Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > literatura
Whatsapp Whatsapp
Festival

'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador

Festival 'Flimina' discute ainda temas como equidade de gênero, desafios ambientais e produção de conteúdo digital

Mayra Lopes • 08/03/2024 às 20:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O lançamento da primeira edição do Festival 'Flimina' movimentou a capital baiana nesta sexta-feira (8). O evento, que segue até o sábado (9), celebra o protagonismo feminino na literatura e discute temas como equidade de gênero, desafios ambientais e produção de conteúdo digital. Tudo acontece na CAIXA Cultural de Salvador, localizado na Av. Carlos Gomes.


				
					'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador
'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador. Foto: Lara Letícia / iBahia

A festa prioriza a mulher na literatura, seja como autora, professora, pesquisadora, leitora, booktuber, influencer e outras profissionais da área. A jornalista, pesquisadora e curadora do evento, Edma de Góis evidenciou esse objetivo:

Leia mais:

"A importância de ter mulheres escrevendo, mulheres produzindo outras linguagens além da literatura, é que a gente amplia as perspectivas sociais, a gente amplia as possibilidades da gente construir outros imaginários que não aqueles feitos apenas pelos homens. Então, não se trata simplesmente de um número e de um percentual que a gente quer que aumente, mas efetivamente vai fazer uma diferença do ponto de vista da representação. Então, quando mulheres escrevem e elas escrevem sobre tudo, sobre diversos temas e não só temas estereotipados como temas femininos, a gente amplia essa possibilidade de representação feminina também dentro dos textos."


				
					'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador
A jornalista, pesquisadora e curadora da Flimina, Edma de Góis. Foto: Lara Letícia / iBahia

Amanda Santana, coordenadora de produção da Bahia Eventos, também ressaltou a importância desse reconhecimento e protagonismo. "A ideia de protagonizar as mulheres na literatura veio da observação, da quantidade de mulheres no mundo da literatura, não só como consumidoras mas como escritoras e ilustradoras. Então, a ideia de trazer um evento que dá um protagonismo para as mulheres, para tratar de eventos atuais, como desigualdade de gêneros, conteúdos digitais, é importante."

Durante o evento, os debates reunirão nomes como da escritora e ativista baiana Jovina Souza, autora de O levante da fênix (2021), da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum; da artista indígena Yacunã Tuxá; da escritora Aline Bei, autora de Pequena Coreografia do Adeus (2021); e de Karina Buhr, colunista da revista Continente e autora do livro de poemas Desperdiçando rima (Rocco, 2015).


				
					'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador
Bruno Portela, head da Bahia Eventos, no Flimina. Foto: Lara Letícia / iBahia

Diversos eixos - como criação artística e literatura escrita - estarão em destaque. Bruno Portela, head da Bahia Eventos, disse que o festival se torna um marco na cidade, já que mostra a força que as autoras têm nesse mercado.

"Esse evento é muito significativo para a gente, porque a literatura tem um papel fundamental, a gente sabe disso, não precisa muita explicação do papel relevante para a nossa sociedade, e ele mostra a força que as autoras têm nesse mercado...essas pessoas que fazem a nossa cultura, que fazem a nossa literatura e que a gente fala diretamente. Hoje é um dia marcante, porque é o dia comemorativo, o Dia Internacional da Mulher, mas o que a gente faz com um evento como esse é perpetuar e mostrar que a cultura, as mulheres têm protagonismo e assim será sempre."


				
					'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador
'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador. Foto: Lara Letícia / iBahia

Vale pontuar que o festival integra a temporada 2023/2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, uma iniciativa do banco para promover o intercâmbio da produção de cultura em suas unidades. O patrocínio do evento é da CAIXA e do Governo Federal, com realização da Bahia Eventos e Mirdad Cultura.

Programação do 'Flimina'

Como nascem as ficções produzidas por mulheres? Este será o questionamento da mesa que será realizada no sábado (09), às 10h, com mediação de Mônica Menezes. Intitulado de “Criar mundos ficcionais”, o momento irá reunir as Aline Bei, uma das escritoras mais proeminentes de sua geração, e Karina Buhr, artista consolidada na música e que lançou seu primeiro romance Mainá (Todavia, 2022).

No mesmo dia, às 14h, o debate será sobre a importância das plataformas digitais para formar e informar novas gerações de escritoras em todo o país. Esta conversa vai reunir dois nomes de destaque na produção de poesia e na divulgação de autoras negras na internet: a escritora Ryane Leão, autora de Tudo nela queima e brilha (2017), e a poetisa Lorena Ribeiro, criadora de conteúdo no YouTube e Instagram no projeto literário Passos entre Linhas.


				
					'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador
'Flimina' celebra protagonismo feminino na literatura em Salvador. Foto: Lara Letícia / iBahia

Ainda no sábado (9), às 17h, a mesa “O que pode a palavra” encerra a programação da primeira edição da Flimina. Os principais eixos serão criação artística, literatura escrita por mulheres e o papel da poesia diante dos desafios no mundo. Com mediação de Fernanda Miranda, o momento vai reunir a multiartista Elisa Lucinda, e a escritora e ativista baiana Jovina Souza, reconhecida pelo trabalho em projetos de identidade e autoestima de pessoas negras.

Serviço “Flimina” – Festa das Mulheres na Literatura

  • Onde? CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador/BA)
  • Quando? 8 e 9 de março, das 19h às 20h30 (sexta-feira); das 10h às 18h30 (sábado)
  • Ingressos? Entrada Franca | Tickets devem ser retirados pela plataforma Sympla
  • Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura