Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
Investigação

Destroços de submarino são resgatados com possíveis restos humanos

Cinco pessoas morreram após submersível explodir em expedição ao Titanic

Redação iBahia • 28/06/2023 às 20:28 • Atualizada em 28/06/2023 às 20:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Destroços de submarino são resgatados com possíveis restos humanos
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os destroços do Titan, submarino que implodiu durante expedição ao Titanic no Atlântico Norte, na última semana, foram encontrados com possíveis restos humanos. A informação foi divulgada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos nesta quarta-feira (28).

De acordo com informações divulgadas, os destroços foram levados à terra e equipes descarregaram o material no porto da cidade de St.John's, no Canadá. Os destroços chegaram à terra firme seis dias após a Guarda Costeira americana anunciar ter encontrado partes do submersível e confirmar a morte dos tripulantes.

Leia mais:

"A análise formal dos supostos restos humanos, cuidadosamente recuperados, será conduzida por profissionais médicos dos Estados Unidos", afirmou a guarda-costeira em um comunicado.

De acordo com o g1, também foi dito pelas autoridades que especialistas conduzirão uma análise do material encontrado. Jason Neubae, que lidera as investigações, afirmou em comunicado que as evidências vão fornecer as informações críticas sobre a causa da tragédia.

"Ainda há muito trabalho a ser feito para entender os fatores que levaram à perda catastrófica do Titan e ajudar a garantir que uma tragédia semelhante não ocorra novamente”, afirmou ele.

Além disso, os pedaços da embarcação também servirão para a investigação que tentará encontrar as causas e as condições da implosão. O inquérito principal indica que as partes que eram feitas de fibra de carbono estilhaçaram.

Relembre o caso

A empresa responsável pelo submarino desaparecido em expedição ao Titanic, a OceanGate, afirmou que todos os cinco passageiros da embarcação estão mortos. A declaração foi feita na tarde na quinta-feira (22), após destroços serem encontrados na área de buscas.

"Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram", disse o representante da empresa.


				
					Destroços de submarino são resgatados com possíveis restos humanos
Foto: Reprodução / Redes sociais

Em uma entrevista coletiva, um porta-voz da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que coordena as buscas, afirmou que os destroços estavam a cerca de 500 metros da proa do Titanic. Ainda segundo ele, a descoberta implica na morte dos tripulantes por "implosão catastrófica", já que os destroços mostram que a cabine que protegia as pessoas da pressão do mar foi perdida.

Os cinco passageiros que morreram na expedição são: o diretor executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino; empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood; o bilionário e explorador britânico Hamish Harding; e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

O submarino estava desaparecido desde domingo (18), quando iniciou a viagem turística até os restos do transatlântico que naufragou no século 20 e se encontra em uma profundidade de 3.800 metros.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo