Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > novelas
Whatsapp Whatsapp
Tô Certo ou Tô Errado?

Salvador - 475 anos: relembre tramas que tiveram a cidade como cenário

'O Bem-Amado' e 'Verão Vermelho' estão na lista de tramas que tiveram Salvador no roteiro

David Cardoso / Tô certo ou tô errado? • 29/03/2024 às 7:30 • Atualizada em 29/03/2024 às 13:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Hoje, Salvador está em festa, afinal, não é todo dia que a primeira capital do Brasil completa 475 anos, não é mesmo? Essa coluna é sobre tramas e novelas, mas eu estou falando de Salvador. Qual o sentido disso?


				
					Salvador - 475 anos: relembre tramas que tiveram a cidade como cenário
'Segundo Sol' foi uma das tramas que teve Salvador como cenário. Foto: Reprodução / TV Globo

O Brasil tem uma audiência que segue assistindo massivamente às telenovelas, seja pelo laço social que elas proporcionam, ou pelo conteúdo social, cultural e histórico. Nesses quase 73 anos de produção de novelas no país, já conseguimos viajar não só para o exterior do Brasil, mas também para o interior brasileiro e um lugar que já brilhou algumas vezes nas telas foi Salvador.

Leia mais:

O tema da nossa coluna da semana é uma homenagem à primeira cidade do Brasil. Você lembra das vezes que Salvador foi cenário das novelas e minisséries da TV Globo? Não lembra? Pois bem, vou te lembrar agora, bora lá?

SEGUNDO SOL (2018)

A primeira é recente e gerou muitas polêmicas. Escrita por João Emanuel Carneiro, autor de sucessos como 'Cobras e Lagartos', 'A Favorita' e 'Avenida Brasil', a trama se passa em Salvador e aborda temas como identidade, família, música e redenção.

A história gira em torno de Beto Falcão, interpretado por Emílio Dantas, um cantor de axé que enfrenta uma crise na carreira e é convencido pelo irmão e empresário, Remy (Vladimir Brichta), e pela namorada, Karola (Deborah Secco), a não revelar que está vivo e a passar um tempo na fictícia ilha de Boiporã, assim forjando sua própria morte para escapar das dívidas e reconquistar o sucesso.

Ele assume então a identidade de Miguel.. Essa farsa acaba mudando a vida de várias pessoas ao seu redor. A novela também aborda questões como tráfico de drogas, corrupção policial, além de explorar as belezas naturais e culturais da Bahia, como a música e o sincretismo religioso. Uma das polêmicas da trama foi apresentar para o público o retrato de uma Bahia que foge da realidade racial do seu povo: uma Bahia branca.

O BEM-AMADO (1973)


				
					Salvador - 475 anos: relembre tramas que tiveram a cidade como cenário
'O Bem Amado' foi uma das tramas que teve Salvador como cenário. Foto: Reprodução / TV Globo

"O Bem-Amado" é uma novela brasileira que foi ao ar pela Rede Globo em 1973. A trama se passa na fictícia cidade de Sucupira, um lugar onde a política local é marcada por intrigas, corrupção e interesses pessoais.

O enredo gira em torno de Odorico Paraguaçu, interpretado pelo saudoso ator Paulo Gracindo, que é o prefeito da cidade. Ele é um político carismático e manipulador, cujo principal objetivo é inaugurar um cemitério na cidade, mesmo que para isso tenha que recorrer a meios duvidosos e até mesmo à criação de assassinatos para garantir que o cemitério seja utilizado.

A novela tinha a fictícia cidade de Sucupira como cenário principal, mas os capítulos ainda contavam com cenas em Salvador da década de 1970. Locais como Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Pelourinho, fizeram parte das locações e da abertura da trama.

"O Bem-Amado" é uma sátira inteligente e mordaz sobre a política brasileira e suas práticas corruptas. Ao mesmo tempo em que diverte o público com situações cômicas e diálogos afiados, a novela também faz uma crítica contundente aos políticos que priorizam seus interesses pessoais em detrimento do bem-estar da população. Vale destacar que a história foi escrita pelo baiano Dias Gomes!

VERÃO VERMELHO (1969)


				
					Salvador - 475 anos: relembre tramas que tiveram a cidade como cenário
'Verão Vermelho' foi uma das tramas que teve Salvador como cenário. Foto: Reprodução / TV Globo

Também escrita por Dias Gomes a novela aborda conflito de gerações, preconceito social, infelicidade conjugal, reforma agrária e questões raciais. Foi a primeira novela brasileira ambientada na Bahia, reproduzindo a cultura popular local, as festas de rua, rodas de capoeira e candomblé e uma série de signos e símbolos de cunho popular.

Na novela que contava a difícil relação matrimonial de Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho). Os dois, de classes sociais distintas, casaram-se muito novos, sem nem ao menos se conhecerem bem, e vivem em constante conflito.

A filmagem ocorreu no local, exibindo as ruas de Salvador e pontos como a igreja de São Francisco, a igreja do Senhor do Bonfim, o Farol da Barra, as praias de Itapuã e Pituba, e o iate clube da Bahia, onde ocorreu a gravação da festa de 15 anos de Patrícia (Maria Cláudia), destacada no primeiro capítulo da novela.

Leia mais

VELHO CHICO (2016)


				
					Salvador - 475 anos: relembre tramas que tiveram a cidade como cenário
'Velho Chico' foi uma das tramas que teve Salvador como cenário. Foto: Reprodução / TV Globo

Essa passa longe de ser uma das minhas novelas favoritas e que foi marcada por uma tragédia: a morte do ator Domingos Montagner.

A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa se passava na Bahia e a primeira fase destaca Salvador da década de 1960, quando Afrânio (Rodrigo Santoro/Antônio Fagundes) é obrigado a voltar de Salvador para a fictícia localidade de Grotas de São Francisco, situada nas proximidades do Rio São Francisco.

Ele se vê na obrigação de ocupar o posto deixado por seu pai, o influente Coronel Jacinto (Tarcísio Meira), que detinha o controle político e econômico da região. A novela apresentava um estilo meio peculiar e não me agradou muito. Achava um estilo lento e cansativo, além de muitas situações repetitivas.

O CANTO DA SEREIA (2013)


				
					Salvador - 475 anos: relembre tramas que tiveram a cidade como cenário
'O Canto da Sereia' foi uma das tramas que teve Salvador como cenário. Foto: Reprodução / TV Globo

Essa não é uma novela, mas é uma trama que fez muito sucesso, a minissérie “O Canto da Sereia”. Escrita por George Moura e Patrícia Andrade, livremente inspirada no romance homônimo de Nelson Motta. Essa é uma das minhas minisséries favoritas da TV Globo, pois mistura coisas que eu amo: Música, Axé, Salvador e Suspense.

A minissérie contou os bastidores da vida de Sereia (Isis Valverde), nascida em Itabuna, sul da Bahia. Ela é uma grande estrela da música pop e do axé, assassinada no alto de um trio elétrico, durante sua apresentação em uma terça-feira de Carnaval.

Os temas ligados ao dinheiro, fama, inveja, idolatria, suspense, mistério, amor e ódio se enredam na teia de segredos que constituem a trama contemporânea, ambientada na cidade de Salvador, na Bahia. Sereia Maria de Oliveira, devota de Iemanjá, inicia a carreira em bares de Salvador.

Com exceção de “Verão Vermelho”, todas as obras citadas estão disponíveis no Globoplay para quem quiser conferir. Vale a pena ver de novo. Tô certo ou tô errado? É a Bahia!

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOVELAS :

Ver mais em NOVELAS