Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Noite da Beleza Negra

'Noite da Beleza Negra', do Ilê Aiyê, pode ser patrimônio imaterial

Dossiê com fotos, matérias, relatos históricos do concurso está sendo construído pelo IPAC

Mayra Lopes • 17/01/2024 às 16:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A 'Noite da Beleza Negra', festa responsável por eleger a Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê, teve o processo de patrimonialização como bem cultural imaterial do estado da Bahia aprovado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).


				
					'Noite da Beleza Negra', do Ilê Aiyê, pode ser patrimônio imaterial
Primeiro bloco afro do país vai realizar a 43ª Noite da Beleza Negra na Senzala do Barro Preto, localizada no Curuzu, em Salvador. Foto: Divulgação/André Frutuoso

O pedido foi registrado em setembro de 2019, por um membro do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e encaminhado ao IPAC. No ano passado, em 2023, o presidente do primeiro bloco afro do Brasil, Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô do Ilê, enviou um ofício ao instituto reforçando o pedido feito pelo CEC. E agora, o processo foi aprovado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

"Ficamos bastante emocionados, é um momento muito especial para o carnaval da Bahia. O Ouro Negro ampliou o investimento no processo dos blocos afro, assim, houve o pedido para que fosse registrada a Noite da Beleza Negra", afirmou Luciana Mandelli , diretora geral do IPAC.

Ainda segundo Luciana Mandelli, um dossiê com fotos, matérias, relatos históricos do concurso e das participantes está sendo preparado. São 43 edições a serem contabilizadas.

Quando tudo estiver pronto, o documento será encaminhado à Secretaria de Cultural (Secult), ao Conselho Estadual de Cultura e à Governadoria. Caso seja aprovado, o Decreto de Patrimonialização definitivo será publicado.

43ª edição do concurso

A 43ª edição da Noite da Beleza Negra aconteceu no dia 14 de janeiro, na Senzala do Barro Preto, localizada no bairro do Curuzu, em Salvador. A empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento, de 29 anos, foi eleita a nova Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê.

Além de Larissa, outras 14 candidatas disputaram a vaga. Moradora do bairro da Liberdade, ela participou do concurso pela terceira vez.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música