Fala Bahia

Autores baianos contemplados no ‘Selo João Ubaldo Ribeiro’ lançam livros nesta quinta

Dos 132 inscritos no edital de 2018, oito autores contemplados são baianos e terão suas obras disponibilizadas para o público

Redação iBahia
27/07/2022 às 22h02

2 min de leitura

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Fundação Gregório de Mattos lança nesta quinta-feira (28), a terceira coleção de livros do selo João Ubaldo Ribeiro. Dos 132 inscritos no edital de 2018, oito autores contemplados são baianos e terão suas obras disponibilizadas para o público.

A gerente de biblioteca e promoção do livro e leitura da Fundação, Jane Palma, destaca a importância do projeto tanto para os escritores como para a população.

“É um projeto que ele tem três vertentes: com o selo você alimenta e fomenta a cadeia criativa da literatura, porque, o edital faz com que você se inscreva, e você vai produzir uma obra inédita para aquele edital. Ele também fomenta a leitura, porque você vai, de dois em dois anos, lançar oito novos títulos de gêneros diferentes de literatura. E, por fim, quando eu digo que é socioeconômica, é porque o edital, ele é aberto para as editoras baianas, então com isso, você vai movimentar a cadeia econômica do livro dentro da cidade de Salvador, dentro do estado”, explica.

Uma das escritoras contempladas com o projeto foi a museóloga Daiana Soares, que ressalta que a iniciativa foi fundamental para que ela conseguisse lançar sua primeira literária.

“Esse está sendo meu primeiro livro que está sendo publicado, graças aí a oportunidade que eu tive, com o lançamento do edital selo João Ubaldo Ribeiro e a minha obra, que o título é “Fuxico, Resenha, Mexerico: Nas esquinas e buzus de Salvador”. São crônicas que eu escrevi, comecei em 2017, durante o percurso que eu ia trabalhar. No Centro Administrativo da Bahia. E, nessa baldeação de estar no ônibus e no metrô, eu começava a ver as histórias, a construir também personagens e escrever boa parte do livro pelo celular”, contou.

Por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia de lançamento dos livros, que vai acontecer no Teatro Gregório de Mattos, será restrita para convidados. Mas, em breve, as bibliotecas comunitárias e municipais de Salvador vão receber a coleção. Além disso, os livros também serão disponibilizados na plataforma caminhosdigitaisdaleitura.salvador.ba.gov.br.

Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.