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A cidade de Salvador está imortalizada na literatura e em produções audiovisuais. Além de em inúmeras adaptações e novelas que se passam na primeira capital do Brasil, a cidade serviu de inspiração e cenário para filmes e séries exibidos nos principais plataformas de streaming. O iBahia separou três obras audiovisuais que se passam na capital baiana. Confira:

1- "Carnaval"


				
					Salvador no audiovisual: confira produções que se passam na cidade
Salvador no audiovisual: confira produções que se passam na cidade. Salvador no audiovisual: confira produções que se passam na cidade

"Carnaval", dirigido por Leandro Neri, é um filme de 2021, disponível na plataforma Netflix, que conta a história de uma influencer, vivida pela atriz Giovana Cordeiro, que depois de um término de relacionamento doloroso, parte com amigas para Salvador em pleno carnaval para der uma guinada na vida. O filme, que não é uma produção baiana, mostra a cidade no estilo de cartão postal, e no ritmo do carnaval, mas sem muito compromisso com a realidade soteropolitana.

Leia mais:

2 - "The Changeling - Sombras de Nova York"


				
					Salvador no audiovisual: confira produções que se passam na cidade
Salvador no audiovisual: confira produções que se passam na cidade. Reprodução / The Movie Database

A produção norte-americana disponível na plataforma Apple TV conta a história de Emma (Clark Backo), que desaparece após uma viagem para Salvador. O caso acontece depois que Emma corta uma fita do Senhor do Bomfim, colocada no braço dela por uma "bruxa" interpretada pela atriz brasileira Teca Pereira. No filme, ela alerta que a jovem não pode tirar a fita antes de seus tradicionais três desejos se realizarem.

Assim como "Carnaval", a série se esforça pouco em apresentar Salvador como ela é. Inclusive é ironizada na internet por transformar a Lagoa do Abaeté em uma cachoeira no bairro de Itapuã.

3 - "Sonhadores"


				
					Salvador no audiovisual: confira produções que se passam na cidade
Salvador no audiovisual: confira produções que se passam na cidade. Reprodução / Cinema com Rapadura

A série é a única produção audiovisual soteropolitana, dirigida e escrita pela cineasta Júlia Ferreira, e está disponível na plataforma Prime Video. "Sonhadores" conta a história do adolescente Rafa, que tem que enfrentar a separação dos pais ao mesmo tempo que passa pelos desafios e descobertas da adolescência na capital baiana.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR - 475 ANOS :

Ver mais em Salvador - 475 anos