Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bbb
Whatsapp Whatsapp
Hábito incomum

BBB 23: Amanda explica por que usa cabelo como fio dental

Vencedora da edição, hábito da sister chamou atenção do público no programa

Redação iBahia • 27/04/2023 às 10:20 • Atualizada em 27/04/2023 às 10:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					BBB 23: Amanda explica por que usa cabelo como fio dental
Foto: Globo


A campeã do BBB 23, Amanda Meirelles, explicou por que usa o cabelo como fio dental. Durante a gravação do programa 101, na noite de quarta-feira (26), ela falou sobre o hábito incomum que chamou atenção do público.

Segundo a médica, isso acontece quando ela está em uma crise de ansiedade. Durante o período em que esteve confinada, o hábito foi motivo de assunto nas redes sociais, principalmente por Amanda ser da área de assunto. Os internautas consideraram a atitude anti-higiênica.

Leia mais:

"Aquilo é uma loucura tão grande que a gente vai descontando a ansiedade da forma que dá. Não é certo. A ansiedade batia, cada um descontava de uma maneira, mas realmente foi um hábito estranho", explicou a sister.

Tricotilomania

Durante o programa, diversas vezes Amanda também foi vista puxando fios de cabelo. O hábito pode ser denominado "tricotilomania".

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), a tricotilomania é uma desordem comportamental em que a pessoa sente um impulso recorrente e incontrolável de arrancar os fios de cabelo ou os pelos do corpo, como sobrancelhas, cílios e barba.

A tricotilomania é classificada como um transtorno de controle dos impulsos e faz parte do espectro do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Ainda segundo informações da SDB, em 5 a 20% dos casos essa condição evolui para tricofagia, distúrbio em que a pessoa passa a comer os fios após arrancá-los.

Sem causa definida, a tricotilomania pode estar ligada a fatores como ansiedade e problemas emocionais, genéticos ou neurobiológicos. Essa divergência pode dificultar o diagnóstico da doença, uma vez que a pessoa nem sempre percebe o ato de puxar os fios e só vai ao médico ao apresentar falta de cabelos ou pelos. Porém, dados apontam que, na idade adulta, as mulheres são as mais atingidas pela condição, sendo quatro para cada homem.

O tratamento para essa condição deve ser interdisciplinar e individual. Ainda de acordo com a SDB, o diagnóstico da causa do transtorno será essencial ara saber como o tratamento deve ser feito.

Além do dermatologista, alguns casos podem exigir diagnósticos por psicólogo ou psiquiatra, o que poderia demandar a utilização de medicamentos para ansiedade e depressão, por exemplo. As terapias cognitivo-comportamentais podem fazer parte de esse processo, para ajudar a identificar os gatilhos que levam ao comportamento.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BBB :

Ver mais em BBB