Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > justiça
Whatsapp Whatsapp
Mudança

Defensoria Pública recomenda alteração do nome de uma rua em Salvador

Pedido da Defensoria Pública envolve a rua Morro do Escravo Miguel, localizada no bairro de Ondina

Isadora Gomes • 08/03/2024 às 23:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Defensoria Pública da Bahia recomendou à prefeitura de Salvador, na quinta-feira (7), a alteração do nome da rua Morro do Escravo Miguel, localizada no bairro de Ondina. Segundo informações do órgão, a recomendação busca reforçar a conscientização da população e a resiliência dos negros brasileiros, contribuindo para que o passado não seja resumido ao período em que foram escravizados. A escolha do novo nome é de responsabilidade da própria prefeitura.


				
					Defensoria Pública recomenda alteração do nome de uma rua em Salvador
Nome da rua Morro do Escravo Miguel, localizada no bairro de Ondina, faz alusão à escravidão. Foto: Google Maps

A sugestão da Coordenação da Especializada de Direitos Humanos, em conjunto com o Núcleo de Equidade Racial, é que o novo nome remeta a uma personalidade que tenha contribuído positivamente para a luta e resistência de pessoas negras no Brasil, eliminando qualquer ideal ou conotação racista, preconceituosa e/ou discriminatória.

Leia mais:

“A recomendação tem o intuito de ressaltar que pessoas negras não eram, em si, escravas. O povo negro foi escravizado e este passado, que até hoje tem inúmeros reflexos em nossa sociedade, deve ser lembrado com referências positivas à luta negra, homenageando os que ousaram lutar contra a ordem escravocrata, em vez de reproduzir a desumanização do lugar comum de escravo”, ressalta a defensora pública Letícia Peçanha, coordenadora do Núcleo de equidade Racial.


				
					Defensoria Pública recomenda alteração do nome de uma rua em Salvador
Defensoria Pública recomenda alteração de nome da rua Morro do Escravo Miguel em Salvador. Foto: Divulgação/DPE-BA

A escolha de nomes para os logradouros públicos leva em consideração a observação de alguns critérios como, por exemplo, nomes brasileiros que tenham se distinguido pela prática de atos heroicos e edificantes, nomes populares consagrados pelo uso, data de significação especial para a história, dentre outros feitos relevantes na história.

Salvador já teve rua com mudança de nome

Em 2022, a Prefeitura de Salvador sancionou a lei que mudou oficialmente o nome da Avenida Adhemar de Barros, no bairro de Ondina, para Avenida Milton Santos, em homenagem ao geógrafo baiano. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município.

Anteriormente, a via prestava era um tributo ao médico e político paulista Adhemar de Barros. Hoje, ela homenageia o geógrafo baiano vencedor do Prêmio Vautrin Lud de Geografia, na França, considerado o Nobel de Geografia. Milton Santos também foi professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), cujo o maior campus fica localizado na avenida. O projeto de Lei 97/2021, é de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), e contou com ampla mobilização nas redes sociais por sua aprovação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM JUSTIÇA :

Ver mais em Justiça