Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Sem banho de mar

Salvador tem 17 praias impróprias para banho neste fim de semana

Pituba, Itapuã, Farol da Barra e Rio Vermelho estão na lista de regiões impróprias para banho

Mayra Lopes • 02/02/2024 às 18:36 • Atualizada em 03/02/2024 às 9:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou nesta sexta-feira (2), o boletim de balneabilidade das praias de Salvador. Segundo o documento, 17 praias estão impróprias para banho durante este fim de semana, sem incluir as lagoas do Abaeté e Pituaçu.


				
					Salvador tem 17 praias impróprias para banho neste fim de semana
Salvador tem 17 praias impróprias para banho neste fim de semana. Foto: Mateus Simoni/TV Bahia

A qualidade da água para banho e recreação é analisada através da presença de Escherichia coli na água, uma bactéria presente nas fezes humanas e de animais. A praia é considerada imprópria quando a densidade de E. coli é superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou caso o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100m.

Leia mais:

O Inema detalha que no período chuvoso as praias podem ser ser contaminadas mediante o arraste de detritos diversos, carregados através das galerias pluviais. O órgão aponta que é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Além de praias em Salvador, o Inema também indicou que localidades no litoral norte, baixo sul e no litoral sul e extremo sul também estão impróprias para banho. Confira abaixo a lista completa:

SALVADOR

São Tomé de Paripe – Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia; Tubarão – Em frente ao conjunto habitacional abandonado, próximo à antiga fábrica de cimento; Periperi – Na saída de acesso à praia, após travessia da via-férrea; Penha – Em frente à barraca do Valença; Bonfim – Ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia; Pedra Furada – Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia; Roma – Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge; Canta Galo – Atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes, junto à rede coletora de esgotos do Bahia Azul; Porto da Barra – Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso à praia; Farol da Barra – Em frente às escadas de acesso à praia, na Rua Dias d’Ávila; Rio Vermelho – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana; Pituba – Em frente à escada de acesso à praia, em frente à Portinox e a Rua Paraíba; Pituba – Próximo à rampa de acesso à praia, em frente ao Ed. Atlântico Empresarial e à Rua Paraná, atrás da praça (antigo clube Português); Armação – Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa; Boca do Rio – Em frente ao posto Salva Vidas; Patamares – Em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe; Lagoa de Pituaçu – Em frente à entrada do estacionamento do parque; Itapuã – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à Rua Sargento Waldir Xavier; Lagoa de Abaetê – Em frente à placa de fundação do parque.

BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Bom Jesus dos Pobres – Em frente à barraca de praia Joia Rara; Cabuçu – Em frente às barracas da Rua do Porto; Pedras Altas – Em frente às barracas de praia; Gameleira – Em frente à Cruz da Gameleira.

COSTA DAS BALEIAS – LITORAL EXTREMO SUL

Cumuruxatiba – Em frente à Pousada Cumuruxatiba.

COSTA DO CACAU – LITORAL SUL

Concha – Em frente às barracas de praia, próximo à desembocadura do Rio de Contas; Ponta da Tulha – Praia do Litoral Norte de Ilhéus, Km 20; Avenida – Próximo à lanchonete Subway; Cristo – 100 Próximo à Barraca Point Conde Badaró; Sul – Em frente às barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus; Opaba – Próximo à barraca Brilho do Luau; Ceplus Montante – À montante da ETE da Embasa; Corurupe – Próximo à Cabana Marysol.

COSTA DO DENDÊ – LITORAL BAIXO SUL

1ª. Praia de Morro de São Paulo – Início da primeira praia; 2ª. Praia de Morro de São Paulo – Início da segunda praia; 3ª. Praia de Morro de São Paulo – Início da terceira praia; 4ª. Praia de Morro de São Paulo – Início da quarta praia.

COSTA DO DESCOBRIMENTO – LITORAL EXTREMO SUL

Mucugê – Arraial d’Ajuda. Em frente às barracas de praia.

COSTA DOS COQUEIROS – LITORAL NORTE

Buraquinho – A cerca de 200 m da foz do Rio Joanes; Arembepe – Em frente à casa dos pescadores e Igreja de Arembepe; Guarajuba – Em frente ao restaurante Laguna; Rio Pojuca – Na Barra; Rio Capivara Grande – Sob a ponte do Emissário.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo