Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Serviço

Cartórios de Registro Civil da Bahia regulamentam união estável

Com a medida, os baianos podem registrar início e término de união, além de alterar regime de bens nos cartórios

Redação iBahia • 29/03/2023 às 10:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Cartórios de Registro Civil da Bahia regulamentam união estável
Foto: Pedro Bolle/USP Imagens

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou que uma lei federal que autoriza o registro de início e término de união estável em cartórios de Registro Civil. A medida, aqui na Bahia, começou a ser executada na terça-feira (28). Além da união, os baianos podem realizar alteração do regime de bens e a certificação eletrônica do relacionamento diretamente nas unidades registrais de todo o país.

Segundo a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), a união estável é uma espécie de comprovação de que duas pessoas, hétero ou homoafetivas, convivem juntas, de forma contínua, pública e duradoura.

Leia mais:

Esses casais, em posse do registro, têm a possibilidade inclusão do companheiro em planos de saúde, previdência, pensão, herança, seguros e conta conjunta em bancos. O valor médio do termo declaratório de união estável na Bahia é de R$ 118,23, menos da metade do que atualmente é cobrado pela escritura de união estável, realizada perante um tabelião de notas.

Como fazer

Para realizar a união estável, os interessados podem comparecer a qualquer Cartório de Registro Civil com os seguintes documentos: certidão de estado civil (nascimento, casamento ou óbito) atualizadas (exceto óbito), e documento de identificação (RG, CNH, CPF, entre outros).

A dissolução de união estável também será possível por meio de termo declaratório, quando então as partes deverão estar acompanhadas de advogado.

Permanecem ainda as vedações semelhantes às do casamento, como a impossibilidade de registro de união estável de pessoas casadas, ainda que separadas de fato, exceto se estiverem separadas judicialmente ou extrajudicialmente.

Casais que tenham relações formalizadas no exterior, onde ao menos um dos companheiros seja brasileiro, também podem fazer o registro em Cartório desta união, mediante a apresentação dos documentos legalizados ou apostilados, acompanhados de tradução juramentada.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia