Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > pele preta
Whatsapp Whatsapp
'Banzo'

'Pele Preta' debate os efeitos do racismo na saúde mental de pessoas pretas

Episódio contou com a presença dos psicólogo George Barbosa a Vitória Santana

Aline Gama • 27/04/2023 às 19:12 • Atualizada em 02/06/2023 às 21:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Pele Preta' debate os efeitos do racismo na saúde mental de pessoas pretas
Foto: Reprodução / Freepik

O suicídio é a quarta maior causa de morte entre adolescentes e jovens no Brasil, e dentro desse cenário, a população negra ocupa a maioria do casos. Segundo levantamento do Ministério da Saúde publicado em 2016, pretos ou pardos fazem parte de 60% das ocorrências entre pessoas de 10 a 29 anos.

Esse assunto é tema de um episódio do podcast Pele Preta Salvador, apresentado pela produtora Fran Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana.

Leia mais:

A conversa recebeu o psicólogo e analista comportamental George Barbosa, que foi convidado para falar sobre a saúde mental das pessoas pretas e como o racismo influencia nestas estatísticas.

“É comum, embora não deva ser naturalizado, que em praticamente todos os lugares o negro se sinta inadequado em determinado contexto e isso, por si só, já adoece”, disse George.

Quem também participou do programa foi a psicóloga Victória Santana, que comentou os efeitos das ações de dominação dos portugueses durante o período da escravização. "A dominação não é só do espaço, não é só uma dominação territorial, física. Acontece também no território mental, não consegue ter acesso a toda capacidade humana", afirmou.

O episódio também discutiu como a maior parte dos suicídios estão relacionados a algum transtorno mental e como o racismo pode desencadear quadros de depressão, ansiedade, insegurança e outros sofrimentos psíquicos.

“Precisamos lembrar que foram mais de 300 anos de processo escravocrata e, consequente apagamento da história e da cultura de nossos ancestrais, contra 132 anos de uma falsa liberdade para o povo preto. Portanto, fazer um resgate desses valores, pensamentos, modos de ser e estar no mundo, vem sendo um processo lento e doloroso”, afirmou Fran.

Ouça o episódio completo:

Ouça o áudio áudio •

*Sob a supervisão do repórter Ícaro Lima

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PELE PRETA :

Ver mais em Pele Preta