Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Saúde da mente

Dia da Saúde: psicóloga dá dicas de como manter a mente saudável

Psicóloga dá possíveis causas, indica fontes seguras de aprendizado e fala como reconhecer sintomas diante de uma saúde mental prejudicada

Helena Pamponet Vilaboim • 07/04/2024 às 18:36 • Atualizada em 08/04/2024 às 13:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Segundo dados da pesquisa "O estado mental do mundo em 2022", encomendada pela Sapiens Labs, em que foram avaliados 64 países, o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de pior saúde mental do mundo. Por isso, neste domingo (7), o iBahia convidou a psicóloga do Instituto Viva Space, Carina Nepomuceno, para abordar o tema. A especialista tem 18 anos de experiência e apontou possíveis causas, como reconhecer os sintomas e onde buscar informações de qualidade quando o assunto é saúde mental.


				
					Dia da Saúde: psicóloga dá dicas de como manter a mente saudável
Psicóloga Carina Nepomuceno dá dicas de como manter a mente saudável. Foto: Cristian Carvalho

De início, a especialista explica que a pesquisa teve como base jovens de 18 a 24 anos e comenta que parte esse resultado pode estar associado à evasão escolar e afastamento laboral, ou seja, do trabalho.

Leia mais:

A dra. Nepomuceno comenta também que a presença ou desenvolvimento de problemas na saúde mental pode ser um traço genético, mas também destaca que eles podem ser adquiridos ao longo da vida, a partir da ausência das figuras parentais, pai e mãe e outros fatores externos.

"Viver em ambientes com figuras parentais negligentes ou abusivas na infância, abuso de álcool e drogas, eventos estressores como a morte e o desemprego. Não podemos deixar de ressaltar o impacto que a pandemia do COVID-19 teve na população geral", explicou a psicóloga.

Como reconhecer sintomas?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1 em cada quatro brasileiros desenvolverão um problema derivado de uma saúde mental precária durante sua vida, e um estudo pela Vittude aponta que 37% dos brasileiros sofrem com estresse extremamente severo, 63% sofrem de ansiedade e 59% da população tem depressão.

Dra. Carina Nepomuceno comenta que é possível notar o desenvolvimento de problemas relacionados com estresse, ansiedade ou depressão a partir de comportamentos que as pessoas adotam no dia a dia.

"Alterações podem ser observadas no humor, onde a pessoa chora com mais facilidade, ou se irrita com mais frequência nas situações cotidianas. Muitas pessoas começam a realizar estratégias de evitação, como não sair de casa, não comparecer mais nos eventos e festas de família, amigos, trabalho". Ela também cita problemas em se lembrar de coisas e para se concentrar, além de apresentar dores de cabeça ou problemas gastrointestinais.

Onde buscar mais informações para manter uma mente saudável?


				
					Dia da Saúde: psicóloga dá dicas de como manter a mente saudável
Psicóloga Carina Napomuceno dá dicas de como manter a mente saudável. Foro: Reprodução Pexels

Por vezes, é difícil achar informações de qualidade na internet. Carina explica que o melhor jeito de procurar informações sobre o assunto é buscando ajuda médica especializada, principalmente no caso de possível problema de saúde mental.

No entanto, a psicóloga clínica do Instituto Viva Space também lista algumas fontes confiáveis para procurar novos aprendizados e se manter informado sobre saúde mental. São elas: "livros, artigos ou vídeos produzidos por sites de instituições acadêmicas e governamentais, ou instituições reconhecidas, auxilia também na compreensão e aceitação do processo do adoecimento", além de procurar palestras sobre o tema dadas por profissionais da área."

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde