Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > agronegócio
Whatsapp Whatsapp
Bovino e bubalino

Febre Aftosa: campanha de vacinação na Bahia começa dia 1º de abril

Essa será a última campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia; confira detalhes

Gabriela Braga • 28/03/2024 às 9:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi antecipada para o período de 1º a 30 de Abril. A etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano.


				
					Febre Aftosa: campanha de vacinação na Bahia começa dia 1º de abril
Febre Aftosa: campanha de vacinação na Bahia começa dia 1º de abril. Reprodução/ Adab

Desde 1968 os produtores vacinam seus rebanhos na Bahia e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Leia mais:

Para esta última etapa, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino. Os produtores terão até o dia 17 de Maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site da Adab ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade.

Última campanha de vacinação contra Febre Aftosa

De acordo com a Adab, o esforço conjunto entre setor produtivo e o órgão, aliado à evolução do sistema de defesa agropecuário, possibilitou a chancela do MAPA para a suspensão da vacinação a partir de Maio de 2024, com a nota 9,3, a maior entre 17 estados da Federação.


				
					Febre Aftosa: campanha de vacinação na Bahia começa dia 1º de abril
Febre Aftosa: campanha de vacinação na Bahia começa dia 1º de abril. Divulgação/ Canva

Febre Aftosa na Bahia

A Bahia foi um dos estados pioneiros na implantação do programa contra a Febre Aftosa no Brasil, em 28 de fevereiro de 1968. Na ocasião foi criado o GERFAB (Grupo Executivo de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia). Em seguida, vieram o Instituto Biológico da Bahia (IBB), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Departamento de Defesa Agropecuária (DDA).

Já na primeira década de campanhas, houve um grande avanço nos números. Em 1979, os produtores vacinaram mais de 5,7 milhões de animais. Na década de 1990, o combate à aftosa se intensificou em todo o país, sob a orientação do MAPA e na Bahia. O último foco da doença registrado no estado foi em 1997, no município de Jussari.

Em Maio de 2001, a Bahia conquistou a Certificação Internacional de Estado Livre da Aftosa com Vacinação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM AGRONEGÓCIO :

Ver mais em agronegócio