Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > novelas
Whatsapp Whatsapp
Tô Certo ou Tô Errado?

'Elas por Elas' e a maneira quase correta de fazer remake

Último capítulo da novela 'Elas por Elas' será reapresentado neste sábado (14)

David Cardoso / Tô certo ou tô errado? • 13/04/2024 às 10:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Eu já falei algumas vezes aqui na coluna o quanto algumas novelas prendem minha atenção com facilidade. Tô certo ou tô errado? Uma novela que eu estava louco para assistir era a versão original de “Elas Por Elas” de 1982, escrita por Cassiano Gabus Mendes. Por um tempo, esperei uma reprise no Viva, mas não rolou, até que fui agraciado com a chegada no Globoplay.


				
					'Elas por Elas' e a maneira quase correta de fazer remake
'Elas por Elas' e a maneira quase correta de fazer remake. Foto: TV Globo/Fábio Rocha

O resultado foi que eu amei a novela com exceção do último capítulo, que foi muito apressado e não deu tanto destaque a algumas histórias que tanto me cativaram ao longo da minha maratona.

Leia mais:

Falando em último capítulo, ontem, nos despedimos do remake de "Elas por Elas", assinado por Thereza Falcão e Alessandro Marson que, assim como a original, me surpreendeu e eu vou falar do resultado final dessa obra agora. Como nem todo dia é festa, nem todo choro é triste, bora lá saber o que funcionou ou não na história.

'ELAS POR ELAS': 7 AMIGAS E UM DETETIVE

Ter uma novela com sete amigas protagonistas, significa, que teremos pelo menos sete núcleos diferentes, então haja fôlego e história para tantos personagens. No começo senti que fazendo um comparativo com a original, o remake não tinha tanta emoção e os personagens pareciam que estavam em uma trama infantil.

No terceiro mês de novela, eu estava preso na trama e ansioso por cenas de Mário Fofoca - interpretado magistralmente por Lázaro Ramos, e Lara interpretada por Deborah Secco. Mais uma vez, os atores fizeram uma dupla e esbanjaram química em cena.

Acredito que cada “amiga protagonista” teve seu momento de tela e brilharam, mesmo algumas demorando para chegar no tom do personagem.


				
					'Elas por Elas' e a maneira quase correta de fazer remake
Mário se declara para Lara Mário (Lázaro Ramos) se declara para Lara (Deborah Secco). Foto: TV Globo/Divulgação

No começo, a Helena de Isabel Teixeira se comportava como uma vilã de novela infantil, mas do meio para o final demonstrou a força e capacidade da atriz - que estreou em novelas interpretando a Carmen Ferreira de Sete Vidas. Na novela atual, ela entregou uma vilã daquelas, sempre pronta para maldades. A cena do último capítulo, em que ela atira e acaba atingindo o pai e sofre com isso, mostrou que além de maldade, ainda restava algum pouco de bondade no coração dela.

Em 2013, quando surgiu em 'Salve Jorge', Maria Clara Spinelli, brilhou ao interpretar Anita Silveira, uma jovem sonhadora que sofre ao ser traficada e obrigada a se prostituir. Naquela época, por uma questão da nossa sociedade mesmo, eu não imaginaria que ela chegaria ao posto de protagonista, mas ela chegou e depois de algumas adequações na personagem, ela finalmente entregou uma boa personagem no final.

Das sete amigas, Mariana Santos foi a última escalada para interpretar a desequilibrada Nathalia, que acredita que uma das suas amigas matou seu irmão. Em julho de 2023, Monica Iozzi, escalada para o papel de Natália na trama e já fotografada em caracterização para a promoção da personagem, teve que abandonar o elenco repentinamente por questões de saúde, apenas alguns dias após o início das filmagens.

Tinha uma expectativa para o retorno da Monica, mas Mariana Santos interpretou uma Natália muito bem e cumpriu com o combinado.


				
					'Elas por Elas' e a maneira quase correta de fazer remake
Helena irá disparar no pai no último capítulo. Foto: Reprodução/TV Globo

NÚCLEO MALHAÇÃO

Quem sente saudades de Malhação? Quem não se recorda da novela adolescente exibida em temporadas entre os anos de 1995 a 2020. Pois 'Elas por Elas teve muitos casais adolescentes e com boas histórias.

Os protagonistas jovens Ísis (Rayssa Bratillieri) e Giovanni (Filipe Bragança) provaram que tem química e já podem ser protagonistas. Ela começou em 'Malhação Vidas Brasileiras' em 2018 e. ele em 'Chiquititas' em 2013.

No mote inicial da história, após se apaixonarem, eles descobriram que podiam ser irmãos. Na sequência, acreditam que são tia e sobrinho. E no final, o amor venceu e eles ficaram felizes para sempre.

Outro casal que se saiu muito bem foi a vilãzinha, Cris (Valentina Herszage) e Tony (Richard Abelha). Ambos desejavam outras pessoas, mas no fundo gostava mesmo era um do outro.


				
					'Elas por Elas' e a maneira quase correta de fazer remake
Adriana e Sérgio se reencontram Ísis (Rayssa Bratillieri), Adriana (Thalita Carauta) e Sérgio (Marcus Caruso). Foto: TV Globo/Léo Rosario

A NOVELA PRESTOU?

Ainda que a audiência não tenha sido boa, a trama se despediu com a pior audiência da faixa, mas com recordes comerciais para o horário das seis.

Na minha visão, a novela teve um começo difícil: atores fora do tom, imagens muito escuras e poucas imagens externas, o que para o horário pode ser um pouco perigoso já que nessa faixa as tramas tradicionalmente tem como características um enredo simples e tipicamente romântico, muitas das vezes sendo de época e/ou regional. Nisso, contamos sempre com imagens solares, romance como foco principal, etc.

Um grande destaque que não pode deixar de ser mencionado foi a participação de Paula Cohen interpretando a vilã enfermeira Miriam, personagem que na versão original não tinha tanto peso, mas que aqui foi muito bem aproveitada.

Na minha opinião, após o primeiro mês de novela, 'Elas por Elas' demonstrou ser uma novela muito boa e a reta final foi implacável. Os vilões extremamente cruéis e a revelação do quem matou Bruno (Luan Argollo) , ainda que não tenha sido tão surpreendente quanto a original, foi muito bem elaborada.

No original, a própria Natália (Joana Fomm) matou o irmão por acidente, aqui Natália (Mariana Santos), passou longe do crime, quem matou foi o grande vilão Sérgio, interpretado perfeitamente pelo ator Marcos Caruso.


				
					'Elas por Elas' e a maneira quase correta de fazer remake
Lara e Taís fazem as pazes Taís (Késia) chega em casa após o sequestro e se reconcilia com Lara (Deborah Secco). Foto: TV Globo/Léo Rosario

'Elas por Elas' foi uma trama envolvente e empolgante, principalmente, porque foi um remake que destoou dos últimos que seguiram a fórmula original quase que integral. Aqui, Thereza Falcão e Alessandro Marson, anteciparam os acontecimentos e criaram novas histórias para a trama a partir do capítulo 100. Genialidade, afinal, eles se saíram muito bem, mas ainda acho que a novela deveria ter ganhado um remake na faixa original, a das sete, já expliquei até sobre isso em um texto anterior da coluna.

CURIOSIDADES

Você sabia que o remake de 2023 não foi a primeira adaptação de “Elas por Elas”? Em 1991 o canal 13 do Chile adaptou a trama com o título “Ellas por ellas”. A novela foi um grande sucesso, mas nunca foi reprisada.

Inicialmente, a diretora Amora Mautner desejava que grandes atrizes da emissora estivessem na obra para interpretar as sete protagonistas da trama, assim como na versão original, que reuniu grandes atrizes da época para os papéis principais. Dentre os nomes mais cotados pela imprensa estavam Taís Araújo, Adriana Esteves, Júlia Lemmertz, Vivianne Pasmanter, Alessandra Negrini e Malu Mader

“Elas por Elas” será substituída por “No Rancho Fundo”, novela criada e escrita por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOVELAS :

Ver mais em NOVELAS