Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
Especial Publicitário

3ª edição do Origem Week movimenta cena gastronômica na Bahia

Evento receberá chefs nacionais e internacionais, palestrantes e expositores entre os dias 14 e 17 de março no Centro de Convenções Salvador

Especial Publicitário • 13/03/2024 às 17:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Salvador, terra da diversidade, influências e saberes culinários sedia, de 14 a 17 de março, a terceira edição do Origem Week Bahia, no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio. O evento retorna à capital baiana com a proposta de imersão nas tradições e riquezas da alimentação regional, com a valorização dos produtos e produtores do estado, apresentações culturais, artesanato, palestras, oportunidades de negócio e showcooking com chefs nacionais e internacionais, como o belga Laurent Rezette e a argentina Mariana Corbetta.


				
					3ª edição do Origem Week movimenta cena gastronômica na Bahia
Marco Lessa, idealizador do Origem Week e CEO do Grupo M21. ​Foto: Divulgação

O festival, que se firmou como uma das maiores feiras gastronômicas da Bahia, traz nesta edição mais de 300 marcas de produtos – do gourmet ao artesanal –, como queijos, vinhos, chocolates, doces, cafés e charutos. Essa variedade de sabores será representada por 200 expositores, que disponibilizarão suas mercadorias nos stands para vendas e degustação. Dentro da feira gastronômica acontece ainda a 35ª edição do Chocolat Festival.

Leia mais:

"O Origem Week chega a sua terceira edição com ainda mais marcas e produtos baianos, mais conteúdos e com a perspectiva de grandes negócios. O objetivo é levar para Salvador o melhor da Bahia, especialmente para o micro e pequeno empreendedor que não tem tantas oportunidades", disse Marco Lessa, idealizador do evento e CEO do Grupo M21.

O evento prioriza fomentar a agricultura familiar, que é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos baianos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os produtores rurais estarão imersos numa troca de conhecimento constante com a sociedade civil e representantes do poder público e privado, divulgando as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente dessas atividades.


				
					3ª edição do Origem Week movimenta cena gastronômica na Bahia
Espaço do Café no Origem Week. ​Foto: Divulgação

O Origem Week Bahia estima receber cerca de 20 mil visitantes durante os quatro dias, gerando uma receita de R$ 5 milhões em negócios. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome. O evento é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI e Bahiater.

CHOCOLAT FESTIVAL

O Origem Week recebe o maior festival de chocolate da América Latina, o Chocolat Festival, que está em sua 35ª edição reunindo toda a cadeia produtiva, do cacau ao chocolate e derivados. A programação contará com showcooking, degustação, palestras e experiência sensorial.

SHOWCOOKING

Elevando a experiência e aguçando os sentidos dos participantes, o evento traz a dinâmica da cozinha ao vivo com o showcooking (aula + degustação) com grandes chefs nacionais e internacionais. Os profissionais vão preparar pratos autorais e compartilhar suas técnicas e vivências na grade do Origem Week e Chocolat Festival.

Entre as atrações confirmadas estão a chef angolana radicada na Bahia, Dona Dolores, que vai preparar uma receita valorizando a origem da gastronomia baiana e suas raízes. Outro destaque é a chef baiana Solange Borges, que vai

homenagear a influência africana em sua cozinha utilizando plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Já na programação do Chocolat Festival, o renomado chef belga Laurent Rezette e a chef argentina Mariana Corbetta vão dar um show no preparo de receitas doces ao lado de Francisco Sant'Anna, que vai ensinar a fazer um Sorvete de Chocolate com Cocada; chef Marcus Amaral com o tradicional Acarajé da Bahia; a chef Elibia Portela com o Pão Delícia com Ganache de Limão Siciliano. O público ainda poderá apreciar os pratos dos chefs Thiago Sá, Dani Façanha, Cida Pescadora e Raimundo Mendes.

Para a criançada terá o espaço Kids Cooking, com aulas para os pequenos aspirantes à cozinha com técnicas simples e divertidas de como preparar receitas deliciosas. As aulas serão comandadas pela chef Tia Pri.


				
					3ª edição do Origem Week movimenta cena gastronômica na Bahia
3ª edição do Origem Week Bahia chega a Salvador em março. Foto: Divulgação

PALESTRAS

Entre os palestrantes confirmados para a terceira edição do Origem Week, destaque para:

Uerisleda Alencar Moreira - Doutoranda em Difusão do Conhecimento (UNEB/UFBA/IFBA). Docente no Centro Universitário Estácio da Bahia, Gastrônoma com experiência na área de História da Alimentação, Panificação e confeitaria brasileira e Plantas Alimentícias Não-Convencionais.

George Melo Barreto - Administrador, Pós-graduado em Marketing , Mestre em Gestão de Negócios – UFBA e Especialista em Estratégia de Marketing do Consumidor-EUA.

Achille Bianchi - A Indicação Geográfica (IG) como reconhecimento de valor e qualidade na União Europeia, ele é advogado internacional especializado em Propriedade Intelectual, Indicação Geográfica e Marcas Coletivas

Drª Maria Eduarda Araújo - advogada, especialista em direito empresarial, integrante das comissões de Fashion Law, Direito empresarial e Direito digital

ARTESANATO

Visando protagonizar toda a cadeia produtiva do estado, a feira abrigará também o artesanato local, com rendas, bordados e peças em cerâmica e madeira.

NEGÓCIOS

O evento abre espaço para o empreendedorismo e investimento com rodadas de negócios, fóruns de discussão, entre outras atividades comerciais, estimulando, assim, a parceria e aproximação entre empresários e pequenos produtores e facilitando a negociação entre empresas (B2B) e empresa e consumidor final (B2C).


				
					3ª edição do Origem Week movimenta cena gastronômica na Bahia
Marco Lessa, idealizador do Origem Week e CEO do Grupo M21. ​Foto: Divulgação

SERVIÇO

3ª edição do Origem Week Bahia

  • Quando: 14 a 17 de março
  • Horário: 19h às 22h (abertura)
  • 15 a 16/03 das 14h às 22h
  • 17/03 das 14h às 20h
  • Onde: Centro de Convenções Salvador
  • Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 5490 - Boca do Rio, Salvador – BA
  • Entrada: 1kg de alimento não perecível
  • Saiba mais: @origemweek

SOBRE O ORIGEM WEEK

Presente em quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás) e no Distrito Federal, o Origem Week é uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local, visando melhorar a competitividade e promover comercialmente produtos vinculados às condições e características da sua região. Com práticas sustentáveis, o evento fortalece o capital econômico e social dos estados por onde passa, evidenciando a sua diversidade gastronômica e cultural. Em sua terceira edição na Bahia, o evento contabiliza pelo Brasil mais de 30 mil visitantes, mais de 250 marcas de produtos originais lançadas, mais de 200 expositores e uma movimentação que passa dos R$ 4 milhões em negócios.

SOBRE MARCO LESSA

Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade. Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia