O mês de novembro está quase chegando ao fim, mas ainda dá tempo de participar das ações que fazem parte da campanha do "novembro azul", mês de conscientização sobre a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata.
Neste fim de semana, três unidades de saúde da família de Salvador vão funcionar com atendimento exclusivo para homens, como explica o coordenador de saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde, Igor Mota.
Leia também:
“A ideia é de que o homem frequenta muito pouco as unidades básicas de saúde. Os homens acabam indo muito mais as emergências, e hospitais especializados, quando estão mais graves, ou quando sente muita dor, quando realmente a condição de saúde chama muita atenção, aí então eles buscam esse atendimento. As ações são para isso, para a atenção primária. No dia 26, 3 unidades estarão abertas oferecendo serviços, são elas a USF da San Martin, a USF Doron e a USF Saramandaia", explica.
Segundo o coordenador, a mobilização da prefeitura, que começou no início do mês, teve como um dos destaques o "Dia D", que atendeu mais de 3 mil homens em 72 unidades de saúde.
“Somente no Dia D, em todos os distritos sanitários, nós tivemos 3173 homens, em sua maioria pardos e negros, na faixa etária dos 40 aos 50 anos, e fizeram aferição de pressão, teste de glicemia, altura, peso, curativo, aplicação de vacina, chegando a 600 doses aplicadas, de diversos imunizantes”, diz.
Ainda de acordo com Igor Mota, a estratégia municipal busca tratar a saúde do homem em uma abordagem multidisciplinar, para além da prevenção ao câncer de próstata.
"A gente sempre vai tá olhando pro câncer de próstata. Então a gente vai sempre ampliar, por exemplo, consultas com o urologista, ultrassonografia de próstata, mas a gente sempre vai olhar também para coisas a mais do cuidado integral. Todo ano a gente tem um tema diferente, esse ano o nosso tema foi ‘fortalecendo a saúde do homem e salvando vidas no trânsito', a gente quis com esse tema, falar sobre a importância da diminuição acidentes de trânsito, onde os homens tem maior participação”, conta.
As ações da prefeitura para o novembro azul também incluem parcerias com shoppings da capital baiana, a fim de levar serviços de saúde aos funcionários.
Leia mais sobre Fala Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também: