Minions

Seres amarelos unicelulares e milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários, Kevin, Stuart e Bob, vão até uma convenção de vilões nos Estados Unidos e lá se encantam com Scarlet Overkill (Sandra Bullock/Adriana Esteves), que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.
[Sinopse]

Os Minions são aqueles seres amarelinhos (uma chupada do formato de R2D2 e dos Ewoks de Star Wars!), muito animados, que usam macacão jeans, uns óculos esquisitos e tem um dialeto próprio, algo entre o Inglês, Francês, Espanhol e Italiano, que, no final das contas, entendemos. Serviram de capangas de Gru em “Meu Malvado Favorito” e fizeram tanto sucesso que ganharam um spin-off (derivativo) em formato de prequel. É como transformar coadjuvantes em principais, algo que já tinha acontecido, por exemplo, com “Os Pinguins de Madagascar”.

Viraram astros de clipes (“Happy” de Pharrell Williams), atrações em parques temáticos na Flórida, brindes de McLanche Feliz e, principalmente, as maiores fontes para memes da internet. A grande questão em torno do filme era se os amarelinhos sustentariam todo um filme não apenas como coadjuvantes, mas no papel principal. E não sustentaram, pois sente-se claramente a falta de Gru e suas “filhas” Margo, Edith e Agnes.

Analisando pelo viés do público adulto, ainda que sempre transbordem simpatia, realmente os Minions funcionaram bem melhor como coadjuvantes de Gru nos dois “Meu Malvado Favorito”, mas sob a ótica da criançada o filme agrada um pouco mais, ainda que as crianças não morram de amores pelo filme.


Publicado em Resenhas, Trailer, Video | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

Jurassic World – Mundo dos Dinossauros

O Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, logo se tornando uma grande ameaça para a existência humana.
[Sinopse]

Não é um reboot, nem uma refilmagem, está mais para uma releitura para apresentar a franquia a uma nova geração. Os primeiros quarenta minutos de “Jurassic World” seguem a risca os moldes do filme de 1993: Crianças, gestores do parque, algum Dino aqui e acolá, mas nada de significativo acontecendo, o que chega a ser frustante, dada a expectativa causada por esta nova fase da franquia e seu trailer impactante. Na verdade, os três filmes da primeira fase de “Jurassic Park”, que foram perdendo gradativamente a qualidade, exauriram aquela temática “humanos pormenorizam riscos, dinossauros fogem, caos implantado”.

Mas tudo muda quando entra em cena o Indominus Rex (I-Rex), o dinossauro criado geneticamente por humanos combinando DNA de vários dinos, ou seja, um espécime que, de fato, nunca viveu a era dos dinossauros. As novas características do Indominus aliado ao (suposto) treinamento dos Velociraptors trazem aspectos completamente inéditos a franquia. E roteiro foi bem criativo para amarrar essa nova dinâmica, fazendo cenas de ação muito legais e climax apoteótico.

Ainda que não tenha havido significativos avanços técnicos nos efeitos visuais, a condução correta, em vários aspectos, fizeram este filme fugir de armadilhas e cumprir muito bem seu papel de entreter com qualidade.


Publicado em Resenhas, Trailer, Video | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Dublagem – Divertida Mente

Divertida Mente (Inside Out), novo lançamento da Disney • Pixar, chega aos cinemas do Brasil em 18 de junho, um dia antes da estreia nos Estados Unidos. Em sua versão original foram escalados grandes comediantes da televisão americana para dar vida às emoções, que são as protagonistas dessa nova animação criada pelos estúdios Disney • Pixar, entre eles Amy Poehler, Bill Hader e Mindy Kaling. No Brasil, o público vai se divertir com Dani Calabresa, dando voz para Nojinho, Otaviano Costa como Medo, Katiuscia Canoro interpretando a Tristeza, Miá Mello como Alegria e Léo Jaime emprestando sua voz para a Raiva.

Divertida Mente é uma das produções mais aguardadas pelo público brasileiro para este ano. “Para a Disney Brasil ter a oportunidade de contar neste filme com estes artistas que são tão queridos e reconhecidos pelo público pela sua qualidade de atuação, é sem dúvida mais uma forma de garantir a entrega ao público brasileiro de uma das melhores animações da história da Disney, que vai divertir muito e emocionar pessoas de todas as idades”, explica Andrea Salinas, Vice Presidente de Marketing da Disney (Brasil).


Publicado em Dublagem | Com a tag , , , , , , , , , | Deixar um comentário

A Incrível História de Adaline

Adaline Bowman (Blake Lively) nasceu na virada do século XX. Ela tinha uma vida normal até sofrer um grave acidente de carro. Desde então, ela, milagrosamente, não consegue mais envelhecer, se tornando um ser imortal com a aparência de 29 anos. Ela vive uma existência solitária, nunca se permitindo criar laços com ninguém, para não ter seu segredo revelado. Mas ela conhece o jovem filantropo, Ellis Jones (Michiel Huisman), um homem por quem pode valer a pena arriscar sua imortalidade.
[Sinopse]

Imagine algum romance de Nicholas Sparks com as premissas de não-envelhecimento de “Highlander – O Guerreiro Imortal“, então adicione uma dose (generosa) de aspectos fantásticos e uma timeline centenária. Sim, é o que temos para hoje!

O filme se ancora na idas e vindas do roteiro entre o presente e o longo passado de Adeline, numa bela atuação de Blake Lively, atemporalmente bonita e elegante. Sua relação com a filha (que ficou mais velha do que ela!), o animal de estimação recorrente, o atual sogro (Harrison Ford, sempre no modo ranzinza), que “por acaso” foi um grande amor do passado (santa coincidência!), dão o tom novelesco do filme. O roteiro tem lá seus furos, algo bastante normal e (até) esperado quando se lida com questões não-convencionais de linha do tempo, mas nada tão grave que desabone ou comprometa o resultado final.

Se você chegou até esta parte do texto, aceitou o mix de gêneros, e ainda está interessado, tem grandes chances de gostar deste filme leve, que vai agradar tanto ao publico feminino, quanto o masculino, tanto jovens quanto um público mais maduro.


Publicado em Resenhas, Trailer, Video | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

O Dia da Toalha (25 de Maio)

O Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd,  é celebrado no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams.

O porquê  da escolha do dia 25 de Maio é controverso. Alguns dizem que foi escolhido este dia porque foi o dia de lançamento do primeiro filme da saga “Guerra nas Estrelas”, em 1977. Outros dizem que é porque 25 + 5 no formato hexadecimal (hãm?) resulta em 42, número especial no universo de Douglas Adams.

Os nerds não mudaram. O que mudou foi a sociedade. Depois que os esquisitos do colégio se tornaram os homens mais ricos do mundo, ser nerd virou uma escolha, e não uma imposição.
Quando eu estava no colégio, o grupo de nerds era formado por pessoas que haviam sido excluídas de outros grupos. Hoje, as crianças optam por ser nerds”, conta Benjamin Nugent, autor do livro “American Nerd: The Story of my People” (“Nerd Americano: A História do Meu Povo”, ainda sem publicação em português),  em entrevista a um site de notícias.

Dia da Toalha – Wikipedia
Nerds transformam opiniões e viram os novos ‘queridinhos’ da sociedade
TowelDay.org


Publicado em Comportamento | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

A loucura que se tornou a programação de Cinema

Alguns anos atrás, em meados da década de 90, na jurássica época pré-multiplex, a programação de cinema era relativamente simples. Toda sexta-feira uma nova programação era publicada nos jornais e em alguns sites da internet. “Máquina Mortífera 4 14:00 16:00 18:00 20:00″. Preço X. Simples assim. E funcionava perfeitamente!

Então o conceito multiplex de salas de cinema chegou. Com ele chegaram também as matinées, as sessão da madrugada, algumas raras sessões 3D e filmes dublados se restringiam aos desenhos animados. Apesar de algumas variáveis a mais, continuou funcionando bem.

Eis que, reagindo ao novo mundo que o cerca, o cinema muda, mais uma vez, arrecadando mais dinheiro com 3D, contemplando a ascensão das classes C e D com os dublados e mimando as classes mais abastadas com salas mais luxuosas.

Então o produto não era mais apenas o filme, era o filme e a forma com que ele seria consumido, a tal “experiência”. Era preciso especificar se o filme é 2D, 3D, dublado, legendado, e se a sala é IMAX, 4DX, Xplus, Vip (e cada uma destas combinações tem seu preço diferenciado!). E ainda temos as famigeradas exceções, algo como “terça-feira não teremos a sessão das 16:00“, como se fosse fácil absorver também essa informação. Por fim, mas não menos importante, ainda existem as “erratas” e os “considerar este”, enviadas pelas assessorias de imprensa com as frequentes mudanças na programação.

Essa overdose de opções gera a desinformação! Cinéfilos perdidos, deslocamentos desnecessários, gente irada reclamando, vendo filme que não queria, ou da forma que não queria, enfim, gente insatisfeita! É por essas e outras que, subvertendo a ordem natural que era procurar a programação de cinema nos principais jornais impressos e suas versões on line, agora prefiro acessar os sites de venda on line, por que esses, que lidam com dinheiro, não podem errar os horários!

 


Publicado em Comportamento, Papo Pipoca | Com a tag | Deixar um comentário

Cine Humor – Não Tá Fácil Para Ninguém!


Publicado em Sem categoria | Com a tag , | Deixar um comentário

Vingadores: Era de Ultron РHulk e Vi̼va Negra


Publicado em Video | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Mostra Cinemulti Itacaré Ano II

Local e data: Itacaré/BA, dias 17 a 21 de Abril – Entrada Franca
blog: cinemulti 2015.bogspot.com.br
fanpage: facebook/cinemulti

Abram alas! O cinema voltou!

A cidade de Itacaré orgulhosamente será palco da segunda edição da Mostra Cinemulti. A Mostra de Cinema Multicultura que já foi sucesso em 2011, volta agora com a exibição de 50 curtas-metragens e cinco longas, além de oficinas de capacitação na área de audiovisual e bate-papos com produtores, equipe técnica e atores. A programação é diversificada e voltada para o publico infantojuvenil e adulto. Entre os dias 17 e 21 de abril o cinema itinerante ocupará um espaço público em pontos diferentes da cidade, trazendo a sétima arte para enriquecer a vida de itacareenses e visitantes.

Os filmes apresentados são produções nacionais, com um espaço especial reservado para as produções baianas, todos escolhidos a dedo e focados em temáticas como gênero, questões etno-raciais, cultura regional entre outros.

Nesta edição a mostra traz novidades como atenção à acessibilidade, à questão ambiental e uma oficina de animação exclusiva para o público infantil. Serão ao todo três oficinas variadas ao longo dos cinco dias, contemplando ao todo 60 pessoas. As inscrições serão abertas a partir de março e serão gratuitas.

Repetindo o êxito da primeira edição, que contemplou três jovens da comunidade para a bolsa Aprendiz Cinemulti, a equipe Cinemulti Ano II selecionou, por meio de entrevista, três jovens da comunidade para integrar a equipe como bolsistas. Eles irão atuar juntamente com os profissionais da equipe técnica do projeto, fortalecendo seu aprendizado na área e possibilitando que aprendam na prática toda a produção do evento. Além de gerar experiência e conhecimento para o bolsista, um dos objetivos é garantir a própria continuidade da mostra. Atualmente temos duas pessoas na equipe técnica que foram aprendizes na edição anterior.


Publicado em Comunicado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Ponte Aérea

Bruno (Caio Blat) e Amanda (Leticia Colin) se conhecem durante um voo, que devido a uma tempestade tem seu trajeto desviado e faz um pouso de emergência em Belo Horizonte, onde seus passageiros irão passar a noite. Amanda é uma jovem e bem-sucedida publicitária, Bruno é um artista plástico talentoso mas que se recusa a amadurecer. Apesar de serem bem diferentes, os dois sentem uma atração inexplicável um pelo outro e vivem um amor momentâneo. [Sinopse]

Esse não é mais um filme da (duvidosa) safra que a Globo Filmes vem despejando aos montes nos cinemas (e depois no Telecine), ainda que sua diretora seja a responsável por “Meu Passado Me Condena”, não por acaso um dos melhores do balaio. Não é só aquele fiapo de roteiro rasteiro para desenvolver um filme no estilo “Zorra Total”.

O filme “viaja” (sic) pelas idiossincrasias do Rio de Janeiro e São Paulo, baseado no romance de um improvável casal: ela, paulista, muderninha, hipster e workaholic, ele, carioca, desempregado, criativo e viajandão, que se unem bem naquele esquema de “os opostos se atraem”. E neste contexto yin-yang, clichês são debatidos, máximas são desconstruídas, sob um belo olhar que foge dos cartões-postais tradicionais. O roteiro peca num ritmo as vezes acelerado (o primeiro encontro dos dois é bem forçado) e outras vezes lento demais (o desfecho puxado no drama deixa o filme arrastado). As cenas de sexo são muito mais ousadas, e elegantes, do que o recente “50 Tons de Cinza”.

Talvez decepcione quem esperava apenas uma comédia-romântica hollywoodiana, pois não chega a ser nem mesmo a ser uma clássica comédia-romântica, mas vai agradar bastante quem gosta de um romance com doses de drama e tempero bem Brasileiros.


Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , , | Deixar um comentário