Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > diversão > novelas
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Tô Certo ou Tô Errado?

'Renascer': remake terá mesmo sucesso que trama original?

Se a trama original foi um sucesso, para o remake é sempre esperado o mesmo êxito. 'Renascer' atenderá a essa expectativa?!

David Cardoso / Tô certo ou tô errado? • 16/03/2024 às 10:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Há quem diga que uma boa história merece ser recontada com uma nova roupagem e produção, adequada aos costumes e modos atuais, para que o público diferente possa acompanhar. Se a trama original foi um sucesso, para o remake é sempre esperado o mesmo êxito. O autor pode recontar sua história ou um novo autor pode criar novas possibilidades e transformar o que já era marcante em algo melhor. Estamos falando de 'Renascer' e 'Elas por Elas'. Mas, será que esses remakes serão assim?


				
					'Renascer': remake terá mesmo sucesso que trama original?
Conheça mais personagens de ‘Renascer’, a próxima novela das 21h. Foto: Globo/Fábio Rocha

Nas faixas inéditas da TV Globo, atualmente, temos duas novelas que são adaptações. 'Elas Por Elas', baseada na obra original de Cassiano Gabus Mendes, foi exibida em 1982. O destaque dessa é que além das muitas mudanças em relação ao roteiro original, a trama a partir do capítulo 100 seguiu um novo rumo, ou seja, o final será inédito (ou não).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A segunda trama está na faixa das nove e é assinada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa. O jovem autor também foi responsável pelo remake de “Pantanal”.

'Renascer' foi lançada como uma grande promessa para 2024. Na nossa coluna da semana conversamos com Amanda Aouad Almeida - Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Póscom UFBA, pesquisadora, roteirista, crítica de cinema e professora da Unifacs, além de fã da trama original.

Será que a história que foi um sucesso em 1993, ainda vale para 2024? Foram feitos os ajustes necessários? Vamos saber tudo agora, afinal, tô certo ou tô errado?


				
					'Renascer': remake terá mesmo sucesso que trama original?
'Renascer': mudança de fase começa na segunda. Foto: Globo/Fábio Rocha

1993 X 2024

Pensar no Brasil de 1993 é muito difícil em comparação ao de 2024. Quando 'Renascer' foi exibida originalmente muitas coisas eram consideradas “aceitáveis”, mas hoje não é, e assistir algumas situações podem gerar um certo desconforto para sociedade. Vamos a alguns relatos?

Atores são atores e precisam se preparar para todos os papéis, mas acho que como a novela se passa na Bahia e temos tantos artistas talentosos no estado, seria uma grande oportunidade ter esses talentosos representando o nosso povo.

A relação entre José Inocêncio (Marcos Palmeiras) e Mariana (Theresa Fonseca), além de não ter tanto sentido, é muito delicada. Ela chamando ele de “Painho” antes dos momentos românticos é algo muito constrangedor e incestuoso.

Acho que é até um dos motivos que a personagem, quando foi interpretada por Adriana Esteves, não agradou tanto o público.

Uma grande diferença da exibição original foi a mudança da música de abertura: Confins (música original), nitidamente narrava a saga do José Inocêncio. Acho que se a plantação e colheita de cacau ficasse sempre como primeiro plano na história, “Lua Soberana”, seria um luxo.


				
					'Renascer': remake terá mesmo sucesso que trama original?
José Venâncio (Rodrigo Simas) e Eliana (Sophie Charlotte) em 'Renascer'. Foto: Globo/Estevam Avellar

Leia mais

DESTAQUES DE 'RENASCER'

Quase sempre o bom de assistir um remake, quando já assistimos à exibição original é que podemos comparar atuações (mesmo isso não sendo o foco). Em 1993, muitos nomes se destacaram e em 2024 não poderia ser diferente.

A personagem Eliana, interpretada por Sophie Charlotte, originalmente foi vivida por Eliane Giardini. Sophie abraçou Eliana com unhas e dentes e está entregando uma cena melhor do que a outra. Um spoiler é que quando a personagem chegar na Fazenda, vai aprontar muito.

Na primeira fase, na minha opinião, um grande destaque e uma atuação digna de prêmio foi Belize Pombal interpretando Quitéria, mãe da personagem Maria Santa (Duda Santos).

Antonio Calloni (Coronel Belarmino Ferreira) e Enrique Díaz (Firmino Coutinho), foram outros nomes que se destacaram na primeira fase, como sempre. Os dois atores são mestres!


				
					'Renascer': remake terá mesmo sucesso que trama original?
'Renascer': mudança de fase começa na segunda. Foto: Globo/Fábio Rocha

TRAMA DE 'RENASCER'

Poucas novelas rurais são ágeis e a maioria segue o estilo bucólico da vida no campo (e que eu amo). Aqui não é diferente e poderia ser resolvido no remake, mas até então não foi feito.

Muitos remakes servem justamente para resolver isso e assim como “Pantanal”, que seguiu à risca a trama original. 'Renascer' está seguindo nos mesmos passos. Será que esse estilo de remake sem tantas adaptações ainda é aceitável?

Muitas pessoas se perguntam como o México consegue desde os anos 60 continuar produzindo tantos remakes e alguns que chegam a superar o original? Eu vou explicar.


				
					'Renascer': remake terá mesmo sucesso que trama original?
Protagonizada por Gabriela Spanic e sucesso dos anos 90, ‘A Usurpadora’ chega ao Globoplay. Foto: Divulgação

No México, eles aproveitam a essência original e buscam novos elementos que possam ter significado para aquele momento. Um grande e clássico exemplo é “A Usurpadora”.

Muitas pessoas acreditam que a trama possui uma história inédita, mas na verdade foi baseada em uma trama homônima da Venezuela de 1971 e que ganhou um remake em 1981 no México, com o título “El hogar que yo robé”. A segunda foi um grande sucesso, mas nada superou a versão clássica, protagonizada por Gabriela Spanic como as gêmeas Paulina Martins e Paola Bracho, que rodou o mundo inteiro e virou um fenômeno.

PODCAST

Deixo aqui o podcast completo para vocês escutarem o meu bate-papo com Amanda Aouad. Vale muito a pena conferir e até a próxima!

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOVELAS :

Ver mais em NOVELAS