Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
FALA BAHIA

Saúde e mobilidade urbana estão entre problemas mais citados por moradores de Cajazeiras X

Segundo lideranças comunitárias do bairro, Cajazeiras X não tem Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e poucas linhas de ônibus

Redação iBahia • 24/08/2022 às 18:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Saúde e mobilidade urbana estão entre problemas mais citados por moradores de Cajazeiras X
Foto: Reprodução / TV Bahia

Apesar de ser um bairro com muitas histórias, alegrias e particularidades, Cajazeiras x também reserva alguns problemas cotidianos que afetam a vida dos moradores. Robson Ferreira, que é conhecido na região como Ronaldinho Cajazity, é uma das lideranças comunitárias do bairro e afirma que a área da saúde é motivo de reinvindicações recorrentes da população. 

“Nós, hoje, não temos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma Policlínica, para o atendimento na área da saúde. Com isso, a gente acaba precisando procurar em outros bairros, onde acabamos não sendo bem recebidos, porque já existe um contingente de pessoas daquela localidade que já são atendidos no local”, enfatiza Robson Ferreira.

Leia mais:


				
					Saúde e mobilidade urbana estão entre problemas mais citados por moradores de Cajazeiras X
Ronaldinho Cajacity (Foto: Elson Barbosa)

Quando o assunto é mobilidade urbana, a situação não é diferente. O morador do bairro Fernando Nunes vem percebendo que, com o tempo, as questões que deveriam melhorar na região, vêm sendo esquecidas.

Segundo ele, com a implementação do metrô da capital baiana, quem depende de ônibus para chegar ou sair do bairro sofre com a diminuição no número de linhas que passam pela região. “Além da demora dos ônibus, tem também a questão da retirada de diversas linhas diretas. Com isso, temos que pegar um ônibus, metrô e outro ônibus, o que acaba demorando ainda mais a viagem. Como por exemplo, para chegar no Comércio, o durava 1h agora dura 2h”, reforça.

Um motivo insatisfação para alguns comerciantes do bairro é a Rótula da Feirinha, que foi revitalizada no ano passado pela Prefeitura de Salvador. O pipoqueiro Micinho Machado, que trabalha há seis anos na região, afirma que as vendas diminuíram após as mudanças recentes feitas na região comercial.

“O prefeito chegou e colocou essa feira aqui, que era praça muito importante para os moradores, onde todos os comerciantes também ganhavam dinheiro aqui, mas depois que fez essa mudança na Rótula da Feirinha acabou o comércio. Se analisarmos, agora tem mais de 50 barracas fechadas, pois as vendas caíram muito”, pontua Micinho.


				
					Saúde e mobilidade urbana estão entre problemas mais citados por moradores de Cajazeiras X
Micinho Machado (Foto: Elson Barbosa)

Sobre a questão envolvendo a área da saúde no bairro, a Secretaria Municipal informou através de nota que a gestão pretende ampliar a assistência na localidade com a construção do centro especializado em reabilitação tipo quatro e da primeira maternidade municipal de salvador. A pasta não informou, no entanto, quando as instalações serão entregues para a população.

Já sobre o problema envolvendo a retirada de algumas linhas de ônibus, a Secretaria de Mobilidade Urbana afirmou que, com a chegada de novos modais na cidade, algumas linhas tiveram seu atendimento substituído pela integração com o metrô.

Em relação às demandas dos comerciantes da Rótula da Feirinha, a Secretaria de Ordem Pública disse que o ordenamento no local teve como objetivo levar segurança aos trabalhadores e frequentadores, e que está presente para receber as reivindicações e adoção das providências necessárias. 

Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia