Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Saiba mais

Linhas de ônibus em Salvador sofrerão mudanças a partir de 10 de junho

Dezesseis linhas da cidade serão modificadas e outras três começaram a circular na cidade ainda este mês

Redação iBahia • 06/06/2023 às 17:45 • Atualizada em 06/06/2023 às 18:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) irá realizar mudanças em 16 linhas de ônibus, a partir do dia 10 de junho. De acordo com a prefeitura, as linhas modificadas contarão com aumento no número de viagens diárias em função da redução das distâncias.

Ainda de acordo com informações da prefeitura, ainda este mês serão colocadas três novas linhas em circulação: a 1357-00 - Nova Brasília / Trobogy x Metrô Pituaçu; 1357-01 Nova Brasília x 29 de Março / Metrô Tamburugy; e a 1365-00 Jardim Nova Esperança / Canabrava x Metrô Pituaçu. Elas serão implementadas a partir do dia 17 de junho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Para que todas as mudanças sejam realizadas, o processo passará por três etapas. Na primeira, que começa no dia 10 de junho, quatro linhas serão alteradas. No dia 17 de junho, outras sete linhas serão alteradas e as três novas iniciarão a circulação. A terceira e última fase acontecerá no dia 24 de junho, e mais cinco linhas serão modificadas.

As prefeituras-Bairro serão responsáveis pela divulgação das novas linhas em cada região da cidade. “Estas mudanças visam tornar o sistema ainda mais eficiente e facilitar o deslocamento dos passageiros, de forma que possam ter mais viagens à disposição com menor tempo de espera nos pontos de ônibus. E tudo isso, é importante ressaltar, sem qualquer prejuízo dos usuários até o destino final. Graças a essas alterações, as pessoas poderão esperar menos tempo nos pontos e chegar mais rápido ao destino”, enfatizou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Confira abaixo detalhes sobre as mudanças disponibilizados pela prefeitura de Salvador:

Primeira etapa - 10 de junho

Como exemplo, uma das linhas que terá seu atendimento ampliado nesta primeira etapa do dia 10 de junho será a 0207-Massaranduba x Itaigara, que terá seu nome alterado para 0214-Massaranduba x Estação BRT Hiper. O ponto final da linha, hoje na Rua Ceará, no Itaigara, agora será a Estação do BRT em frente ao Big Bompreço, na Avenida ACM. O número de viagens crescerá de 36 para 44 por dia e o tempo de espera nos pontos reduzirá de 35 minutos para apenas 13.

Neste caso, quem ainda deseja se deslocar até o Itaigara pode realizar a integração com as linhas B1 ou B2 do BRT, que agora vão até a orla da Pituba. Quem quiser seguir pela Av. Juracy Magalhães até o Lucaia pode integrar com as linhas 1386-Nova Brasília x Barra, 0341-Rodoviária x Circular R2, 1231-Sussuarana x Barra R2 ou 1341-Estação Pirajá x Barra 2.

O mesmo ocorrerá com as linhas 0218-Ribeira x Pituba; 2006-Metrô Retiro/Stª Mônica x Pituba; e 0427-IAPI x Itaigara. Todas essas, que também iam até a Rua Ceará, agora terão ponto final na Estação Hiper do BRT. Elas também terão seu nome modificado, se tormando, respectivamente: 0217-Ribeira x Estação BRT Hiper; 2007-Metrô Retiro/Stª Mônica x Estação BRT Hiper; e 0431-IAPI x Estação BRT Hiper.

No caso da linha que serve à Ribeira e à Cidade Baixa, o número de viagens aumentará de 20 para 44 por dia e o tempo de espera cairá de 30 minutos para 13. Já no caso do ônibus que serve ao IAPI, o número de viagens diárias saltará de 12 para 63 e o intervalo de espera no ponto cairá de 85 minutos para apenas 10.

Em todos estes casos, quem quiser se deslocar até o Itaigara ou à orla da Pituba poderá realizar a integração com o BRT. Para quem deseja chegar ao Lucaia, basta pegar as mesmas linhas de ônibus antes citadas.

Segunda etapa - 17 de junho

Neste dia, sete linhas serão alteradas. Por exemplo, a linha 1356-Nova Brasília x Pituba passa a se chamar 1386-Nova Brasília / Jardim Nova Esperança / Sete de Abril x Barra. A quantidade de viagens por dia nesse caso aumentará de sete para 94 por dia e o tempo de espera reduzirá de 80 minutos para apenas seis minutos.

O trajeto anterior saía de Nova Brasília e tinha ponto final no Itaigara, passando pelas avenidas São Rafael, Paralela e ACM. A nova linha manterá esse atendimento e ainda irá até a Barra, passando pelas avenidas Juracy Magalhães, Garibaldi e Milton Santos. Quem desejar ir ao Itaigara, porém, pode realizar a integração com o BRT na Estação Rodoviária, assim como pode embarcar no metrô para outros pontos da cidade.

Também neste dia, a comunidade de Mata Escura receberá um reforço no número de viagens diárias até a região do Shopping da Bahia, que crescerá de 7 para 55. Isso porque a linha 1220-Mata Escura x Pituba se tornará a 1234-Mata Escura x Shopping da Bahia. Se antes o ponto final era na Rua Ceará, no Itaigara, agora o trajeto vai terminar na Estação Hiper do BRT.

Quem ainda deseja se deslocar até o Itaigara pode realizar a integração com as linhas B1 ou B2 do BRT. Quem quiser ir pela Av. Juracy Magalhães até o Lucaia pode integrar com as linhas 1386-Nova Brasília x Barra, 0341-Rodoviária x Circular R2, 1231-Sussuarana x Barra R2 ou 1341-Estação Pirajá x Barra 2.

Terceira etapa - 24 de junho

Neste dia, todas as cinco mudanças serão em linhas que atendem à região da Prefeitura-Bairro do Subúrbio. Uma delas será a 1614-Mirantes de Periperi x Itaigara, que se tornará a 1649-Mirantes de Peperi x Estação BRT Cidadela. O número de viagens diárias vai mais do que dobrar, saltando de 40 para 85, e o tempo de espera nos pontos cairá de 24 para oito minutos.

Antes, a linha ia até a Rua Ceará, no Itaigara. Agora, terá ponto final na Estação Cidadela do BRT. Quem deseja seguir até a orla da Pituba pode integrar com as linhas B1 ou B2 do BRT. Quem quiser ir pela Av. Juracy Magalhães até o Lucaia pode integrar com as linhas 1386-Nova Brasília x Barra, 0341-Rodoviária x Circular R2, 1231-Sussuarana x Barra R2 ou 1341-Estação Pirajá x Barra 2.

Ainda no dia 24 de junho, a linha 1618-Hospital do Subúrbio x Lagoa da Paixão/Conj. Militares se tornará a 1666-Est. Pirajá x Lagoa da Paixão/Tubarão, com um salto de 12 para 28 viagens por dia e, consequentemente, uma redução do tempo de espera de 80 minutos para apenas 25.

Outro exemplo é a linha 1645-Alto Sta. Terezinha / Rio Sena x Pituba, que tinha destino até o Itaigara, e se tornará a 1655-Alto Sta. Terezinha / Rio Sena x Est. Pirajá, com ponto final na Estação Pirajá, onde será possível fazer diversas integrações. O tempo de espera nos pontos reduzirá de 35 minutos para apenas 15 e a quantidade de viagens diárias dará um salto de 24 para 82.

Quem quiser seguir à região da Av. San Martin e da Cidade Baixa poderá fazer integração com a linha 1339-Estação Pirajá x São Joaquim. Quem quiser ir à Av. Barros Reis e Cidade Baixa pode pegar a linha 1340-Estação Pirajá x Barra 1. E quem quiser ir em direção ao Lucaia, à Av. ACM e ao Itaigara pode pegar a 1341-Estação Pirajá x Barra 2. Todas elas terão reforço no número de viagens por dia.

Novas linhas

Três novas linhas serão criadas a partir do dia 17 de junho. A 1357 - Nova Brasília / Trobogy x Metrô Pituaçu vai atender à crescente demanda de transporte no Trobogy, oferecendo 54 viagens por dia com um intervalo de espera no ponto de apenas 15 minutos. Seu ponto final, como o nome diz, será o Estádio de Pituaçu, na Av. Paralela, de onde será possível realizar a integração com o metrô.

As estações do metrô também serão o ponto final das novas linhas 1357-01 Nova Brasília x 29 de Março / Metrô Tamburugy; e a 1365-Jardim Nova Esperança / Canabrava x Metrô Pituaçu. A primeira foi criada para atender à demanda das avenidas Aliomar Baleeiro e 29 de Março, com 21 viagens por dia. E a segunda será lançada para atender à demanda de Canabrava, com 64 viagens por dia.

*Informações divulgadas pela Prefeitura de Salvador

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador