Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > turismo > bahia 417º
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Costa do Dendê

Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

Próxima à região da Baía de Camamu e à Ituberá, a cidade é cercada de comunidades litorâneas, onde a Ilha do Contrato é um espetáculo à parte

Arlon Souza • 28/04/2023 às 8:00 • Atualizada em 28/04/2023 às 10:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

Localizada entre os municípios de Ituberá e Camamu, na Costa do Dendê (Baixo Sul da Bahia), Igrapiúna é uma cidade com uma população muito pequena: o último censo do IBGE registrou em 2010 pouco mais de 13 mil habitantes.

De clima tropical úmido, o território é propício à cultura da borracha, do cacau, pupunha, guaraná, piaçava, cravo e dendê. A região costeira é predominantemente coberta de manguezais que crescem sobre o Rio Igrapiúna e o Rio Serinhaém, que desaguam na Baía de Camamu, segunda maior do Brasil. Abundante em diversos peixes e frutos do mar, como sururu, ostra, aratu, caranguejo, siri, guaiamum, lula, polvo, camarão, lagosta e outras iguarias que estão sempre no cardápio dos restaurantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

O verdadeiro tesouro da cidade de Igrapiúna é realmente suas comunidades litorâneas, preciosas tanto pelas belezas naturais quanto pela hospitalidade dos moradores e comerciantes, Pau D'Óleo, Ilha do Âmbar, Timbuca, Ilha da Pescaria, Ilha de Pedra Furada, Ilha da Barreta, entre outras. Mas, especialmente, a Ilha do Contrato, onde é possível viver uma experiência fascinante de hospedagem, culinária baiana, ecologia e lazer. O lugar é um verdadeiro oásis, seja para uma estadia em família, para um final de semana em casal ou até mesmo para um passeio em grupo.

Na experiência conferida através da Bahia 417º, tivemos o imenso prazer de visitar restaurantes na sede do município e na Ilha do Contrato, que contam com opções de pratos típicos da região, feitos com muita criatividade, bom gosto, cuidado e frutos do mar fresquinhos, dos mais diversos. Pousadas, flats e também casas para temporada, que cativam tanto pela boa estrutura quanto pelo preço, estilo e conforto. Aqui você vai saber onde desfrutar de tudo isso, além de poder curtir um bom passeio por terra ou por mar.

Caso precise tirar dúvidas sobre mais opções de lazer, gastronomia, transporte, hospedagem na região, o monitor de turismo Iago Alves pode ajudar: 73 98149-1163 (tel/whatsapp).

Vá de coração aberto e curta muito! Confira abaixo todas as nossas sugestões.

História


				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

Fundada pelos portugueses, no início do século XVIII, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora de Igrapiúna, a origem do nome Igrapiúna é indígena: “Igarapé-Una”, nome tupi-guarani que significa pequeno rio de águas escuras. Data da mesma época a construção da igreja de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade.

O transporte era todo feito através de barcos, e a cidade se desenvolveu como um centro mercantil, vivendo em função dos roçados e do cais fluvial da cidade. A empresa norte-americana Firestone chegou a instalar uma fábrica no município, na década de 1960, trazendo grande desenvolvimento para a região. Em 1984, passou a ser comandada pela multinacional francesa Michelin. A emancipação do município só se deu em 24 de fevereiro de 1989.

Como chegar em Igrapiúna

  • De Salvador

De carro, partindo de Salvador pela BR-324 até o entroncamento da BR-101 e seguindo direto até a entrada para o município de Ibirapitanga, de onde se pega a rodovia BA-001 para Igrapiúna. Há uma opção de ônibus, aos domingos, pela empresa Águia Branca, saindo direto da rodoviária de Salvador. Ou ainda indo ferry-boat até o Bom Despacho (Ilha de Itaparica), onde há a possibilidade de seguir de carro ou pegar uma das diversas opções de horário de ônibus, tanto pela Águia Branca quanto pela Cidade Sol.

Direto de Salvador são 322km (média de 5 horas de viagem). Saindo de carro pelo Bom Despacho, são 150 km (média de 3 horas de viagem).

Para a Ilha do Contrato, há saídas de lancha rápida tanto no porto de Ituberá quanto no porto de Camamu. É bom se informar sobre os horários.

  • De Ilhéus

De carro, partindo de Ilhéus pela BA 001, são 131 km (média de 2 horas de viagem). Há a possibilidade também de pegar uma das diversas opções de horário de ônibus, tanto pela Águia Branca quanto pela Cidade Sol.

Para a Ilha do Contrato, há saídas de lancha rápida tanto no porto de Ituberá quanto do porto de Camamu. É bom se informar sobre os horários.

Quando ir

A região pode ser visitada o ano todo, mas alguns fatores podem fazer a diferença na escolha da data. O verão, entre dezembro e março, é a estação mais quente do ano, com máxima de 28ºC, enquanto o período entre julho e setembro normalmente registra temperaturas mais baixas, com mínima de 21ºC.

O bom mesmo é sempre estar atento à previsão do tempo.

Arlon Souza

O que fazer

  • Passeio de Catamarã pela zona litorânea de Igrapiúna e pela Baía de Camamu

O catamarã Luiz Gonzaga oferece a oportunidade de passeios e a realização de eventos diversos, com capacidade para 250 pessoas (100 passageiros na parte superior e 150 no térreo), com disponibilidade de serviços de bar e cozinha a bordo, onde, inclusive, se pode preparar refeições, drinks e petiscos.

Nos passeios, há a possibilidade de conhecer tanto a zona litorânea de Igrapiúna (Pau D’óleo, Ancoral, Âmbar, Timbuca, Ilha do Contrato, Ilha de Pedra Furada, Ilha de Tubarões, entre outras) quanto as ilhas da Baía de Camamu (Barra Grande, Ilha Grande, Campinho, Goió, Sapinho, entre outras). Paisagens de tirar o fôlego e alimentar a alma.

O Catamarã Luiz Gonzaga oferece ainda a possibilidade da experiência do projeto ecológico e ambiental “Conhecimento a Bordo”, que tem como como proposta “A promoção da consciência ecológica, da paz, da solidariedade e do coletivismo (...); tendo “como objetivo ensinar os estudantes do Ensino Fundamental sobre educação ambiental através de visitas a espaços naturais”.

Mais informações através do tel/whatsapp: 71 99901-6978 (José Pinheiro) / instagram: @pier10parktour

  • Passeio de jardineira pela Ilha do Contrato

Um passeio de jardineira, um veículo trator com carroceria e bancos acolchoados, que lembra uma charrete. A jardineira comporta uma média de 12 pessoas e é coberta. O passeio é um tour por toda a ilha e comunidades vizinhas, com o lindo visual da praia, onde é possível, inclusive, avistar outras ilhas da Baía de Camamu, como Ilha de Pedra Furada e Barra Grande. Uma diversão para toda a família e grupos.

Mais informações com Zuzu (Zuleide) da Pousada Sol da Ilha: 71 99126-7286 (tel/whatsapp) / instagram: @pousadasoldailha

  • Visita ao Pier 10 na comunidade do Pau D’óleo

				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

Com inauguração programada para agosto deste ano de 2023, o Pier 10 está localizado na comunidade litorânea do Pau D’óleo, em Igrapiúna, onde irá contar com um amplo restaurante, parque, lojas, estacionamento, entre outros serviços. Muito próximo às ilhas da Baía de Camamu, o que inclui a Ilha do Contrato. O espaço estará disponível para a realização de diversos tipos de eventos. Mais informações através do tel/whatsapp: 71 99901-6978 (José Pinheiro) / instagram: @pier10parktour

  • Ilha do Contrato

		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

A Ilha do Contrato é um charme, que chama à atenção tanto pela elegância do casario quanto pela simplicidade da rotina local, com seus pequenos comércios e empreendimentos. Cercada de natureza, manguezais, praias, flores, frutas, coqueirais e uma série de belezas naturais, a ilha é um encanto para quem quer sossego e distração.

O banho é agradável em todos os períodos das marés, mas ainda melhor nas marés baixas, quando surge, em frente à praia, um grande banco de areia que adentra pela Baía de Camamu. Os meios de transporte mais usados no local são a lancha e o quadriciculo. Uma comunidade para se usufruir de maneira sustentável, ambiental e ecológica, numa interação saudável com os nativos e moradores do local. Conversar com os comerciantes para entender a dinâmica da ilha e dos serviços é uma boa pedida.

Caso precise tirar dúvidas sobre mais opções de lazer, gastronomia, transporte, hospedagem na região, o monitor de turismo Iago Alves pode ajudar: 73 98241-7356 (tel/whatsapp).

  • Ilha da Pedra Furada

				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

A Ilha da Pedra Furada é uma das mais belas ilhas de Igrapiúna, na Baía de Camamu. Embora seja hoje uma propriedade particular, turistas podem visitar o interior da ilha, pagando uma taxa de R$ 5,00. Quem quiser ficar apenas na praia, não precisará pagar.

Há ainda uma pequena gruta, de nome Gruta da Vagina, por onde passam os turistas para chegar à outra ponta da ilha. Uma outra dica é procurar a placa do “escritório” e fazer uma foto. No geral, os grupos levam uma hora curtindo o lugar. Uma paisagem exuberante, garantia de lindas imagens e lembranças.

  • Cachoeira da Pancada Grande

A Cachoeira de Pancada Grande fica numa Área de Proteção Ambiental (APA) e é um dos mais importantes atrativos ecoturísticos da região. Próximo à base da cachoeira estão as ruínas da casa de máquinas de uma antiga usina hidrelétrica. Ao percorrer um trecho de estrada de barro, de longe já se vislumbra, entre a vegetação de Mata Atlântica, a bela queda d'água de 60 metros de altura. Há também um acesso para a parte alta da cachoeira, onde existe um mirante, de onde se avista toda a costa, as plantações de seringueira e as matas da região.

Onde ficar

  • Pousada Sol da Ilha

				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

Uma das melhores hospedagens de Igrapiúna, sem dúvidas, é na Ilha do Contrato. E nesse quesito a Pousada Sol da Ilha, muito bem conduzida e gerenciada por por Zuzu (Zuleide) e Seu Zé (proprietários), sabe receber como ninguém. Opções de quarto são o que não faltam: duplos, triplos, quádruplos e até para grupos maiores, com ar-condicionado e wi-fi, e muito confortáveis.


		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

O carinho e a simpatia do casal para cuidar de seus hóspedes são um verdadeiro encanto. O café da manhã, já incluso na diária, é de uma variedade de frutas, bolos, cuscuz, sucos, raízes, entre outros itens, além de deixar qualquer um com a boca cheia d’água. Um deleite para já começar o dia com um sorrisão no rosto.

Tudo é muito bem decorado, cercado de plantas e árvores, área de lazer com sinuca e totó, além de uma área gourmet muito aconchegante e cheia de estilo. Vale muito a pena. Mais informações com Zuzu (Zuleide) da Pousada Sol da Ilha: 71 99126-7286 (tel/whatsapp).

  • Flat Rosa Dei Venti

		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

O flat Rosa Dei Venti também é um encanto de hospedagem, tanto pelo visual quanto pelo ambiente super bem decorado. Mobiliado e equipado com eletrodomésticos, tem tudo que é necessário para preparar e conservar refeições, como geladeira, fogão, liquidificador, panelas, talheres, mantimentos, entre outros utensílios. E também televisão, gás, wi-fi e ar-condicionado.

Há ainda lavanderia e logo logo o hóspede poderá contar com um espaço gourmet com serviço de café da manhã, além de uma lavanderia automática. O Rosa dei Venti tem aquela atmosfera de empreendimento de qualidade que todo mundo gosta, com opções de diária ou mensal. Cada apartamento tem capacidade para receber entre 3 e 4 pessoas, com transporte do cais até o flat incluso, além de um passeio de quadriciclo pela ilha. Gostou? Então, já faz sua reserva. 73 99825-9888 (tel/whatsapp) / instagram: @flatrosadeiventi

  • Flat Portal Ilha do Contrato

		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

O flat Portal Ilha do Contrato traz como diferencial uma piscina, bem em frente a àrea gourmet, onde se pode preparar refeições, churrasco e, lógico, um belo café da manhã, que também pode ser feito no próprio quarto, já que conta com fogão, geladeira, pia e os utensílios necessários para a cozinha.

Na hora de lavar roupas, o hóspede tem à disposição lavanderia e máquina de lavar, além de tv, liquidificador, ar-condicionado, gás e wi-fi.

Os apartamentos contam ainda com mesa, sofá e uma varanda coberta com portas de vidro. Conforto, sossego, elegância, estilo e um ambiente muito aconchegante e agradável. Vale a pena comprovar. Mais informações através do tel/whatsapp: 73 982456066 (Carla/Fernando) / instagram: @ilha_do_contrato_portal_flat

  • Casa para aluguel temporada e fins de semana

Um outro oásis na Ilha do Contrato é uma linda casa com piscina, com vista pro mar, ar-condicionado, área de serviço, quintal, ampla área verde, 2 quartos (sendo um deles uma suíte). Ambos muito confortáveis e aconchegantes, com um total de duas camas de casal e um beliche.

O imóvel é inteiramente mobiliado e equipado com eletrodomésticos e utensílios para as refeições, panelas, talheres, copos, pratos, fogão, geladeira, mesa, um sofá grande, entre outros móveis. Um lugar que tem tudo para proporcionar ótimas férias em família e encontros inesquecíveis.

E logo logo contará com churrasqueira e espaço gourmet bem ao lado da piscina. Mais informações através do tel/whatsapp: 73 99957-2358 (Everton).

Onde comer

  • Restaurante Mary e Kinha

				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

O restaurante das irmãs Marília e Mônica (apelidos Mary e Kinha), daí o nome Restaurante Mary&Kinha, fica bem no meio do caminho, entre Igrapiúna e Camamu, na comunidade Limeira 3. Família que trabalha unida e permanece, as irmãs contam ainda com o apoio precioso de Everton (marido de Mary) no atendimento. Aquele atendimento amigo e cheio de simpatia, que logo nos preparou um delicioso drink feito com pitaya, que, inclusive, pode ser feito gin, vodka ou sem álcool.

Muito exuberante e refrescante. Nesse dia, o almoço foi uma farta moqueca de aratu e uma outra de camarão pistola, acompanhadas de arroz, farofa, salada e pirão. Houve também a oportunidade de uma belíssima mariscada, com sururu, siri, ostra, lula, camarão, peixe, entre outros.


		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

Tudo feito com peixe e frutos do mar frescos, comprados diretamente com pescadores e marisqueiras. Sem falar no tempero que é orgânico e plantado no próprio local. O cardápio é variado e também com opções de carne, frango, drinks, sucos... Muitas possibilidades. E confesso: o tempero é divino.

Os pratos geralmente servem duas pessoas e são muito bem servidos. Se já deu fome e vontade de conhecer, é só falar com Everton e fazer a sua reserva pelo telefone: tel/whatsapp: 73 99957-2358 / instagram: @restaurantemarikinha

  • Barraca de praia Marciu’s Bar

				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

O sorriso que vem estampado no rosto de Márcio, proprietário da barraca de praia “Marciu’s Bar”, já ganha o cliente logo à primeira vista. Mas, a boa acolhida vem acompanhada de sabores e visuais de pratos muito criativos e bem servidos. O simples e impecável peixe vermelho frito nos surpreende pelo ponto, na medida certa da fritura, do tempero e da textura. A apresentação da porção de pititinga feita numa canoinha de coqueiro cativa os olhos e o paladar. Já a lagosta grelhada, abundante na Ilha, ganha muito sabor num preparo simples e apresentação muito elegante.


		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
		
		
			Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

Para coroar a hora do almoço, a moqueca de camarão rosa com banana da terra, servida dentro de um grande côco verde, serve tranquilamente 4 pessoas. Como se não bastasse este banquete e diversas outras opções que vão além dos peixes e frutos do mar, o doce de goiaba com côco e um uma roska de acerola servida num côco seco, que são um êxtase.

Se você já não vê a hora de fazer sua visita ou reserva, já entra em contato para saber mais informações: 73 99984-7063 / instagram: @ilhadocontratomarcius

  • Pizzaria Araçá

				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Roque, proprietário da pizzaria e restaurante Araçá. Foto: Sérgio Isensee

				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

A pizzaria Araçá, localizada numa área muito central, ampla e arborizada da Ilha do Contrato, é aquela boa pedida para um bom almoço ou jantar, onde você encontra uma variedade de pratos e petiscos, que vão de opções com frutos do mar a pizzas.

Sem falar que o segredo da família é uma massa feita com fruta-pão, fina e levemente crocante, que ganha um toque especial de sabores adocicados, quando, por exemplo, mistura calabresa com banana da terra.


				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

Como a ilha é abundante em diversos peixes e frutos do mar, como sururu, ostra, aratu, caranguejo, siri, guaiamum, lula, polvo, camarão, lagosta e outras iguarias, elas estão sempre no cardápio como opções de moquecas e outros petiscos. Mas, você pode ainda escolher uma deliciosa carne de sol com aipim ou um prato básico de feijão arroz, feijão, bife, salada e batata frita. Conversando com os proprietários, eles sempre dão um jeito de atender aos nosso pedidos.


				
					Igrapiúna: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Sérgio Isensee

A Pizzaria Araçá, da família do popular Roque, é um desses exemplos. Uma sugestão: é sempre bom combinar os pratos com antecedência através dos telefones de Roque ou Catiara (irmã de Roque): 73 99837-0497 (Roque) / 73 99934-7056 (Catiara) / instagram: @pizzaria_ilha_do_contrato

  • Siribar Restaurante

Siriiba - Ilha do Contrato/Bahia - tel/whatsapp: 73 99819-1212 / instagram: @siribar.restaurante

Há diversas outras opções de cozinha afetiva, típica e familiar na ilha, é só se informar com a comunidade. Aproveite e se divirta!

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA 417º :

Ver mais em Bahia 417º