Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > cidadania
Whatsapp Whatsapp
Pernambuco

Nordestina consegue na Justiça termo 'intersexo' em documento

A jornalista Céu Ramos de Albuquerque é a primeira pessoa intersexo no Brasil a fazer a alteração com esse termo no registro civil

Gabriela Braga • 09/03/2024 às 16:51 • Atualizada em 09/03/2024 às 17:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A jornalista recifense Céu Ramos Albuquerque, 32, conseguiu o direito de retificar o nome e o sexo na certidão de nascimento no estado do Pernambuco. Ela é a primeira pessoa intersexo de que se tem notícia em todo o Brasil a fazer a alteração com esse termo no registro civil. As informações são da Associação Brasileira Intersexo (Abrai), divulgadas pelo G1 Pernambuco.


				
					Nordestina consegue na Justiça termo 'intersexo' em documento
Nordestina consegue na Justiça termo 'intersexo' em documento. Arquivo Pessoal

A jornalista já fez oito cirurgias para corrigir uma mutilação sofrida na infância e foi buscar o documento, na quinta-feira (7), no Cartório de Registro Civil de Olinda, onde mora e foi registrada quando nasceu.

Leia mais:

Para Céu, que também divulga avanços da causa no seu perfil do Instagram, a próxima conquista é garantir que os bebês nascidos com genitálias que não se encaixam nas definições típicas de masculino e feminino sejam registrados como intersexos. Nos dias atuais, esses recém-nascidos são classificados como se tivessem o sexo "ignorado".


				
					Nordestina consegue na Justiça termo 'intersexo' em documento
Nordestina consegue na Justiça termo 'intersexo' em documento. Arquivo Pessoal

Quem são as pessoas intersexo

De acordo com informações da Abrai, as pessoas intersexo são aquelas que têm características sexuais que, desde o nascimento, não se enquadram nas normas médicas e sociais para corpos femininos ou masculinos.

Essas características podem estar relacionadas a cromossomos, órgãos genitais, hormônios, entre outros.

De acordo com Walter Mastelaro, advogado e um dos fundadores da Associação Brasileira Intersexo, em entrevista ao G1 Pernambuco, uma estimativa sobre a população intersexo varia entre 0,5% a 1,7% da população mundial, que seria mais de 3,5 milhões de pessoas só no Brasil.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CIDADANIA :

Ver mais em Cidadania